Todos nós já ouvimos falar de marketing mais do que uma vez ao longo da nossa vida, no entanto muitas pessoas ainda não sabem muito bem o que é, e para que serve. Hoje vamos explicar-lhe os princípios básicos sobre este tema, para que você fique a entender um pouco mais sobre este tema.
O que é o marketing?
Muitas pessoas ainda acham que fazer Marketing é pura e simplesmente fazer propagandas e anúncios, no entanto essa é apenas uma das diversas áreas em que o Marketing atua. De acordo com Philip Kotler (o guru de marketing) “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores.
As bases do Marketing assentam em 4 pilares essenciais (marketing-mix) e que vão influenciar todo o desempenho do produto, sendo eles: Preço, Produto, Promoção e Praça. São estes os principais aspetos do marketing que são estudados e analisados com muito cuidado quando uma empresa vai lançar um determinado produto.
Vamos explicar-lhe o que é cada um deles e como atuam.
Veja também:
-
Produto
Os produtos são os outputs da empresa que podem ser vendidos ou trocados no mercado. Quando se procede à criação de um novo produto é necessário ter em conta o aspeto exterior, características técnicas, a embalagem, a marca e as opções possíveis para que o produto seja atrativo para o cliente. Estas características tornam o produto individualizado, gerando assim um produto com características únicas.
Além destes atributos é também parte integrante da definição dos produtos, as condições de garantia, serviços de assistência pós-venda e outros ligados ao produto e oferecidos conjuntamente ao cliente (estando atribuídos para gerar ao consumidor uma sensação de apoio, mas também para promover a garantia de qualidade e fiabilidade do mesmo).
Um produto tem um ciclo de vida que se caracteriza por 4 fases:
- Introdução: onde o produto é novidade e as vendas são pequenas. É nesta fase que se decide o futuro do produto, ou seja se o produto vai conseguir chegar á fase de comercialização em grande escala ou não.
- Crescimento: é feita uma divulgação do produto permitindo o crescimento das vendas do mesmo.
- Maturidade: a procura estabiliza, o produto já é conhecido. Logo o crescimento de uma empresa é feito á custa das restantes.
- Declínio: devido ao aparecimento de outros produtos ou por o produto deixar de satisfazer os compradores.
O conhecimento da fase do ciclo do produto é estritamente necessário para a definição da estratégia da empresa.
-
Preço
O preço de um produto é o valor que o comprador terá de pagar para o adquirir, este conceito não se altera do comércio tradicional para o comércio eletrônico. O preço pode ser um dado do mercado ou resultado de forças entre concorrentes.
Uma empresa para fixar um preço baseia-se na sua estratégia, tendo em mente os seus objetivos. É usual definir objetivos estratégicos utilizados para se obter uma política de preços:
- Penetração do mercado – esta estratégia consiste em colocar no princípio o produto a um preço acessível de modo a conseguir o maior número de clientes, no entanto a empresa tem em vista subir este preço após o esforço de penetração.
- Desnatação de Mercado – esta estratégia tem por objetivo ir controlando a procura. No princípio o produto terá um preço elevado, de forma a atingir os segmentos de rendimentos mais elevados, seguindo-se uma gradual baixa de preço para atingir consumidores de outros segmentos.
-
Promoção
A promoção é um conjunto de ações que a empresa desenvolve com o intuito de dar a conhecer o seu produto ao consumidor bem como a sua utilização.
As atividades promocionais consistem em:
- Venda Pessoal: o contacto entre o vendedor e o consumidor é direto.
- Promoção de vendas: são os incentivos, prêmios ou descontos, oferecidos ao cliente que compre o produto.
- Divulgação: são todas as formas de comunicação com o consumidor de maneira a elucidá-lo sobre o produto.
- Publicidade: é qualquer forma paga de promoção do produto, suas características, funções ou formas de utilização, que visa a atingir potenciais consumidores.
-
Praça
Depois de definido o produto, há a necessidade de coloca-la perto do consumidor. Temos então a praça do produto que consiste no transporte do mesmo, nos níveis de stocks e a localização geográfica ou seja, garantir que o produto esteja no local onde se efetua a transação.
Mas a principal preocupação é a escolha do canal distributivo, isto é, os intermediários entre a empresa e o consumidor. Esse tipo de intermediário vai depender dos hábitos de compra, a distribuição geográfica do consumidor, as características físicas do produto, a facilidade de transporte, como é feita a distribuição pela concorrência, os canais de distribuição da empresa, etc.
Finalmente há que gerir o canal para garantir bons resultados nas vendas e a satisfação dos consumidores.
Esperamos que com esta matéria você tenha entendido um pouco melhor o que é o Marketing na sua base. Qualquer dúvida nos contacte
Muito Obrigado esse conteúdo me ajudou muito.!!!