A afirmação é feita com base em estudo realizado pela Internacional Data Corporation (IDC), divulgado nesta semana. A empresa entrevistou pouco mais de mil usuários de serviços bancários no Brasil, Colômbia e México.
Entre os brasileiros que participaram da pesquisa, 65% confirmaram que já usam algum serviço pelo telefone com muita frequência. Entretanto, uma boa parte dos ouvidos declarou que ainda dependem da agência bancária, cerca 58% dependem de atendimento pessoal para assuntos financeiros.
A pesquisa realizada pelo IDC entrevistou 1.067 usuários de celulares das classes A, B e C do Brasil, da Colômbia e do México para entender como a evolução digital e os aplicativos mudaram a forma de consumo dos serviços bancários.
“Conforme destacado pela pesquisa, a forma como as pessoas interagem e usam serviços financeiros reflete como a digitalização está mudando os mercados financeiro e bancário”, afirma Jay Gumbiner, vice-presidente de Pesquisas do IDC para a América Latina.
O levantamento do IDC identificou ainda que quase metade dos brasileiros (45,3%) usa cartões de crédito e débito separados, e apenas 28,6% usa um único cartão com as duas funções ativas.
Sobre o comportamento de consumo, o levantamento aponta que sete a cada 10 brasileiros preferem usar o cartão de crédito quando o valor das compras é superior a R$ 200 (cerca de US$ 50), enquanto que 39% dizem que usam o cartão de débito apenas para compras de valor baixo.