Instagram é uma rede social, que permite seus usuários compartilhar fotografias e vídeos, destacando-se principalmente por apenas aceitar publicações de conteúdo visual, não permitindo assim a publicação de texto.
Com o principal objetivo de interagir com outros usuários e de compartilhar conteúdos pessoais, o Instagram é um aplicativo interativo, que permite encontrar outros usuários através de hashtags, incentiva a explorar publicações por meio de localizações e também de seguir as celebridades mais famosas.
Plataforma
O aplicativo surgiu quando os smartphones estavam a emergir no mercado e foi a sua forma inovadora de apresentar publicações que conquistou os usuários.
Uma interface simples de usar, com todos os recursos necessários onde apenas é necessário deslizar para acessar a novas fotos. Não é necessário preencher informações pessoais.
O Instagram é diferente das outras redes sociais, pois não apresenta notificações quando alguém altera a foto de perfil, nem mostra quando um usuário faz anos, focando-se apenas nas fotografias que cada usuário decide postar.
O Instagram também está disponível em website para utilizar no browser, embora possui algumas limitações e não permite postar uma fotografia.
Então é utilizado principalmente como app, no smartphone, devido à sua quantidade de usuários jovens.
Interatividade
No Instagram é mantido o conceito tradicional de rede social, pois é possível interagir uma fotografia através de um gosto, comentário e compartilhamento.
Na hora de postar uma nova foto, é possível usufruir das ferramentas disponíveis no Instagram para melhorar a sua imagem. É permitido ajustar a fotografia, rodar, recortar, definir tonalidade, luminosidade, sombra e muitos mais detalhes.
Também é possível adicionar filtros pré-definidos, que tornam suas imagens mais bonitas, à distância de um clique.
Muitas vezes a simples adição de um filtro pode aumentar o número de seguidores e gostos que o seu perfil recebe, pois o pode tornar mais bonito.
Instagram Stories
As Instagram Stories permitem compartilhar qualquer momento do seu dia que você não pretende manter no seu perfil, diferente de uma postagem.
Quando você compartilhar várias fotografias ou vídeos na sua história (Storie), estes aparecem juntos, em sequência durante um período de 24h.
Para publicidade e negócios
Com a evolução do mundo digital, hoje em dia qualquer negócio ou empresa necessita ter uma presença online nas redes sociais.
Mas não é suficiente possuir uma página, pois é preciso também escolher os temas corretos a postar, para potencializar negócios e chegar a novos clientes.
Sendo um dos aplicativos com mais usuários no mundo, torna-se uma ótima janela para qualquer empresa lançar uma campanha de marketing.
IGTV
Apresentado como a próxima geração de vídeos, o IGTV permite criar vídeos no formato vertical, com duração mais longa que as Stories.
Pretende aproximar os criadores de conteúdo com seus seguidores, para que os vídeos obtenham qualidade profissional, como em uma televisão, com edição disponível.
Propriedade do Facebook
O Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012 e com objetivo de aproximar os aplicativos e demostrar mais transparência nos seus produtos, o aplicativo vai mudar de nome na Play Store e App Store, tornando-se assim Instagram from Facebook.