O e-mail continua a ser a ferramenta de excelência, para levar à concretização via digital, de qualquer negócio. Esteja vendendo um produto, um serviço ou intermediando, se quer ter sucesso digital, invista no e-mail marketing.
Nesta matéria, damos-lhe 6 dicas para construir a sua própria lista de e-mail marketing, e de como utilizá-la para ter sucesso.
Como criar uma lista de e-mail marketing com sucesso – 6 dicas
1 – Criar uma lista de e-mail marketing
Existem diversas formas para aumentar organicamente a sua lista de subscritores. A melhor maneira e mais honesta, é a de fornecer conteúdo relevante. Assim, será mais fácil conquistar o visitante e o seu e-mail, pois ele vai fornecer-lhe algo em troca do que para ele é importante.
2 – Em vez de criar uma lista de contatos posso comprá-la?
Poder pode, mas é dos maiores erros que pode cometer. Não compre nenhuma lista de e-mail. Vai ser um péssimo negócio, pois essa lista não está “interessada” na sua empresa, marca ou negócio, uma vez que foi subscrita por outro motivo.
3 – E devo enviar uma newsletter ou um e-mail de marketing?
Tecnicamente não existe diferença nenhuma entre uma newsletter e um e-mail marketing. São sempre e-mails enviados do lado da empresa para o lado do cliente. No que se refere ao conteúdo, tendencialmente, uma newsletter aborda vários temas e tradicionalmente envia informação sobre a própria empresa. Um e-mail de marketing deve focar-se num determinado assunto, que prevê uma determinada ação. Este e-mail deve ser específico e ter apenas um único objetivo previamente definido. Ele deve ir de encontro às motivações do cliente, ao invés de satisfazer uma necessidade da empresa.
4 – E com que frequência devo enviar estas campanhas?
É relativo. Depende da sua base de dados e do seu negócio. Por exemplo, não deve enviar artigos sobre legislação diariamente se o seu negócio é um escritório de advogados. Em princípio a sua base de dados será composta por pessoas não ligadas ao Direito e esse público não quer saber de leis (pode eventualmente ter curiosidade num ou outro assunto) e é por isso contratam (ou podem vir a contratar) o seu serviço. Neste caso talvez uma vez por mês seja o ideal. Por outro lado, se o seu negócio versa sobre produtos, e a sua empresa faz promoções diárias, talvez seja recomendado um e-mail por dia.
5 – E como faço para que o meu e-mail de marketing não vá para a pasta de spam?
É a melhor pergunta, mas ninguém nem nenhum sistema podem garantir isso – não pode entrar na “casa” de alguém só porque lhe apetece. Para maximizar a taxa de entrega fora da caixa de spam deve cumprir estas regras:
- Envie e-mails a quem deu autorização e cuidado com a reparação. Muitos e-mails enviados pelos utilizadores para a caixa de spam ou para o lixo vão arruinar a sua reputação junto dos principais servidores de e-mail como o google, yahoo, hotmail…. Utilize sempre a opção de double opt-in.
- –Informe com que frequência que estima enviar o seu e-mail
- Escreva e-mails interessantes para a sua audiência, pois isso vai provocar cada vez mais curiosidade e vai aumentar o engajamento do seu público.
- Nunca publique conteúdo de spam. É péssimo para a sua reputação e aumenta consideravelmente o número de cancelamentos de subscrições. Faça o teste do SpamAssassin.
- Tenha em atenção a relação texto e imagens. Um e-mail deve ser de texto. Muitos dos servidores não mostram sequer as imagens antes de clicar em “mostrar imagens. Muitos links no e-mail de marketing também provoca que o mesmo não seja enviado para a caixa principal.
6 – O que devo fazer para evitar cancelamento de subscrições?
Não o deve fazer. Se alguém pretende cancelar uma subscrição deve ser livre do o fazer. Além disso, alguém que esteja a efetuar esse cancelamento, certamente não quer adquirir nenhum produto seu. É inútil continuar a enviar-lhe campanhas de e-mail marketing.
Para você ter uma base forte de emails com alta taxa de conversão em vendas, é importante fazer as captações LEADS (emails de pessoas interessadas). Veja esse artigo sobre o que é Leads e a qual a importância para seu negócio.
Esperamos que tenha gostado das nossas 6 dicas de e-mail marketing e que as mesmas lhe venham a ser úteis.