A volta do Horário de Verão vem levantando debates nos últimos dias. Afinal, com a recente falta de chuvas no Brasil, o Governo Federal está considerando a volta do formato, a fim de garantir o fornecimento de energia elétrica para a população, em 2024.
Essa é uma recomendação do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o ONS e tem como objetivo, o aumento da produção de energia solar e a redução da demanda, principalmente em horários de pico. Com isso, espera-se evitar a necessidade de acionar as usinas térmicas, que gostam mais e produzem mais poluição.
Porém, a volta do Horário de Verão ainda é motivo de dúvidas para os cidadãos brasileiros. Então, se você quer saber tudo sobre o assunto, basta ficar com a gente até o final para não perder nenhum detalhe!
Motivos para a volta do Horário de Verão
Recentemente, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) recomendou a volta do Horário de Verão ao Governo Federal. Com isso, o atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem considerando implementar a medida novamente , em 2024.
Durante o Horário de Verão, a produção de energia solar é maior, além de haver uma boa redução da demanda em horários de maior consumo. Isso evita o acionamento das usinas térmicas, para suprir essa demanda, trazendo economia de recursos e diminuindo a poluição.
Ademais, durante esse período, as usinas de energia solar podem operar por um período maior de tempo e, assim, acompanhar o pico de consumo, que geralmente acontece no fim do dia. Afinal, com o adiantamento de 1 hora nos relógios, a luz do Sol se estende por um tempo maior no dia, com isso, as placas solares captam mais energia, por mais tempo.
Benefícios dessa medida
Um dos principais benefícios da volta do Horário de Verão é a economia de energia. Ou seja, ao aumentar o tempo em que as usinas podem produzir energia, a medida ajuda a reduzir a demanda em horários de pico.
A economia também é um grande benefício do Horário de Verão, visto que a redução do consumo pode levar o Governo e os consumidores a pagarem menos em energia elétrica.
Por fim, o impacto ambiental da produção de energia elétrica também é bem menor durante o Horário de Verão. Afinal, a maior produção das usinas solares elimina a necessidade de acionar as usinas térmicas, o que diminui a emissão de gases do efeito estufa e outros agentes de poluição.
Quando será a volta do Horário de Verão?
Ainda não se sabe se, de fato, teremos a volta do Horário de Verão em 2024. Afinal, a decisão depende do Governo Federal, que ainda não publicou nenhum veredito até o momento.
No entanto, segundo as leis que estavam em vigência antes do fim da medida, o Horário de Verão deve começar no primeiro domingo do mês de novembro. Além disso, é costumeiro que o período chegue ao fim no terceiro domingo do mês de fevereiro do próximo ano.
Em quais estados tem Horário de Verão?
Atualmente, a grande maioria dos estados brasileiros adotam o Horário de Verão. E, entre esses estados, estão:
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- Paraná;
- Espírito Santo;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Minas Gerais;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Mato Grosso; e
- Distrito Federal.
Então, se você também está na expectativa para a volta do Horário de Verão, fique atento aos próximos passos do Governo Federal, e saiba se a medida deve entrar em vigor em 2024. Até a próxima!