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O futuro da IA ​​no marketing digital: tendências a serem observadas em 2024

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IA ​​no marketing digital
Imagem: fxquadro / Depositphotos

O marketing digital há muito tempo integrou a inteligência artificial (IA) como uma ferramenta para oferecer melhores experiências ao cliente e otimizar campanhas digitais, tendo decisões baseadas em dados como uma norma do setor hoje. E nos próximos anos, a influência da tecnologia de IA sobre o marketing digital se tornará maior. A nova dimensão que veremos em 2024 só vai dominar as estratégias de mercado com uma tempestade que ninguém nunca viu. As empresas precisam entender esses desenvolvimentos se quiserem que seus processos permaneçam competitivos e aproveitem ao máximo o que a IA oferece.

Este artigo examina as principais tendências de IA que definirão o marketing digital em 2024, desde melhorias em análise preditiva e personalização até o futuro da criação de conteúdo.

IA e Indústrias Tradicionais

E não são apenas os ambientes digitais onde a IA está tendo impacto. A IA tem auxiliado até mesmo as indústrias tradicionais, como agricultura e pecuária, a obter melhor produtividade. Por exemplo, os agricultores agora podem usar a IA para monitorar as condições das colheitas e prever o clima ou até mesmo utilizar melhor seu trator. Este é talvez o melhor exemplo de como a IA vai além dos mercados verticais e, em vez disso, prova sua capacidade em componentes em indústrias modernas e tradicionais.

Essa integração intersetorial de IA influenciará ainda mais as estratégias de marketing à medida que avançamos mais profundamente em 2024, conectando os pontos digitais com um alcance mais forte na realidade.

Tendências para 2024 em Marketing Gerenciado (Digital)

Para ajudar você a se antecipar e superar a concorrência nesse aspecto, aqui estão algumas tendências importantes de IA que acreditamos que terão um impacto significativo na maneira como o marketing digital será feito até 2024.

1. Personalização hiperdinâmica alimentada por IA

Cada vez mais, os consumidores esperam deleites pessoais para suas preferências. Por meio do raciocínio da máquina, a IA passa a permitir um sistema interno que processará dados e comportamentos do usuário à medida que eles coletam das interações esses sensores para a recomendação de mídia mais selecionada (conteúdo e anúncios) ao longo do tempo, hiperpersonalização. Quando avançamos nossos algoritmos, as empresas podem fazer isso em escala e criar experiências únicas para os usuários de um para outro.

Por exemplo, ferramentas de IA podem processar histórico de compras e comportamento de navegação (mesmo em tempo real) para personalizar campanhas de marketing por e-mail, recomendações de produtos, bem como a experiência do site. Diz-se que um nível tão alto de modificação aumenta a experiência do usuário, pode levar a taxas de conversão e fazer com que alguém siga a fidelidade do cliente para os usuários.

2. Geração de conteúdo com tecnologia de IA

A criação de conteúdo costumava ser o processo mais árduo no marketing digital (quebrando meu coração criativo, eu sei), mas a IA está tornando isso mais rápido e fácil. Espera-se que artigos gerados por IA, postagens em mídias sociais e vídeos/gráficos subam um nível em 2024, à medida que mais empresas acolhem o futuro da produção de conteúdo.

Por exemplo, ferramentas de IA como GPT podem gerar conteúdo relevante para o público com base na entrada específica dada aos profissionais de marketing em um determinado momento e lugar, que eles poderiam usar como uma ótima cópia para blogs ou até mesmo descrições de produtos e anúncios. É claro que a criação de conteúdo gerado por IA nunca pode assumir totalmente a criatividade humana, no entanto, isso significará um desenvolvimento mais rápido, fácil e eficiente de saída digital para equipes de marketing para que possam se concentrar em novas estratégias criativas.

3. Aprimore suas decisões com análise preditiva

A análise preditiva está transformando a análise de dados por meio da IA, fornecendo aos profissionais de marketing insights acionáveis sobre o que o futuro reserva e ajudando-os a capitalizar tendências futuras. Ao analisar esses dados, as empresas podem prever o comportamento do cliente e otimizar suas campanhas de marketing usando um processo chamado análise preditiva.

Podemos esperar um grau ainda maior de precisão no ano de 2024, auxiliado por recursos baseados em IA usados para modelos de previsão. Os profissionais de marketing conseguem prever com alto nível de certeza, pois se concentram nas necessidades do cliente e as abordam proativamente por meio de campanhas direcionadas a públicos específicos agrupados quando necessário. Por exemplo, a IA pode prever quais itens os clientes estarão inclinados a comprar em seguida e incentivar as empresas a recomendá-los ou criar ofertas ainda mais personalizadas.

4. IA conversacional e chatbots

Os chatbots de IA aumentaram drasticamente o atendimento ao cliente ao estarem lá para oferecer ajuda instantânea, seja fornecendo informações ou qualquer suporte e guiando os clientes pelo funil de vendas. IA conversacionalEm 2024, a IA conversacional evoluirá para interações mais humanas com os clientes.

Não apenas consultas simples, esses chatbots participariam até mesmo de discussões desafiadoras e se tornariam uma adição à geração de leads e retenção de conversões de clientes. O processamento avançado de linguagem natural do Google é para tornar a experiência do chatbot ainda melhor com interações suaves e doces com o cliente.

5. Otimização de pesquisa por voz

Com dispositivos habilitados para pesquisa por voz, como alto-falantes inteligentes e assistentes móveis surgindo, os profissionais de marketing digital estão cada vez mais encontrando para ganhar consultas faladas. Como a IA ajuda com seu conteúdo para otimização de pesquisa por voz, você pode finalizar as maneiras e os tópicos nos quais o comportamento do usuário é comumente conduzido por meio da fala.

Conteúdo otimizado para pesquisa por voz em 2024 Isso significa que o Marketing terá que se concentrar em gerar palavras-chave de cauda longa que soem naturais e conversacionais, que espelhem o vernáculo de uma consulta por voz. Sem os sinais, as empresas podem cair das ferramentas de IA de pesquisa por voz e ficar menos visíveis.

6. Publicidade programática com IA

Publicidade programática A programática usa IA para automatizar o processo de compra e venda de anúncios online em tempo real. Até o final de 2024, a publicidade programática começará a atingir o pico e os sistemas orientados por IA otimizarão os posicionamentos de anúncios com base em dados do usuário, demografia e comportamentos.

Com a ajuda de algoritmos de aprendizado de máquina, as empresas podem identificar facilmente quais são os melhores públicos para atender seus anúncios, levando a um uso eficiente em orçamentos de marketing. Além disso, a IA ajudará na eliminação de posicionamentos irrelevantes, reduzindo assim o desperdício de anúncios e gerando melhores taxas de conversão, portanto, maior retorno sobre o investimento (ROI).

7. Pesquisa visual e de vídeo

O uso de busca visual e de vídeo tem aumentado entre os consumidores para fins de compras, bem como para coleta de informações. Mais pessoas começarão a usar busca baseada em imagem ou vídeo em vez de texto, pois a IA ajuda a torná-la menos dolorosa, e em 2023/2024 isso realmente começa a sério.

É aqui que entra o poder da tecnologia de reconhecimento visual baseada em IA: os profissionais de marketing conseguem otimizar seu conteúdo para pesquisa visual para que os usuários possam encontrar produtos que amam usando imagens ou capturas de tela. Para empresas de comércio eletrônico, isso significa que há uma enorme oportunidade de atender aos clientes encontrando novas maneiras de pesquisar!

8. Análise de sentimentos e escuta social

Fortems: Para melhorar os produtos e serviços da marca, é importante que as empresas saibam em que aspectos seus clientes se sentem da maneira que elas se sentem. Ferramentas de análise de sentimentos de IA podem usar feedback do cliente, postagens em mídias sociais e avaliações online para determinar a opinião pública.

A escuta social orientada por IA será ainda mais robusta para profissionais de marketing digital em 2024. Agora, ela também alertará as empresas para falar sobre a marca em si ou qualquer outra coisa que tenha chamado a atenção das pessoas e dirá a elas o que isso significa para suas táticas de marketing.

As complicações de um sistema de marketing baseado em IA

Depende principalmente dos dados: Hoje em dia, a IA é usada em muitos campos e, devido a isso, a privacidade dos dados se tornou uma preocupação significativa. Enquanto a IA se torna mais poderosa e prevê um futuro em que ela explora dados humanos preciosos, as empresas precisam cumprir diretrizes como os protocolos GDPR projetados para proteger informações pessoais sensíveis.

Uso ético de IA: Estamos vendo uma proliferação no uso de IA e isso é acompanhado por diferentes preocupações éticas, como atingir públicos vulneráveis ou manipular comportamentos de clientes.

Dependência da Qualidade dos Dados: Os sistemas de IA só podem fornecer os resultados certos quando têm dados de alta qualidade.

Desempenho abaixo do ideal: Quando os dados são incompletos, irrelevantes ou imprecisos; os algoritmos não funcionam bem e a previsão feita pode estar errada.

Conclusão

Sem sombra de dúvidas, a IA influenciará o marketing digital no futuro, com personalização e geração de conteúdo, além de análise preditiva desempenhando papéis de destaque em 2024. À medida que as empresas adotam cada vez mais abordagens orientadas por IA, elas precisam acompanhar as tendências e mudar sua abordagem de marketing, se necessário, para não ficar para trás.

Como a IA pode ajudar a melhorar suas estratégias de marketing em um mundo digital em rápida mudança. As empresas devem aproveitar o poder da IA para aperfeiçoar seus desafios de mercado e também aprofundar o engajamento do cliente; portanto, reduzindo a taxa de rotatividade. Acredita-se que a IA seria o futuro do marketing digital e agora é aparente que aqueles que a adotarem cedo provavelmente permanecerão à frente da concorrência.

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