Drag-and-drop, traduzido diretamente significa exatamente arrastar e soltar.

É o termo utilizado para descrever alguma ferramenta que funciona nesse sistema de arrastar e soltar algum objeto em alguma interface.

Drag-and-drop na internet

O nome tornou-se famoso em vários websites e aplicativos na internet, pois é aí que é utilizado em grande maioria.

drag-and-drop

De forma resumida, um sistema drag and drop normalmente funciona para simplificar alguma operação que no passado necessitava de bastante mais trabalho.

Hoje em dia facilmente se constrói um website online com recurso de arrastar e soltar os elementos na interface como por exemplo caixas de texto, menus e imagens.

Plataformas como o WordPress, Wix e Jimdo disponibilizam o uso de tecnologias drag-and-drop.

Assim o desenvolvimento de um website torna-se bastante mais fácil para usuários com pouca nenhuma experiência em código HTML, CSS ou JavaScript.

Jogos e aplicativos

Igualmente nos jogos para smartphones ou computadores se encontra a mesma tecnologia.

Seja em jogos puzzle ou em pequenos desafios que se encontra ao longo do jogo, é possível interagir em algum momento com o arraste de qualquer objeto para um local definido.

drag-and-drop-exemplo

Do mesmo modo existem milhares de aplicativos que utilizam a mesma tecnologia seja para construir algo de forma mais rápida e simples ou para também melhorar a experiência do usuário. Wufoo e Unbounce são aplicativos que utilizam drag and drop.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here