A retenção de líquidos é algo que afeta cada vez mais pessoas ao redor do mundo, nesta matéria vamos dar-lhe algumas explicações das causas e algumas dicas de como prevenir a mesma. Você vai ver que não é assim tão difícil.
O que é a retenção de líquidos?
Quantas vezes você não sentiu já os pés ou as pernas inchadas e pesadas? Muitas certamente. O mais provável é fazer parte do grupo de pessoas que sofre com a incômoda retenção de líquidos. Este é um problema desconfortável e são as mulheres as principais afetadas. Aliás, a retenção de líquidos afeta mesmo a grande maioria das mulheres.
Caracteriza-se (tal como indica o nome) pela acumulação de líquidos nos tecidos corporais e ainda que possa ocorrer em qualquer parte do corpo é mais frequente nas extremidades do corpo (mãos, braços, pernas, pés e tornozelos). Esta retenção surge normalmente sob a forma de inchaço e ocorre porque o sistema linfático não tem capacidade de drenar estes fluídos para a corrente sanguínea.
A retenção de líquidos pode dever-se a inúmeras causas, das quais salientamos:
- Alterações hormonais (típicas do ciclo menstrual ou da gravidez, por exemplo),
- Estilo de vida sedentário
- Má alimentação
- Utilização excessiva de medicamentos
- Doenças (tiroide, no fígado ou no coração)
- Consumo excessivo de sal
No entanto você sabe que há formas de prevenir e evitar a retenção de líquidos. As dicas que lhe vamos deixar a seguir podem dar uma ajuda nesta que parece ser uma tarefa bastante difícil.
Veja também:
6 dicas para evitar a retenção de líquidos
1 – Tenha uma alimentação saudável
Apostar numa alimentação saudável vai contribuir para prevenir e evitar a retenção de líquidos e vai ainda ser benéfico para a sua saúde em geral. Se quer “fugir” dessa problema, o melhor é começar já a cortar nos alimentos muitos gordurosos, no sal, açúcar e bebidas alcoólicas. Além disso, deve consumir alimentos ricos em potássio. Este mineral está presente em praticamente todos os alimentos, ainda que se destaquem as frutas, vegetais e leguminosas (batata, tomate, cenoura, abóbora, banana, pera, amendoim, abacate, meloa ou mamão são apenas alguns exemplos).
2 – Faça exercício físico
À semelhança da dica anterior, sofra ou não com esse problema, praticar exercício físico é algo que só lhe faz bem. Mas neste caso específico desempenha um papel muito importante visto que melhora a circulação sanguínea e evita a retenção de líquidos. Uma boa caminhada ou corrida são duas boas opções para quem não gosta de academias.
3 – Evite estar muito tempo na mesma posição
Se passa muito tempo na mesma posição (sentada ou em pé) tente inverter essa tendência e fazer alguns exercícios simples para estimular a circulação. Pode levantar-se e dar uma volta, ou fazer alguns alongamentos como esticar os braços ou girar os tornozelos, por exemplo. A outra solução passa por usar meias de descanso ou elásticas.
4 – Beba muita água (sim cá está a água de novo)
A água é a sua melhor aliada na luta contra a retenção de líquidos. Consumir os famosos 1,5 a 2 litros de água por dia vai manter o seu organismo hidratado e combater a retenção de líquidos.
5 – Eleve as pernas
Manter as pernas (um pouco) elevadas enquanto está sentado ou quando estiver deitado, pode ajudar a estimular a circulação sanguínea e, consequentemente, evitar o desconforto da retenção de líquidos.
6 – Faça massagens
Ativam a circulação sanguínea e melhoram a irrigação dos tecidos corporais, prevenindo a retenção de líquidos. Claro que sozinhas não farão o trabalho todo, deve conjugar as massagens com os restantes hábitos que apontamos antes.
Esperamos que com estas 6 dicas, você consiga combater a retenção de líquidos e começar a desinchar as suas pernas ou tornozelos. Se entretanto tiver alguma dúvida nos diga.