Apple registra patente para simular som de qualquer lugar

A Apple registrou esta semana uma patente direcionada aos fones de ouvido e alto-falantes do MacBook. O seu objetivo passa por criar um sistema de som que permite simular som de qualquer lugar da sala.

apple-logo

Atualmente é possível usufruir de som a surgir de várias direções, através de um sistema de som surround, com recurso a múltiplos canais de áudio (5.1 ou 7.1).

A patente funcionará através de um sistema acústico virtual, que de maneira intencional aplica uma interferência no canal de transmissão, que faz com que os usuários sintam que o som vem de um lugar diferente dos alto-falantes.

apple
Conceito da patente

Assim torna-se possível de posicionar um som virtualmente em um espaço.

Esta nova patente pode ser útil tanto para o mercado dos jogos convencionais, assim como para aplicativos de realidade aumentada (AR). Igualmente pode ser usada para melhorar a sensação de presença, por exemplo enquanto ouve uma transmissão esportiva.

Também poderá ter aplicação no mundo empresarial, para melhorar chamadas de conferência ou para desenvolver novos aplicativos de entretenimento ou qualquer outra finalidade que seja útil esse sistema de simular som de qualquer lugar.

A Apple registrou a patente em 2018, embora neste momento ainda não existem planos para lançar a funcionalidade no mercado.

No entanto, este sistema virtual certamente poderá revolucionar a forma como o som é escutado, relativamente ao seu posicionamento virtual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here