Search
Close this search box.

Como a verificação KYB ajuda a melhorar a segurança da cadeia de suprimentos

Compartilhe:
verificação KYB, segurança digital, notebook
Imagem: Freepik

A gestão da cadeia de abastecimento é a base da estabilidade econômica e do bom funcionamento das operações comerciais em todo o mundo. No entanto, muitas empresas têm de enfrentar consequências graves devido às lacunas no sistema de gestão da cadeia de abastecimento que afetam o crescimento financeiro da empresa. Portanto, deve-se confiar nos fornecedores para defender as negociações financeiras e éticas em um negócio. Por exemplo, fraudes em compras e fornecedores são os problemas mais comuns relacionados aos fornecedores.

De acordo com o AICP, este problema é mais provável de ocorrer em empresas que não possuem medidas de segurança. Para evitar tais interrupções, é importante usar serviços de verificação comercial. KYB (Know Your Business – Conheça Seu Negócio) tem como objetivo facilitar o processo para os executivos da empresa, automatizando o processo de seleção de fornecedores.

Este artigo concentra-se na importância das soluções de verificação KYB para aumentar a segurança das cadeias de abastecimento.

Compreendendo os riscos da cadeia de suprimentos

Antes de implementar uma solução e conhecer o seu negócio, é essencial ter uma visão holística dos riscos da cadeia de abastecimento. Em primeiro lugar, existem riscos externos, que incluem catástrofes naturais ou provocadas pelo homem. Nesta categoria, os líderes executivos só precisam de se preocupar com questões políticas. Por exemplo, se um fornecedor opera em uma região sancionada, isso também pode causar problemas jurídicos para a empresa.

Continue depois da publicidade

Em segundo lugar, os riscos internos, como as licenças de fornecedores, também devem estar no radar dos líderes operacionais. Licenças falsificadas e expiradas podem causar problemas na cadeia de abastecimento.

De acordo com uma pesquisa, 30% dos entrevistados sofreram fraude na cadeia de suprimentos em 2021. Os líderes executivos são responsáveis ​​pela implementação de serviços completos de verificação KYB e pela proteção do negócio contra tais casos.

Importância da verificação do fornecedor

Trabalhar sem problemas com os fornecedores da cadeia de abastecimento e tirar o máximo partido destas relações é tão crucial para as pequenas empresas como para as grandes empresas.

Conforme discutido, a fraude do fornecedor e os riscos de segurança podem perturbar o fornecimento contínuo de matérias-primas ou produtos. No entanto, lidar com esses desafios garante um trabalho contínuo com os fornecedores e vendedores.

Continue depois da publicidade

Além de uma perspectiva comercial, as empresas devem verificar legalmente os seus parceiros ao abrigo das leis ABC. Portanto, as soluções de verificação KYB são essenciais para as empresas automatizarem o processo de autenticação do parceiro de negócios.

Melhores práticas para verificação KYB na cadeia de suprimentos

A verificação dos negócios é contínua, pois as empresas devem manter informações atualizadas sobre seus parceiros. Esta é uma tarefa que exige muitos recursos, mas o atual cenário em evolução das regulamentações aumenta a complexidade.

Para maximizar o desempenho de uma solução e conhecer seu negócio, os líderes devem compreender suas melhores práticas. Os seguintes pontos constituem os contornos fundamentais de um processo KYB que as empresas devem observar:

  • Conduzir a devida diligência

A realização da devida diligência na fase de integração é a primeira e mais crucial etapa de qualquer política de verificação KYB. Este processo pode envolver a verificação da presença legal do fornecedor, verificação de licenças e validação de identidades. Os fornecedores são obrigados a enviar documentos, que passam por um rigoroso processo de verificação cruzada em bancos de dados internos e externos.

Continue depois da publicidade

A realização da devida diligência durante a verificação de uma empresa garante que os fornecedores não sejam incluídos nas listas de sanções. Por exemplo, se o fornecedor operar em um país na lista negra, isso também poderá resultar em problemas jurídicos para a empresa.

  • Verificação KYB automatizada

Conforme mencionado acima, realizar a verificação KYB manual na fase de integração e depois durante o monitoramento contínuo é uma tarefa que consome muitos recursos e tempo. Por outro lado, a Soluções KYB automatizada pode gerenciar a verificação e gerenciamento de fornecedores enquanto se integra perfeitamente ao sistema existente da empresa.

Portanto, não há necessidade de sessões de treinamento complexas para compreender a tecnologia. Além disso, saiba que suas soluções de negócios ficam atualizadas com as regulamentações em evolução. Os líderes empresariais podem concentrar-se na liderança estratégica em vez de se preocuparem com regras.

  • Implementar abordagem baseada em risco

Ao contrário de uma abordagem reativa, a abordagem baseada no risco na verificação KYB visa identificar e avaliar riscos potenciais na fase de integração. Neste processo, o fornecedor é verificado em relação a listas de pessoas politicamente expostas (PEPs), meios de comunicação adversos e outras listas de vigilância AML.

Continue depois da publicidade

Depois de avaliar o risco, as empresas adotam procedimentos de mitigação adequados para garantir a proteção do negócio. Como tal, as conclusões são comunicadas às autoridades reguladoras para medidas adicionais contra fornecedores sinalizados.

Principais conclusões

Toda cadeia de abastecimento é baseada em relações de parceria e só pode funcionar bem se as relações estiverem de acordo com os regulamentos. Fazer negócios com um fornecedor sancionado pode levar a empresa a sérios problemas jurídicos, resultando em perdas monetárias e de reputação.

A implementação de uma solução eficaz de conhecimento do seu negócio protege os interesses dos negócios e dos clientes. Os serviços de verificação KYB fornecem soluções KYB automatizadas para facilitar a conformidade das empresas e garantir a segurança.

Veja também:

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Veja também:

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.