Estamos numa época em que a maioria da população comunica através da internet, devido à facilidade de combater a distância. Um dos meios mais utilizados tanto por pessoas como por empresas (embora com intuitos completamente diferentes) são as redes sociais. Hoje vamos indicar-lhe quais as redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo, de forma a poder rentabilizar as suas estratégias de marketing digital para este tipo de plataformas.
Redes sociais mais utilizadas
De seguida vamos indicar-lhe quais as redes sociais mais utilizadas, de modo a poder analisar e verificar a viabilidade de utilizar algumas delas como parte integrante da sua estratégia de marketing digital (se ainda não utiliza nenhuma como meio de comunicação, pense melhor sobre o assunto).
-
Facebook
É a rede social. Quase todas as pessoas utilizam o Facebook (são mais de 1,4 bilhões de pessoas que têm conta nesta rede social, e no Brasil estima-se que mais de 10 milhões acedam diariamente a esta plataforma). Se não tem uma conta criada, é melhor repensar a sua estratégia, pois é bastante fácil utiliza-la para chegar aos seus potenciais clientes. Veja este artigo e aprenda a fazer marketing nesta rede com o Facebook Ads.
-
LinkedIn
É uma rede social voltada exclusivamente para o meio empresarial. Qualquer pessoa pode criar um perfil e atualiza-lo com as informações do seu currículo (ultimo trabalho, curso tirado, média…). A nível empresarial é ótimo para a promoção do seu trabalho e das suas habilidades, e encontra-se em fase de crescimento contando atualmente com mais 400 milhões de utilizadores em todo o mundo (no Brasil são mais de 1 milhão). Veja este artigo e saiba por que você deve usar o LinkedIn.
Veja também:
A rede social que foi recentemente adquirida pelo Facebook tem sido a que tem obtido um maior crescimento anual, conta atualmente com mais de 500 milhões de utilizadores (só no Brasil são mais de 1 milhão). Esta rede funciona através da partilha de imagens sendo ótima para promover diversos tipos de produtos (roupa, comida, mobília…).
-
Google Plus
A rede social do Google é também uma boa aposta, pois é possível interligar-se a todos os seus contatos de email, criando grupos de pessoas a seguir e podendo também partilhar qualquer tipo de informação. Embora no Brasil não tenha nem de perto nem de longe o mesmo número de utilizadores das outras redes sociais é um bom local para alavancar o seu negócio (por exemplo se quer o nome da sua empresa no Google Maps tem de criar uma conta Google Plus).
-
Pinterest
Esta rede social conta com mais de 200 milhões de utilizadores dos quais 200 mil são brasileiros. É um ótimo local para apresentar a sua empresa de forma mais visual, utilizando infográficos, tabelas e até mesmo para explicar como fazer determinada coisa. A imaginação é o limite quando utiliza o Pinterest.
-
Twitter
Embora não seja a rede social com um maior número de utilizadores no Brasil, é ótima para promover a sua empresa em 160 caracteres. Por exemplo se publicar algum artigo, pode colocar lá e indicar aos seus seguidores o link e o tema para que eles tenham conhecimento.
Esperamos que esta lista de redes sociais o ajudem a melhorar a sua estratégia de marketing digital. No entanto é importante que nem todas as redes sociais são adequadas para todos os tipos de negócio, por esse motivo deve fazer antes um estudo e confirmar se é ou não rentável investir em algumas delas.