Com o aumento do uso das tecnologias da comunicação, nomeadamente a internet e consequentemente as redes sociais, vários tipos de estratégias de Marketing foram sendo desenvolvidas de modo a captar a atenção de clientes ou potenciais clientes. Hoje vamos dar-lhe umas dicas rápidas e simples de email marketing, que o podem ajudar no desenvolvimento da sua estratégia online.
4 dicas de email marketing rápidas e eficazes
O email marketing continua a ser uma das táticas usadas no marketing digital porque funciona.
De acordo com um estudo da empresa McKinsey & Company, as taxas de conversão são 3 vezes mais elevadas no email marketing quando comparadas com as redes sociais.
Muitos marketers e empresas usam e abusam do email marketing, outros nem por isso, mas quando feito de forma estratégica, este é um dos melhores canais para fazer com que os potenciais clientes se sintam confortáveis em fazer uma compra. Vamos dar-lhe de seguida 4 dicas para elevar a sua estratégia.
1 – Personalização
Quando possível, personalize o seu email. Enviar emails de forma genérica como “Caro cliente” ou “Exmos. Senhor(a)” não é tão eficaz quanto “Olá Rodrigo” ou “Raquel, vê isto”.
Chamar o seu potencial cliente pelo nome chama logo à atenção da pessoa. Dependendo da sua listagem de emails e da maneira como tem a sua base de dados organizada, pode ainda personalizar o conteúdo do seu email com informação adicional sobre os mesmos, tais como:
- Sexo
- Idade
- Local
- Empresa
Estes detalhes adicionais dão um toque mais humanos aos seus emails e fazem com que a sua mensagem seja mais relevante para as pessoas (e não pareça promocional). Esta é uma das dicas mais importantes de email marketing que você deve seguir, ponha o seu lado humano em primeiro e só depois o lado comercial.
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2- Seja curto e conciso
Vivemos numa era cheia de distrações e de gratificação instantânea. Para ter impacto, deve apresentar a sua mensagem o mais rapidamente possível ou arrisca-se a perder a atenção do seu subscritor.
Isto parece fácil e óbvio, mas é difícil conseguir manter a sua mensagem/copy curta, porque temos a tendência de querer escrever muita coisa.
Para evitar ser demasiado extenso e disperso na sua comunicação, pode experimentar dar um “cheirinho” da mensagem que quer comunicar, e no email coloca um link para um vídeo ou página no seu website com mais detalhes.
Isto não só mantém o seu texto curto, mas vai despertar a curiosidade nos leitores e fazer com que eles cliquem para saber mais.
Use “bullet points” (listas), ícones, diagramas ou outras formatações que ajudem à leitura do email (não abuse dos negritos).
Assim irá manter o seu email curto e conciso, para não perder a atenção do seu público-alvo antes sequer de ter apresentado a sua mensagem.
3 – Use imagens
As imagens ajudam a manter o seu texto conciso e fácil de ler, além de poder ser a diferença entre um email que apela às pessoas, em vez de um que é apagado.
Uma imagem vale mais que mil palavras. Há uma verdade por trás deste ditado, pois 90% da informação que é transmitida ao cérebro é visual, e as imagens são processadas 60.000 vezes mais depressa que o texto. É por este motivo que deve apresentar imagens de alta qualidade nos seus emails para os tornar mais apelativos, e que eles sejam compreendidos. Este tipo de elementos devem ser utilizados:
- Gráficos
- Ícones
- Diagramas
- Vídeos (imagem com link p/ vídeo)
- GIFs
- Emojis
- Símbolos
Cada público-alvo é diferente, portanto deve sempre conhecer o seu público-alvo e teste os seus emails que contêm imagens para saber quais foram mais eficazes.
4 – Segmentação
O objetivo do email marketing não é só despejar emails para a caixa de entrada dos seus potenciais clientes, mas sim incentivar as pessoas a tomar uma ação. Esta pode ser um clique para o seu website, para uma inscrição de formulário ou uma compra.
Para tal, a sua mensagem tem de estar em sintonia com a pessoa/subscritor que está recebendo. Tem de ser relevante para as necessidades e interesse deles. Ninguém vai tomar nenhuma ação se não for do seu interesse.
Uma boa maneira de aumentar a relevância e melhorar a resposta aos seus emails é através da segmentação, ou seja, separar os seus contatos em grupos diferentes dependendo das características deles.
Assim tal como na Dica 1, use a informação da sua base de dados para segmentar os seus contatos em grupos diferentes. As suas listas podem ser baseadas em:
- Idade
- Local
- Indústria
- Título
- Interesses
- Onde se encontram no funil de vendas
Esperamos que estas dicas o ajudem com a sua estratégia de email marketing e que consiga alavancar as suas leads através do mesmo. Qualquer questão nos diga, que tentamos ajudar