O novo programa lançado pelo presidente Lula, em São Paulo, o crédito do CadÚnico, visa melhorar a economia e aumentar o suporte às pessoas mais vulneráveis socialmente. Por meio de um programa que oferece microcrédito, o governo federal pretende aumentar o acesso ao crédito para as pessoas que estão cadastradas no CadÚnico. Além disso, o programa visa apoiar trabalhadores informais e produtores rurais menores promovendo maior inclusão financeira.
Desse modo, o programa Acredita vai atender o público que está fora do sistema bancário convencional aumentando as possibilidades para esses grupos. Ou seja, o programa visa atingir trabalhadores informais que não têm garantias dentro do mercado convencional. Além disso, o projeto visa a renegociação de débitos para as microempresas que representam uma parcela considerável da economia nacional.
Benefícios do Acredita
O Acredita traz um aumento considerável no impulso econômico brasileiro porque contará com um fundo de 500 milhões disponíveis como crédito do CadÚnico. Desse modo, haverá aumento dos financiamentos por causa da possibilidade de cobertura da inadimplência dos beneficiários tornando o crédito mais acessível para as pessoas.
Essa mudança visa reduzir o que os bancos entendem como risco percebido na hora de realizar empréstimos para a população de baixa renda. Uma das mudanças mais importantes é a chance de transformação da vida dos empreendedores menores e famílias de baixa renda por meio de empréstimos mais fáceis de serem aprovados.
O lado econômico é apenas um dos benefícios do programa Acredita porque o projeto visa trazer mais inclusão social para tais esses grupos atingidos. Afinal, a facilidade de acesso ao crédito aumentará a geração de empregos em comunidades mais carentes e impulsionará a formalizará o negócio de pequenos empreendedores.
Destaques do Acredita
O destaque do programa Acredita é a flexibilidade que será garantida em relação à renegociação de dívidas em caso de inadimplência. Afinal, os microempreendedores sofrem com esses problemas quando buscam opções mais favoráveis e o programa visa melhorar essa condição.
O programa Acredita visa garantir que os pequenos negócios não fechem suas portas por causa de dívidas acumuladas. As taxas e juros serão definidas pelas agências credoras e espera-se que uma gama variada de opções surja para que as pessoas escolham aquela que mais se adéqua às suas necessidades.
Programas complementares
Além do Acredita, o crédito do CadÚnico tem mais de 500 milhões disponíveis por meio de outros programas voltados aos microempreendedores e empresas pequenas. Um deles é o Desenrola Pequenos Negócios que visa atender empresas que tenham faturamento anual máximo de até 4,8 milhões de reais.
Este programa é uma forma de atender à demanda pela regularização fiscal e financeira de microempresas desde a pandemia da Covid-19. Outro programa é o Procred 360 que oferecerá crédito para empresas com faturamento anual máximo de 360 mil reais com juros mais baixos.
Esses programas visam melhorar o desenvolvimento econômico por meio da inclusão financeira. Afinal, os empreendedores sofrem para acessar o sistema bancário atual e isso faz com que muitos fechem as portas por falta de acesso ao crédito.