Os dois criadores de uma nova criptomoeda estão atualmente enfrentando sérios problemas judiciais, sendo acusados de sonegação de impostos e também por evadir divisas dentro dos Estados Unidos. Essa acusação começou a tramitar dentro do setor judiciário estadunidense em agosto de 2021.
Entretanto, esse caso já vem sendo investigado desde 2016, quando os criadores lançaram uma oferta inicial de criptomoedas, que é conhecida popularmente como ICO dentro desse setor financeiro.
A investigação revelou que os dois captaram milhões de dólares através de mais de 10 mil investidores diferentes, que foram lesados num golpe desenvolvido através da rede Ethereum. Na verdade, esse é um golpe que ficou bem comum nos últimos anos, já que leva apenas alguns minutos para que você crie um novo token dentro da rede Ethereum.
Confissão e sonegação de impostos
Os fundadores dessa criptomoeda, conhecida como Bitqyck, chamados Bruce Bise e Samuel Mendes, acabaram confessando a sonegação de impostos por meio das criptomoedas. Atualmente, essa moeda ainda está presente em mais de 20.000 carteiras diferentes, entretanto, o seu valor de mercado no momento é praticamente inexistente.
A verdade é que os criadores dessa moeda são dois idosos, com mais de 60 anos, que depois de terem captado o recurso dos investidores, decidiram simplesmente curtir a vida, sem entregar nada do que prometeram às pessoas que investiram neles.
Ao invés de realmente cumprir suas promessas, os réus da investigação acabaram utilizando os fundos do ativo virtual em suas despesas pessoais, e isso inclui viagens, cassinos, carros de luxo e muito mais.
O atual procurador-geral dos Estados Unidos, Chad Meachem, afirmou que eles realizaram a maior parte de suas operações utilizando moedas virtuais, entretanto, isso não os isenta de declarar o imposto de renda em cima de suas transações de compra de Bitcoin. Se deseja investir em moedas criptográficas, um website fiável e fácil de usar é o Bitcoin Evolution.
Assim como acontece no Brasil, a Receita Federal norte-americana obriga seus cidadãos a declararem os rendimentos que têm com criptomoedas. Ou seja, além desses dois não declararem os seus gastos pessoais, ainda praticaram um gigantesco golpe dentro do mercado financeiro, e o mais surpreendente é que esses dois são idosos.
Procurador-geral americano fica surpreso com a identidade dos farsantes
Para o procurador norte-americano, os réus eram conhecedores do setor de cripto, e exploraram essa tecnologia emergente ao mentir para os seus investidores. Eles embolsaram os lucros que conseguiram e ocultaram tudo da Receita Federal norte-americana.
A proposta do serviço oferecido por eles era de oferecer uma oportunidade para as pessoas que perderam a subida do Bitcoin. A dupla de golpistas da terceira idade criou a moeda Bitqy, e eles fizeram toda uma campanha de marketing por trás da moeda, a fim de divulgá-la como o próximo Bitcoin do mercado.
Para evitar chamar a atenção das autoridades, os dois diziam publicamente que essa moeda não era comprada, mas ganha de investidores, fazendo suas compras através da internet. Desde o começo de 2016 até 2018, a dupla arrecadou um valor superior a 4 milhões de dólares cada um.
A idade dos golpistas surpreendeu todo mundo, e eles podem pegar até cinco anos de prisão por conta do golpe, além de pagar uma multa para a Receita Federal norte-americana, que chega a cerca de 10 milhões de dólares.
No final das contas, os dois assumiram a culpa e confessaram ter praticado os crimes. Segundo eles, foi uma tentativa de viver os últimos anos de suas vidas da melhor forma possível, e por algum tempo eles até conseguiram fazer isso, comprando carros luxuosos, fazendo viagens internacionais e muito mais.
Por que golpes assim são comuns no setor de cripto?
Golpes são comuns no setor de cripto por vários motivos, e o principal deles, é que as pessoas não são informadas o suficiente para conseguir entrar nesse setor. É comum ver pessoas menos informadas acreditando cegamente em gurus da internet, ou até mesmo em pessoas que eles conhecem muito pouco.
Para evitar esse tipo de situação, a melhor escolha é sempre se informar bastante, estudando através de canais confiáveis para entender o que esse mercado de ativos virtuais realmente oferece. O setor de cripto é muito atrativo, mas é necessário que você entre com cuidado para não acabar tendo problemas futuros.