Aprenda a usar a tela verde e crie vídeos profissionais
Imagem: antb/Depositphotos

Já é possível criar vídeos profissionais e com efeitos especiais, utilizando apenas uma tela verde, sem que necessite sair de casa e de ter muito dinheiro.

Você vai aprender a utilizar a tela verde no editor de vídeo Filmora, para criar vídeos com cenários e fundos diferentes. Através de uma série de alíneas, em poucos minutos você vai dominar esta técnica de tela verde.

O que é a tela verde?

A tela verde, também conhecida como Chroma Key (chave de croma – tradução Proddigital Idiomas) é uma técnica que permite criar efeitos visuais.

É utilizada quando se pretende substituir o fundo, por qualquer outra imagem, vídeo ou cenário.

Esta técnica pode ser utilizada tanto para produzir vídeos, mas também fotos. É uma das técnicas de edição de vídeo mais utilizadas para produzir filmes de ficção científica e muitos outros.

O nome tela verde sugere que a sua cor seja verde, embora esta técnica pode ser realizada com qualquer fundo colorido. No entanto a cor verde e azul são as que funcionam melhor e mais populares.

O importante é utilizar apenas uma cor sólida e que não se encontre presente em outros elementos da filmagem.

Onde utilizar a técnica da tela verde?

O aumento do número de criadores de vídeos, streamers e youtubers levou a uma maior competitividade no tipo de vídeos que os usuários querem assistir. Assim, com a tela verde, você conseguirá desenvolver vídeos profissionais onde a sua imaginação será o limite.

Uma das possibilidades onde você pode utilizar este efeito é no YouTube, para a criação de vídeos onde altera o local em que se encontra, transportando-o para cenários fantásticos ou adicionando algum objeto na sua sala.

Também para a criação de vídeos para as suas redes sociais, como o TikTok que requer uma boa imaginação.

E para complementar é possível criar imagens de alta qualidade, adicionando o local onde você se encontra, podendo assim simular que você se encontra num jacto privado, por exemplo.

Filmora

Filmora é um editor de vídeo disponibilizado pela Wondershare, uma empresa desenvolvedora de vários outros aplicativos relacionados com vídeo e imagem.

Este software de edição de vídeo é reconhecido pela sua facilidade de utilização para usuários sem experiência na área.

Com bastantes efeitos, filtros e elementos à disposição, torna-se um dos melhores no mercado para criar vídeos para o seu canal do YouTube ou para as suas redes sociais.

As suas funcionalidades estendem-se para além de vídeo, pois permite também controlar ferramentas de som.

Para complementar a edição de vídeo, o Filmora ainda permite exportar o vídeo finalizado diretamente para o seu canal no Youtube, Vimeo ou para as tradicionais formas de armazenamento.

Como utilizar a tela verde com Filmora

Atualmente com este editor de vídeo é possível utilizar a tela verde tanto no sistema operacional Windows como em Mac também.

O Filmora permite usufruir desta técnica utilizada para criar os efeitos visuais em grandes produções de filmes de Hollywood, de uma forma simples e completa.

1. Gravação do clipe ou fotografia

Antes de começar a gravar, idealize o cenário que você pretende fazer, para ter uma ideia do que como ficará o resultado final.

Para a sua filmagem, tenha uma tela verde ou de outra cor, senão pelo menos permaneça junto a uma parede de cor sólida e uniforme.

O processo de edição será mais fácil caso a sua cor de fundo não esteja presente em nenhuma das suas roupas nem em você, então tome atenção a esse detalhe.

2. Importar clipe e imagem de fundo

Importe para Biblioteca de Mídia no Filmora o clipe que você gravou e também o vídeo ou imagem que contenha o cenário que você pretende adicionar à sua gravação.

3. Colocar na Timeline

Neste momento você apenas necessita adicionar os arquivos que importou, na timeline do editor de vídeo.

Primeiro arraste para a timeline a imagem ou clipe que pretende inserir no local da sua tela verde, seja o seu cenário paradisíaco, um ambiente futurista ou qualquer uma das suas ideias geniais.

De seguida adicione uma nova faixa de vídeo, tal como a imagem abaixo indica.

Agora você coloca nessa nova faixa da timeline o clipe que você gravou, que contém a tela verde no fundo.

Por fim, mova o seu cursor e clique duas vezes sobre esse último clipe para abrir o menu com as definições. Na seção Chroma Key, assinale a caixa para a funcionalidade ficar ativada.

Não se esqueça de cortar e ajustar os seus clipes ou imagens, para que ambos fiquem com a duração final que você pretende.

4. Edição e ajustes

Nesta fase final, você já deve conseguir ver os resultados funcionais no seu vídeo.

Agora é possível realizar ajustes, para o seu clipe e o seu cenário se unirem melhor. Através da tolerância, deslocamento, espessura e leveza de borda. Ou se necessário alterar a cor que pretende que se torne transparente, de forma a colocar a sua imagem nesse local.

Também, através do botão Canal Alfa é possível obter mais eficácia e detalhe ao utilizar o efeito de tela verde.

Ao ativar esta funcionalidade, você torna a imagem em preto e branco sendo que tudo o que estiver em preto ficará transparente (vai desaparecer e você colocará o seu cenário nesse local). Por sua vez, tudo o que permanecer a branco continua no vídeo.

No fim, termine desmarcando o botão Canal Alfa, para o efeito ficar guardado e voltar a ver as cores.

5. Finalizar e guardar efeito tela verde

Assim que entender que o vídeo está completo e que o efeito bem efetuado, clique em OK no canto inferior direito do menu.

Desta forma o efeito tela verde fica concluído e você pode prosseguir em outras fases da edição do seu vídeo.

Considerações finais

Agora você já aprendeu a utilizar esta nova técnica de edição de vídeo. Assim você conseguirá usar todas as funcionalidades relacionadas com esta ferramenta da tela verde, para criar os seus vídeos profissionais e conseguir surpreender os seus amigos ou o seu público-alvo.

Aqui você encontra indicações de como utilizar a tela verde no Filmora, não sobre outras funcionalidades incríveis que este editor de vídeos permite fazer. Se você pretende saber mais sobre este aplicativo, confira as suas melhores ferramentas para que você consiga criar vídeos com maior facilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui