Como promover seu negócio com e-mail marketing

Algo presente nos mercados virtuais há muitos anos é o e-mail marketing, e nem poderia ser diferente, afinal, esta é uma das estratégias mais eficientes para ganhar público e clientes em ambientes digitais. Portanto, aproveite nosso post para pegar dicas sobre como usar email marketing para promover seu negócio na internet.

Vale lembrar que email marketing é apenas uma das estratégias de marketing digital usadas para obter bons retornos na internet. Diante disso, vale a pena dar uma olhada na trajetória de especialistas na área para se inspirar e ter um norte na hora de definir os próximos passos da sua empresa no marketing digital.

Vantagem de usar e-mail marketing

Depois que você entende mais sobre marketing digital, fica muito evidente a razão pela qual muitas pessoas apostam no email marketing. A principal vantagem desta ferramenta é sem dúvidas, o custo x benefício.

Realmente não há maneira mais barata e objetiva para atingir milhares de clientes do que contactá-los através de e-mails bem escritos e atrativos. Não é à toa que as maiores empresas de e-commerce do país investem tanto neste recurso. Dê uma olhada em sua caixa de entrada, verá várias mensagens de empresas como Americanas, Casas Bahia, Magalu entre outras, isso só acontece porque eles obtêm um excelente retorno com estas campanhas.

Detalhes para ter em mente antes de iniciar suas campanhas

Saber que e-mail marketing é uma ferramenta eficiente é muito bom, mas é preciso salientar que para obter bons resultados, é preciso seguir alguns princípios, para facilitar listamos eles a seguir:

  • Tenha links levando ao seu site.
  • Evite imagens apelativas.
  • Entregue descontos ou condições especiais de pagamento.
  • Desenvolva um conteúdo que performe bem em plataformas mobile.
  • Não envie e-mails com alta frequência.
  • Use assuntos que deixem os destinatários curiosos.
  • Use algum nível de personalização (nome, cidade etc).

Com esses pontos em vista você evita muitos erros primários que podem acabar com o potencial das suas campanhas. Então o próximo passo seria utilizar modelos bem estruturados e eficientes para o tipo de conteúdo que você cria e, mais importante que isso, para seu público alvo. Para isso veja este guia completo sobre modelos de e-mail marketing.

Use ferramentas dedicadas

Felizmente hoje em dia existem diversas ferramentas que visam oferecer as melhores soluções para campanhas de e-mail marketing bem sucedidas, que disparam milhares de e-mails em segundos e atingem um público imenso em pouquíssimo tempo.

Então, na hora de fazer seu planejamento, escolha uma que ofereça os recursos que deseja, templates bonitos e atrativos e principalmente, que seja intuitiva e fácil de mexer. Quanto mais simples for melhor, desta maneira você deixa para “gastar” os neurônios pensando no conteúdo que vai trazer os retornos almejados.

Crie sua própria lista de e-mails

Algo que já foi muito comum e que talvez você já tenha ouvido falar, é a compra de listas de e-mail. O que a princípio pode parecer uma boa, comprar uma grande quantidade de e-mails por um preço baixo.

No entanto, diversas análises já mostraram que isso é muito ineficiente, principalmente porque você não consegue filtrar o público alvo, ou seja, mandar uma propaganda de acessórios automotivos para quem não tem carro, por exemplo, é uma estratégia fadada ao fracasso.

Portanto, para obter uma boa taxa de conversão (vendas), o melhor é você mesmo criar sua lista de e-mails através de estratégias como landing pages. Desta maneira, seus leads serão qualificados, ou seja, seu público alvo será composto por pessoas que já demonstraram algum interesse nos produtos, serviços ou assuntos que você aborda. Esse fator aumenta bastante as chances de conquistar o cliente e ou leitor.

Faça análise de dados e correções pontuais

Não adianta achar que já vai começar arrasando, é muito difícil acertar e obter bons resultados já na primeira semana. Portanto, é fundamental que você fique de olho nas métricas da sua campanha de e-mail marketing e que vá testando diferentes maneiras de abordagem, linguagem, layout etc.

Com dados como número de e-mails abertos, número de clicks e porcentagem de conversão servem para nortear suas correções. Assim a tendência é que os resultados melhorem com o passar dos dias.

Aliás, é importante também ter paciência, uma campanha de e-mail marketing é sempre pensada a longo prazo, você precisa enviar diversos e-mails para criar engajamento com seu público alvo para conduzi-lo lentamente ao objetivo, seja ele uma compra, assinatura ou registro.

Mas também é importante ficar atento para não disparar e-mails demais, pois um excesso de mensagens pode dar a sensação de spam e assim tirar o interesse dos destinatários. O ideal é testar frequências diferentes para ver qual a periodicidade ideal para falar com seu público.

Conclusão

O e-mail marketing é uma ótima maneira de se comunicar com sua audiência e obter uma ótima taxa de conversão, até por isso observamos uma proliferação de landing pages com a intenção de coletar e-mails qualificados para as campanhas.

Sabendo disso, é altamente recomendável que você estude bastante sobre o assunto, que leia guias como este e que faça testes, dessa forma, vai adquirindo o conhecimento e experiência necessários para criar campanhas que vão promover seu negócio e coletar excelentes resultados.

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