Muitos trabalhadores têm se deparado com a necessidade de desbloquear o acesso ao saque do PIS. Isso porque não é incomum ocorrer o bloqueio dos valores do abono por uma série de razões. Por exemplo, informações incorretas, indícios de tentativas de fraudes, dentre outras.
Sendo assim, hoje vamos explicar o que fazer para desbloquear o saque do PIS, seja presencialmente ou online. Leia até o final e confira.
Quais são os documentos necessários para desbloquear o saque do PIS?
Para desbloquear o saque do PIS, primeiramente, o trabalhador deve ter em mãos um documento de identificação com foto, como:
Além disso, é importante levar o Cartão do Cidadão, que facilita o saque em caixas eletrônicos e lotéricas da Caixa Econômica Federal. Caso o trabalhador não possua o Cartão do Cidadão, ele pode apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou outro documento que comprove o vínculo empregatício.
Outro documento importante é o comprovante de inscrição no PIS, que pode ser encontrado na própria Carteira de Trabalho ou em um extrato do FGTS. Em alguns casos, pode ser necessário apresentar um comprovante de residência atualizado e o número do NIS (Número de Identificação Social).
Como realizar o desbloqueio do PIS online passo a passo?
Para fazer o desbloqueio do PIS online, é preciso acessar o aplicativo Caixa Trabalhador ou o site da Caixa Econômica Federal. No aplicativo, o trabalhador deve fazer login utilizando seu CPF e senha. Caso ainda não tenha uma conta, é possível criar uma rapidamente.
Após o login, o trabalhador deve procurar pela opção de PIS/PASEP e verificar o motivo do bloqueio. Muitas vezes, isso ocorre apenas devido à falta de atualização dos dados cadastrais. Nesse caso, é necessário atualizar as informações pessoais, como endereço e dados bancários.
Se o problema não se resolver com a atualização dos dados, o trabalhador pode entrar em contato com a Central Alô Trabalho pelo telefone 158 para obter mais orientações. Em alguns casos, pode ser necessário comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal para finalizar o processo de desbloqueio.
Como desbloquear saque do PIS/PASEP presencialmente?
Para desbloquear o saque do PIS/PASEP presencialmente, o trabalhador deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal (para o PIS) ou do Banco do Brasil (para o PASEP). Aliás, é fundamental levar um documento de identificação com foto, como a Carteira de Identidade (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Passaporte.
Também é importante que o trabalhador apresente o Cartão do Cidadão ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para comprovar o vínculo empregatício. Também pode ser necessário levar um comprovante de residência atualizado e o número do NIS (Número de Identificação Social).
Ao chegar na agência, o trabalhador deve solicitar o desbloqueio do saque do PIS/PASEP no atendimento ao cliente. O atendente então verificará os documentos e atualizará as informações necessárias no sistema. Caso haja alguma pendência, o trabalhador receberá orientações sobre como proceder para regularizar a situação e garantir o acesso ao benefício.