Search
Close this search box.

Criptomoedas podem acabar atrapalhando economias emergentes

Compartilhe:
Criptomoedas - cryptocurrency
Imagem: Unsplash

Segundo o FMI, Fundo Monetário Internacional, a chegada das moedas virtuais dentro de mercados emergentes pode acabar encaminhando uma criptonização de economias locais. Isso pode acabar minando os controles cambiais e também de capital, de forma que a estabilidade financeira é perturbada.

O Bitcoin, assim como as outras moedas virtuais, acabou disparando em preço e também em popularidade no ano que se passou. Algumas economias de países emergentes, como por exemplo a Índia e o Vietnã, notaram isso. Esses países atualmente estão rapidamente desenvolvendo medidas de adoção para essas moedas, que tem seus pontos positivos e negativos.

As moedas virtuais oferecem, teoricamente, uma maneira rápida e barata de enviar valores monetários sem ter que lidar com fronteiras geográficas ou nacionais. Muitos defensores desse tipo de ativo afirmam que essas moedas podem ajudar o usuário a proteger seu capital de inflações altas ou das flutuações da moeda local.

Em setembro de 2021, El Salvador se tornou o país pioneiro no mundo inteiro a adotar o Bitcoin como uma moeda legal. Seus moradores argumentam que essa experiência pode reduzir custos milionários em remessas que são enviadas ao país.

Continue depois da publicidade

Por que pequenos países se interessam tanto em cripto?

Segundo o FMI, a principal causa desse interesse são macro econômicas inadequadas e também sistemas de pagamento que não são eficientes. Esses dois pontos são alguns dos principais motores que levam à adoção das criptomoedas dentro de economias que são emergentes, juntamente com a atração da possibilidade de ganhos muito rápidos. Os utilizadores tendem a visitar plataformas amigas do principiante, como a Bitcoin profit.

Outros fatores, como sistemas bancários fracos e bancos centrais com baixa credibilidade, também podem acabar alimentando essa criptonização. Outro processo que pode acontecer é a dolarização. Isso geralmente acontece quando uma moeda estrangeira, que normalmente é o dólar, é utilizada em vez da moeda nacional.

As principais causas para esse tipo de mudança são uma inflação muito alta ou uma instabilidade forte na moeda nacional. A adoção em massa de stablecoins, moedas virtuais que são projetadas para conseguir manter um valor estável, acontece por conta disso. Essas moedas que são vistas como úteis para a economia, geralmente ligadas ao dólar, podem trazer ainda mais força para a dolarização que já existe.

Um dos principais riscos da criptonização, de forma geral, é a utilização desses ativos digitais como um meio de evasão fiscal, o que pode acabar causando danos à economia do país. O FMI, inclusive, solicitou que as nações que se encontram em desenvolvimento fortaleçam as suas políticas econômicas e também considerem os benefícios da emissão de criptomoedas próprias como uma forma de resposta para o aumento desse mercado.

Continue depois da publicidade

O mercado de cripto não dá sinais de que vai parar

Por mais que o FMI esteja lutando contra o crescimento desse mercado, a verdade é que a força emergente das criptomoedas vai continuar em desenvolvimento rápido. Esse é um mercado que foi baseado em uma estrutura de finanças descentralizadas, de forma que o usuário tem muito mais liberdade para proteger e também utilizar o seu dinheiro. Se você estiver interessado em negociar petróleo com a ajuda de profissionais qualificados.

Isso acaba fazendo com que esse tipo de ativo seja muito atrativo, não apenas para investimentos, mas também para proteger o capital contra a inflação e também contra a variação das moedas fiduciárias. Além disso, esse ativo também pode ser utilizado como moeda de troca, e inclusive, diversos lugares já estão aceitando algumas criptomoedas como meio de pagamento.

Estamos falando aqui de um mercado que foi baseado em uma tecnologia muito avançada, com base na blockchain, a cadeia de blocos, que serve como uma forma de registro para as movimentações feitas com criptos. Na verdade, essa tecnologia pode ser utilizada em diversos setores diferentes, e atualmente, já estão sendo desenvolvidas formas de aplicá-la para facilitar o dia a dia.

Estamos vivendo uma boa hora para você entrar nesse setor, entretanto, se você deseja fazer isso, é recomendado que preste muita atenção e estude com calma antes de tomar qualquer decisão. Muitos golpes são aplicados no mercado de cripto, principalmente porque as pessoas não estão bem informadas de como se proteger contra esse tipo de atitude.

Recomendamos que você procure por plataformas que ofereçam informações atualizadas sobre esse mercado, e que não siga cegamente gurus da internet, celebridades e famosos, ou acredite em tudo que você ler antes de fazer uma boa pesquisa.

Veja também:

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.