O saque do PIS/PASEP 2024 está se encaminhando para o fim, uma vez que a última rodada de pagamentos aconteceu em agosto. Assim sendo, é importante ficar de olho para não arriscar perder o prazo para sacar.
Por esse motivo, hoje trouxemos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto, além de dicas de como resgatar os valores. Então, leia até o final e confira.
PIS/PASEP 2024
Em 2024, o abono salarial PIS/PASEP beneficiou cerca de 24,8 milhões de trabalhadores brasileiros, incluindo 21,9 milhões do setor privado e 2,9 milhões do setor público.
O valor do benefício é proporcional ao tempo de serviço em 2022, com cada mês trabalhado correspondendo a R$ 117,67, podendo chegar a um máximo de R$ 1.412 para quem trabalhou o ano todo.
Os pagamentos começaram em 15 de fevereiro e seguiram um calendário baseado no mês de nascimento dos beneficiários, com o último pagamento em 15 de agosto para os nascidos em novembro e dezembro. Aliás, uma novidade do PIS/PASEP 2024 foi a junção dos pagamentos para os trabalhadores da iniciativa privada e dos servidores públicos.
Já o final do calendário de pagamentos está previsto para 27 de dezembro. Até o momento, a maioria dos trabalhadores já recebeu o abono, porém, segundo dados do Governo, cerca de 700 mil trabalhadores ainda não sacaram o dinheiro.
A saber, o abono salarial é financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e visa complementar a renda dos trabalhadores formais.
Como resgatar valores?
Para resgatar o abono salarial do PIS ou do PASEP em 2024, primeiro, é importante verificar se você tem direito ao benefício. Você pode fazer isso através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no portal Gov.br. Basta acessar o sistema com seu CPF e senha, selecionar “Benefícios” e, em seguida, “Abono Salarial” para verificar se você está habilitado a receber o valor.
Se você for um trabalhador da iniciativa privada (PIS), o pagamento acontece pela Caixa Econômica Federal. Assim, você pode receber o valor diretamente em sua conta-corrente ou poupança da Caixa, ou ainda pela Conta Poupança Social Digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não tenha conta na Caixa, pode realizar o saque em caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, utilizando o Cartão Social e senha.
Por outro lado, para os servidores públicos (PASEP), o pagamento acontece pelo Banco do Brasil. A consulta e o saque podem acontecer diretamente no site do banco, informando seu CPF e data de nascimento. Então, o sistema indicará se você tem direito ao saque e o valor disponível.
Se ainda tiver dúvidas, você também pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil para obter mais informações e garantir que você receba seu benefício antes do fim do prazo que, como vimos, é 27 de dezembro de 2024.
Quem tem direito ao PIS/PASEP 2024?
Para ter direito ao abono salarial PIS/PASEP 2024, é necessário ter cadastro no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos. Além disso, a média de salário do trabalhador deve ser de até 2 salários mínimos mensais durante o ano-base de 2022. Outro requisito é ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base.
Os dados do trabalhador também precisam constar da forma correta na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Gostou de saber como resgatar os valores do PIS/PASEP 2024? Então coloque essas dicas em prática e faranta o recebimento do seu dinheiro!