Pular para o conteúdo

Aposentados do INSS poderão ter aumento de 25% no benefício

Compartilhe:
Senhora que representa os aposentados do INSS
IMAGEM - julim6

Os aposentados do INSS tem uma nova razão para comemorar, visto que, em uma decisão recente do Instituto Nacional de Seguro Social, houve a confirmação de um aumento de 25% no benefício para um grupo inerente de beneficiários. 

Fique conosco até o final, pois vamos fornecer para você todas as informações necessárias sobre este assunto, para que assim, você garanta o recebimento dos benefícios e o cumprimento de seus direitos previdenciários.  Acompanhe e confira! 

Quais são os aposentados do INSS que têm direito ao aumento de 25%?

Bem como visto, alguns aposentados do INSS poderão receber um aumento de 25% em sua aposentadoria. Este aumento destina-se exclusivamente àqueles que se aposentaram por invalidez, aposentadoria que também é conhecida como Benefício por Incapacidade Permanente. 

A medida visa garantir que os aposentados que precisam de assistência plena para a realização de atividades fundamentais do dia a dia possam ter uma melhor condição de vida. 

Entretanto, para receber o aumento os aposentados devem comprovar que necessitam do auxílio de terceiros para realizarem as funções habituais, como se alimentar, se locomover, tomar banho, se vestir, etc. O propósito desse acréscimo é ajudar a custear o serviço de enfermeiros, cuidadores ou outros profissionais que forneçam a ajuda que precisam, sem comprometer a renda do beneficiário. 

Requisitos para receber o aumento 

Os requisitos para receber o acréscimo de 25% são específicos. Primeiramente, é necessário que o beneficiário receba o Benefício por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por Invalidez). Além disso, também é preciso provar, através de documentos, que há necessidade do auxílio de terceiros para realizar os afazeres do dia a dia. 

Os documentos obrigatórios incluem atestados e laudos médicos, além de comprovantes de despesas de saúde e receitas médicas. Então, os peritos, que são médicos do INSS, irão analisar esses documentos e verificarão se o aposentado realmente necessita de assistência constante. Caso haja a comprovação da necessidade, então o instituto concede o acréscimo de 25% para custear a assistência do aposentado.

Como fazer o pedido do aumento de 25% na aposentadoria?

Para fazer o pedido, os aposentados podem usar o aplicativo ou site Meu INSS. Confira o passo a passo de como proceder para fazer a solicitação:

  • Entre no portal Meu INSS e faça login. Caso ainda não possua um cadastro é necessário criar um utilizando seus dados pessoais; 
  • Pesquise a opção “Adicional Aposentadoria”, que estará disponível no menu de serviços que o sistema oferece; 
  • Por meio do portal, escaneie todos os documentos necessários, tais como já mencionamos anteriormente;
  • Então, depois de anexar os documentos, finalize o pedido enviando-o para análise. 

Os peritos do INSS irão analisar os documentos e, se a precisão de auxílio constante for comprovada, haverá a concessão do adicional, garantindo assim que os beneficiários consigam arcar com serviços de assistência necessários. 

Implicações do aumento de 25% para os aposentados do INSS

Assim como o esperado, o aumento de 25% no benefício dos aposentados do INSS por Incapacidade Permanente tem algumas implicações. Com esse adicional os aposentados poderão contar com o auxílio financeiro que ajuda a cobrir as despesas de cuidadores e outros profissionais de saúde, o que melhora a sua comodidade, sem comprometer a renda. 

Dessa forma, se alguém que conhece, ou até mesmo você, se enquadra nos critérios mencionados, solicite o acréscimo através do portal Meu INSS. Esta é uma grande oportunidade para garantir uma vida mais digna e confortável para os aposentados que precisam de cuidados constantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.