Parece modinha, mas não é. Entender onde a Inteligência artificial pode ser usada pode te ajudar a perceber a importância dela. Essa tecnologia já vai muito além de Matrix e outros filmes que fantasiaram suas aplicações.
Ela tem uma aplicação muito menos apocalíptica e mais prática do que os cineastas imaginaram que poderia ser. Está muito mais próximo de Os Jetsons do que de O Exterminador do Futuro.
Pronto para descobrir suas aplicações em pleno século 21? Um spoiler: até na análise de banco de dados de clientes ela pode ser usada.
O que é inteligência artificial
Há quem brinque que não tem como ter inteligência artificial sem ter a natural primeiro. E isso é bem verdade. Uma inteligência artificial só existe porque um ser humano programou ela para ser assim.
Então, resumindo, inteligência artificial é uma tecnologia criada por humanos que tem a capacidade de executar ações e tomar decisões de forma autônoma.
Confira um artigo completo sobre o que é Inteligência Artificial e os tipos existente.
História da Inteligência artificial
Não existe um pai da inteligência artificial. Há alguns que gostem de falar que Alan Turing foi o verdadeiro criador da IA, mas na verdade existem muitos protagonistas. Todos com um sonho em comum: criar uma máquina que pudesse pensar e agir como um ser humano.
Em teoria, a primeira aparição sobre o assunto foi em 1950, pelo cientista da computação Alan Turing. Você pode saber mais sobre essa história no filme “O jogo da imitação”. Ele criou o Teste Turing, que foi realmente um marco para essa ciência.
Pouco depois, em 1956, aconteceu a primeira conferência sobre o assunto, onde o tema ganhou um nome, dado pelo o matemático John McCarthy, que apresentou o conceito de Inteligência Artificial. No mesmo ano, surgiu o primeiro software com IA, do trio Allen Newell, J.C. Shaw, e Herbert Simon.
Dá para ver pela proximidade dos acontecimentos que muita gente estava trabalhando no mesmo campo, não é mesmo?
Agora, falando de marcos importantes, vamos 1964, ano em que foi criada a ELIZA, o primeiro chatbot do mundo. A ELIZA imitava uma psicanalista e era comandada por dados, algoritmos e palavras-chave.
Depois, vieram várias outras tecnologias de IA que foram uma verdadeira mão na roda. Até chegar hoje em dia com a SIRI, Alexa, relógios inteligentes, sistemas de GPS e várias outras funcionalidades incríveis que mudaram a forma de viver.
Agora, chega de história. É hora de descobrir onde a inteligência artificial pode ser usada, inclusive, para aprimorar o seu negócio.
Onde a Inteligência Artificial pode ser aplicada atualmente
Há pouco mais de meio século, a Inteligência Artificial evoluiu assustadoramente. Hoje ela está inserida no nosso cotidiano de forma quase imperceptível e presente em tarefas rotineiras, em corporações, otimização de processos e até em protocolos de segurança.
Aqui, você vai ver 5 aplicações interessantes que você pode levar para o dia a dia da sua empresa.
1) Gestão de processos
Nos tempos em que ainda não existia a IA na gestão de processos, uma grande parte do tempo era gasto com a criação manual de mapas de processos e fluxos de trabalho das equipes. Agora, esse trabalho pesado é da IA.
Claro que o trabalho humano não foi excluído. Alguém precisa informar pro sistema o que ele precisa saber: dados para monitorar e qualquer outra necessidade. Então a IA faz o resto.
Inclusive, ela é capaz de identificar falhas no fluxo de trabalho, avaliar a produtividade de cada membro da equipe e, pasmem, sugerir melhorias. A análise de performance foi elevada a outro nível.
2) Análise de risco
Saber avaliar dados para prevenir e fazer uma gestão de risco eficiente é um diferencial e tanto em uma empresa. A Inteligência Artificial vem com diferenciais para identificar e gerenciar riscos de diversas áreas, como:
- financeira;
- operacional;
- e segurança.
Na área financeira, ela é capaz de monitorar transações e perceber irregularidades – ou até mesmo fraudes. Também consegue traçar perfis de clientes, mesmo dos desbancarizados, provendo uma gestão de risco de crédito eficiente e democrática.
Na parte da operação, ela verifica padrões e consegue prever problemas antes mesmo que eles ocorram, dando um tempo maior para encontrar soluções e respostas.
Na parte de segurança, os modelos preditivos são capazes de identificar ameaças de segurança que poderiam demorar para serem percebidos por um ser humano, isso blinda mais a empresa de ataques e invasões.
3) Assistentes virtuais
Essas são as formas mais usadas de IA hoje em dia. Seja a Siri, da Apple, a Alexa, da Amazon, o Bixby , da Samsung, ou várias outras tecnologias, a verdade é que elas estão mais presentes do que você imagina.
Elas são capazes de conectar diversos dispositivos eletrônicos e apresentar uma série de funcionalidades.
Saber usá-las em sua empresa é uma opção interessante, mas conseguir integrá-la na solução do seu cliente é mais enriquecedor ainda.
4) Automatização de tarefas
A tecnologia vem sempre para facilitar algum processo para o ser humano. A roda veio para ajudar a transportar cargas de forma mais rápida e menos cansativa, o fogo veio para aquecer ambientes e esquentar alimentos, o telefone para encurtar a distância entre pessoas, e por aí vai.
Da mesma forma, as tecnologias de IA vem para deixar as coisas mais simples. processos burocráticos e repetitivos podem ser facilmente automatizados com essas tecnologias. Isso faz com que os times tenham mais tempo para atividades que exijam inteligência, estratégia e criatividade.
5) Marketing direcionado
Investir em Marketing é essencial para uma empresa e a IA traz algumas funcionalidades para que esse dinheiro seja gasto da forma mais eficiente possível. A lista inclui:
- identificação de padrões de consumo;
- identificação de padrões de comportamento dos clientes;
- hiper personalização para cada cliente;
- automatização de envio de e-mails para público direcionado;
- lembrar clientes de itens abandonados nos carrinhos de lojas online;
- otimização de campanhas baseado em dados e algoritmos.
Existem várias outras funcionalidades da IA no Marketing. Mas todas têm uma coisa em comum: maximizar os resultados de suas campanhas e favorecer vendas.
Usar a IA é benéfico para empresas
A expectativa de crescimento na adoção da IA no mercado é grande. Afinal, apenas com o que mencionamos por aqui, dá para ver que há diversas respostas para a pergunta “onde a Inteligência artificial pode ser usada?”. Então busque as alternativas que façam sentido para o seu negócio e beneficie-se desse avanço tecnológico.