Pular para o conteúdo

Saque extraordinário do FGTS: veja data para retirada

Compartilhe:
Imagem do FGTS
FGTS - Divulgação

O saque extraordinário do FGTS trouxe expectativa para os trabalhadores com carteira assinada. Afinal, quem possui contas ativas ou inativas, poderá receber parte do lucro do FGTS, referente ao ano de 2023.

Com a confirmação da Caixa Econômica Federal, apesar do valor total ainda não ter sido definido, estima-se que mais de R$ 15 bilhões sejam transferidos para os trabalhadores brasileiros.

Sendo assim, se você faz parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, acompanhe a leitura até o final para saber mais sobre o saque extraordinário do FGTS. Vamos lá?

Quem pode fazer o saque extraordinário do FGTS?

Todos os trabalhadores formais, que possuem contas ativas ou inativas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço podem realizar o saque extraordinário do FGTS.

No entanto, vale ressaltar que, para isso, é necessário que o trabalhador tivesse saldo em suas contas até o dia 31 de dezembro do ano passado. Afinal, o saque é referente ao lucro do fundo em 2023.

Além disso, a Caixa Econômica Federal já confirmou os pagamentos. E o prazo para os depósitos, segundo a instituição, que é responsável pelas contas do FGTS, é o dia 31 de agosto.

Como consultar o FGTS?

Para quem é trabalhador e atua com o devido registro na Carteira de Trabalho, existem algumas formas disponíveis para realizar a consulta ao saldo e saber se terá direito ao saque extraordinário do FGTS.

Uma dessas formas é o aplicativo FGTS, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS. Pelo app, o trabalhador pode realizar consultas a respeito do saldo, conferir extratos, realizar solicitações de saques, entre outros serviços.

Além disso, também é possível conferir mais detalhes sobre suas contas do FGTS através do site da Caixa, ou ainda ligar para a Central Caixa ao Cidadão.

Assim, caso você constate que possuía saldo em 31 de dezembro de 2023, poderá realizar o saque extraordinário do FGTS, assim que os valores ficarem disponíveis.

Como sacar?

O saque dos valores das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ou FGTS, só ficam disponíveis em algumas situações específicas, como por exemplo:

  • Quando o trabalhador recebe demissão sem justa causa, ele pode realizar o saque do valor total disponível em suas contas ativas;
  • No caso de rescisão indireta, ou seja, se você for demitido por justa causa por seu empregador, também tem direito ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
  • Ao se aposentar definitivamente, todos os trabalhadores podem sacar o valor total disponível nas contas do fundo;
  • Outra possibilidade de saque, é quando o trabalhador pretende usar o saldo do FGTS para adquirir uma casa própria;
  • Trabalhadores diagnosticados com doenças graves também recebem autorização para sacar o valor, a fim de custear o tratamento.

Além disso, também é possível acessar os valores das contas do FGTS em outras circunstâncias. É o caso do saque-aniversário, desde que o trabalhador tenha feito a opção dessa modalidade, abrindo mão do saque-rescisão.

Para quem pretende comprar um terreno ou construir uma casa própria, a Caixa Econômica Federal também libera o valor do fundo, para ajudar nas despesas.

Fique atento às suas contas e saiba quanto e quando você vai poder realizar o saque extraordinário do FGTS. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.