5 dicas e técnicas de redação eficazes para redatores de conteúdo

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desenho pessoa escrevendo, técnicas de redação de conteúdo
Imagem: Freepick/ @storyset

Cerca de 7,5 milhões de postagens de blog foram publicadas todos os dias em 2023 e está aumentando continuamente. Hoje em dia, a Internet está repleta de informações e, sobre cada assunto, você pode encontrar centenas de blogs, o que dificultou que os criadores de conteúdo iniciantes se destacassem em uma multidão tão grande.

Portanto, mantendo esse problema, neste artigo, discutiremos cinco dicas e técnicas eficazes de redação que podem ajudar qualquer tipo de escritor de conteúdo a classificar nos mecanismos de pesquisa e direcionar o tráfego.

Vamos começar!

1.Entenda o que seus leitores querem

Este é o passo mais importante na escrita, por isso o colocamos no topo. Antes de começar a escrever seu conteúdo, você deve primeiro entender o que seus leitores realmente querem ou procuram.

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Suponha que você esteja escrevendo para uma marca online. Se você não sabe o que seu público quer, como pretende ajudá-lo ou vender os produtos de sua empresa? Então, é uma obrigação que você deve saber sobre as necessidades do seu público.

Você pode entender seu público fazendo pesquisas sobre ele, realizando pesquisas e também verificando dados de onde você pode obter informações sobre o que ele está procurando.

Quando você consegue obter uma compreensão clara do seu público, pode escrever conteúdo de uma maneira que seja útil para eles e, também, os mecanismos de pesquisa o classificarão nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).

2.Use um esboço para organizar suas ideias

Outra tática útil que pode ajudá-lo a escrever um conteúdo eficaz e útil é usar um esboço adequado para o seu conteúdo. Em outras palavras, usar um esboço estruturará seu conteúdo e fará com que ele flua com clareza.

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Não apenas isso, mas também pode ajudar seus leitores de forma que, se eles quiserem ler uma parte específica do seu conteúdo, eles podem simplesmente ir até lá e obter informações.

No entanto, vamos supor que não haja um esboço usado no blog completo. Como os leitores podem ir para aquela parte específica que desejam ler?

Leia também: A importância dos blogs para o Marketing Digital

Este é apenas o benefício que você pode obter do público, mas você sabia que usar um esboço também pode ajudá-lo a classificar nos mecanismos de pesquisa? Por exemplo, digamos. No esboço, você usou um ponto “Escopo da Engenharia Química”.

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Também há chances de você obter uma posição de snippet em destaque.

Portanto, usar um esboço pode ser benéfico em ambos os sentidos, por SEO e por atrair mais leitores.

3.Incluir visual para torná-lo mais atraente

Vamos começar este título com uma estatística. De acordo com o OptinMonster, os artigos que incluem recursos visuais obtêm 94% mais visualizações em comparação com aqueles sem recursos visuais.

Além disso, 71% dos blogueiros relataram que o uso de recursos visuais se tornou parte de sua estratégia de marketing.

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Portanto, se você não estiver usando recursos visuais em seu conteúdo, comece a partir de agora. Eles podem ser muito úteis para você em ambos os sentidos, obtendo mais tráfego e também para fins de SEO.

O uso de recursos visuais atraentes no conteúdo dá um descanso aos olhos dos leitores. O conteúdo que tem apenas texto (paredes de texto) dá uma aparência terrível.

Mas, por outro lado, o conteúdo com recursos visuais como imagens, gráficos, gifs ou vídeos pode torná-lo mais atraente.

Seguindo em frente, os recursos visuais também podem ajudá-lo a ter uma classificação alta no mecanismo de pesquisa. Para isso, você só precisa fazer o texto alternativo deles. Deixe-nos dizer por que é necessário.

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Os rastreadores do mecanismo de pesquisa não conseguem ler o que está dentro do texto. Eles só podem ler o texto alternativo nos visuais. Em outras palavras, é o SEO fora da página das imagens.

Portanto, quando você fizer o texto alternativo das imagens, haverá chances de ele ser classificado na seção de imagens dos mecanismos de pesquisa.

4.Manter a legibilidade do conteúdo

A legibilidade é muito importante para uma redação de conteúdo eficaz. É a facilidade com que um leitor pode compreender facilmente o trabalho escrito.

Fica difícil usar palavras complicadas e frases longas, que um leitor normal não consegue ler e entender. Além disso, a legibilidade também pode desempenhar um papel importante no SEO do site.

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Se um leitor acessar seu blog e achar difícil de ler, ele permanecerá por perto ou simplesmente mudará para outro site? Sim, eles vão pular para o próximo. Isso pode resultar em uma alta taxa de rejeição e baixo tempo de permanência.

Altas taxas de rejeição e baixo tempo de permanência podem diminuir as classificações do site porque os mecanismos de pesquisa podem pensar que o site não fornece informações valiosas aos leitores. Portanto, você deve manter a legibilidade do seu conteúdo.

Leia também: Marketing de Conteúdo – Porque é importante?

Para fazer isso, use sinônimos fáceis, quebre frases longas e melhore o fluxo das frases.

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Fazer manualmente pode ser difícil para quem não tem um bom domínio do vocabulário. Porque às vezes a gente também enfrenta problemas como quando a gente reestrutura uma frase, a gente não consegue fazer esse tipo de fluxo.

Portanto, se o mesmo for o seu caso, você pode parafrasear online com a ajuda de uma ferramenta. Ele trabalha para analisar o texto e fazer as alterações necessárias no texto sem perturbar seu real significado.

5.Revise seu conteúdo

A revisão é a etapa final da redação. Nesta etapa, os redatores de conteúdo devem ler seu trabalho escrito e encontrar qualquer tipo de erro e equívoco nele.

Erros como gramática, ortografia, pontuação ou revisão de todos os requisitos são cumpridos ou não. Se houver erros encontrados, você pode corrigi-los no local ou, se tiver perdido algum requisito ou não tiver concluído uma frase, também poderá fazer isso.

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Junto com isso, a revisão não é apenas útil para encontrar e corrigir esses erros, mas também pode ajudá-lo a aprender com seus erros e evitá-los na próxima vez.

No entanto, na revisão, também existem alguns problemas que os redatores de conteúdo iniciantes enfrentam, que é que eles não têm um bom controle gramatical. E se alguém não tiver bons conhecimentos gramaticais, será difícil para eles revisar e encontrar erros em seu conteúdo.

Portanto, nesse cenário, eles também podem obter ajuda de um verificador gramatical on-line e revisar seu trabalho.

Essa ferramenta usa algoritmos baseados em IA que analisam o texto e encontram qualquer tipo de erro gramatical ou de pontuação no texto. Se encontrar algum, ele o destacará e também fornecerá sugestões para corrigi-los.

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O uso de uma ferramenta online economizará muito tempo e esforço em comparação com a revisão manual.

Conclusão

Concluindo, os redatores de conteúdo podem melhorar sua redação ao entender as necessidades de seus leitores, organizando suas ideias com um esboço, incluindo recursos visuais para tornar o conteúdo mais atraente, mantendo a legibilidade e revisando seu trabalho.

Seguindo essas cinco dicas e técnicas de redação eficazes, os redatores de conteúdo podem criar conteúdo de alta qualidade que envolve e informa seu público.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

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