Os aposentados do INSS tem uma nova razão para comemorar, visto que, em uma decisão recente do Instituto Nacional de Seguro Social, houve a confirmação de um aumento de 25% no benefício para um grupo inerente de beneficiários.
Fique conosco até o final, pois vamos fornecer para você todas as informações necessárias sobre este assunto, para que assim, você garanta o recebimento dos benefícios e o cumprimento de seus direitos previdenciários. Acompanhe e confira!
Quais são os aposentados do INSS que têm direito ao aumento de 25%?
Bem como visto, alguns aposentados do INSS poderão receber um aumento de 25% em sua aposentadoria. Este aumento destina-se exclusivamente àqueles que se aposentaram por invalidez, aposentadoria que também é conhecida como Benefício por Incapacidade Permanente.
A medida visa garantir que os aposentados que precisam de assistência plena para a realização de atividades fundamentais do dia a dia possam ter uma melhor condição de vida.
Entretanto, para receber o aumento os aposentados devem comprovar que necessitam do auxílio de terceiros para realizarem as funções habituais, como se alimentar, se locomover, tomar banho, se vestir, etc. O propósito desse acréscimo é ajudar a custear o serviço de enfermeiros, cuidadores ou outros profissionais que forneçam a ajuda que precisam, sem comprometer a renda do beneficiário.
Requisitos para receber o aumento
Os requisitos para receber o acréscimo de 25% são específicos. Primeiramente, é necessário que o beneficiário receba o Benefício por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por Invalidez). Além disso, também é preciso provar, através de documentos, que há necessidade do auxílio de terceiros para realizar os afazeres do dia a dia.
Os documentos obrigatórios incluem atestados e laudos médicos, além de comprovantes de despesas de saúde e receitas médicas. Então, os peritos, que são médicos do INSS, irão analisar esses documentos e verificarão se o aposentado realmente necessita de assistência constante. Caso haja a comprovação da necessidade, então o instituto concede o acréscimo de 25% para custear a assistência do aposentado.
Como fazer o pedido do aumento de 25% na aposentadoria?
Para fazer o pedido, os aposentados podem usar o aplicativo ou site Meu INSS. Confira o passo a passo de como proceder para fazer a solicitação:
- Entre no portal Meu INSS e faça login. Caso ainda não possua um cadastro é necessário criar um utilizando seus dados pessoais;
- Pesquise a opção “Adicional Aposentadoria”, que estará disponível no menu de serviços que o sistema oferece;
- Por meio do portal, escaneie todos os documentos necessários, tais como já mencionamos anteriormente;
- Então, depois de anexar os documentos, finalize o pedido enviando-o para análise.
Os peritos do INSS irão analisar os documentos e, se a precisão de auxílio constante for comprovada, haverá a concessão do adicional, garantindo assim que os beneficiários consigam arcar com serviços de assistência necessários.
Implicações do aumento de 25% para os aposentados do INSS
Assim como o esperado, o aumento de 25% no benefício dos aposentados do INSS por Incapacidade Permanente tem algumas implicações. Com esse adicional os aposentados poderão contar com o auxílio financeiro que ajuda a cobrir as despesas de cuidadores e outros profissionais de saúde, o que melhora a sua comodidade, sem comprometer a renda.
Dessa forma, se alguém que conhece, ou até mesmo você, se enquadra nos critérios mencionados, solicite o acréscimo através do portal Meu INSS. Esta é uma grande oportunidade para garantir uma vida mais digna e confortável para os aposentados que precisam de cuidados constantes.