Como a tecnologia está trazendo obras antigas de volta à vida

Compartilhe:
mulher debaixo do coberto assistindo filme no tablet
Imagem: Freepik

Adicionar filtros, remover ruídos e vetorizar imagens são todos exemplos de ações que podem ser tomadas para melhorar a qualidade de uma mídia digital. Não há nada de novo nisso. O próprio Photoshop foi lançado há mais de 30 anos.

Mas a tecnologia está chegando a um ponto em que é possível restaurar filmes inteiros em pouco tempo. Isso podemos chamar de novidade. E só é possível por causa de processos específicos, como o de remasterização, que explicaremos mais à frente.

Sobre a remasterização de obras antigas

A remasterização é a arte de alterar um conteúdo original por meio de diferentes técnicas com o intuito de transformar a imagem ou som em uma versão melhor. Diversas obras do cinema já foram remasterizadas. O filme “O Poderoso Chefão” é um bom exemplo disso.

Em alguns casos, esse processo rende um resultado tão melhorado que parece mágica. É o que permite que plataformas especializadas exibam conteúdo clássico em alta qualidade para todo o país.

Mas a verdade é que estamos falando do resultado de um trabalho minucioso e demorado. Em alguns casos, leva anos para remasterizar obras completas.

Por isso, o mais comum é encontrar apenas as obras antigas mais populares em versão remasterizada. Mas isso pode mudar em um futuro próximo.

A utilização de inteligência artificial para melhorar a imagem de filmes

Já há serviços de streaming utilizando inteligência artificial para remasterizar filmes antigos. A iniciativa é promissora e pode levar a resultados incríveis no futuro. Por enquanto, o resultado está longe de ser satisfatório.

Diversas críticas vêm sendo feitas a diferentes filmes remasterizados com uso de inteligência artificial. O público relatou que as feições dos personagens nessas obras parecem ser robotizadas.

É como se os personagens deixassem de ser humanos por alguns momentos. Isso quebra a imersão de quem está assistindo e simplesmente não cumpre com o objetivo inicial da remasterização: tornar uma obra melhor a partir do conteúdo original.

A inteligência artificial pode ser útil no futuro?

Apesar dos resultados recentes e desapontadores, os entusiastas da tecnologia não perderam a fé no potencial da inteligência artificial. O consenso é de que a AI está apenas engatinhando.

Acredita-se que eventualmente ela será capaz de produzir resultados satisfatórios em pouco tempo no futuro. Por enquanto, o trabalho humano minucioso e devagar é a melhor forma de conseguir bons resultados de remasterização.

A dublagem com inteligência artificial é viável?

Já se fala em utilizar inteligência artificial para dublar filmes. Até agora, não há grandes produções de Hollywood utilizando essa técnica, mas a possibilidade para o futuro existe. O que sabemos é que resultados satisfatórios ainda não são realidade.

Além disso, a rejeição do público com a ideia de tecnologia tomando o trabalho de dubladores é enorme. Afinal, profissionais como Wendel Bezerra (Goku) e Márcio Seixas (Batman) são considerados heróis nacionais por muitos.

Como o avanço na remasterização pode mudar a vida do público

Se você está se perguntando como o avanço na tecnologia de remasterização pode beneficiar o público, aqui podemos esclarecer. A maioria do conteúdo remasterizado, que chega a níveis realmente impressionantes de qualidade, consiste em obras mais populares.

Pegue o já citado filme “O Poderoso Chefão” como exemplo. Até hoje é considerado um dos melhores filmes já feitos. Sua versão remasterizada parece uma obra de arte. Para chegar a esse ponto, foi necessário tempo e um trabalho minucioso.

Esse tipo de esforço dificilmente será investido em obras secundárias. Os detentores dos direitos de distribuição veem vantagem em remasterizar grandes obras com cuidado. Mas a atitude muda com filmes que não são tão importantes assim.

Esse cenário pode mudar com o avanço da tecnologia de remasterização. Se chegarmos em um estágio em que remasterizar filmes seja fácil, algo que possa ser feito em dias e não em meses, veremos cada vez mais obras antigas com qualidade superior.

Isso seria ótimo e todo fã de cinema e TV antigos teria muito mais material para consumir em grande estilo.

Quando veremos bons resultados de remasterização com IA?

É difícil prever quando as grandes mudanças na tecnologia vão acontecer. Mas o fato é que já estamos nos movendo em direção a resultados de remasterização melhores. Com base no que vimos nos últimos anos, é razoável dizer que a IA é no mínimo promissora.

Estamos falando de empresas como Meta e Microsoft injetando bilhões nessa área. Portanto, podemos esperar que muita coisa melhore em um período de 5 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.