Chega um momento que as tarefas da sua empresa devem ser organizadas, com cada membro da equipe sabendo exatamente o que fazer. Para te ajudar a ter os melhores resultados com organização, apresentamos o aplicativo Trello que Mantém todas as tarefas de um projeto sob controle, desde a ideia geral até aos detalhes mínimos.

Esse software é de grande renome e utilizado no mundo inteiro. Seus principais destaques são a efetividade, simplicidade e, principalmente, os excelentes resultados que empresas conseguem para melhorarem a produtividade.

ACESSAR
Compatível em Desktop e Smartphone

Sendo o melhor organizador de tarefas disponível hoje em dia, o Trello pode ser utilizado por equipes pequenas – até mesmo individualmente – como também para grupos grandes. Isso se deve pelo seu layout limpo e bem amigável, sendo muito difícil se perder, mesmo com vários usuários interagindo.

Ele foi idealizado para gerir projetos de startups, marketing, tarefas pessoais, casamentos e até remodelações, adaptando-se a cada categoria escolhida pelo usuário.

Nesse post vamos detalhar como funciona esse incrível aplicativo e seus principais diferenciais, com ele podendo ser acessado pelo app ou com o navegador, usando o Trello online.

Cooperação com Trello

A plataforma

O Trello apresenta-se simples e fácil de usar, disponibilizando todos os recursos necessários para a coordenação de um projeto em equipe.

Com uma interface intuitiva e disponível em Português, utiliza quadros, listas e cartões para organizar e priorizar todas as fases do projeto.

trello-logo

Otimizado para qualquer projeto

Uma das grandes vantagens do Trello é que a sua plataforma não se limita para o uso empresarial e profissional, sendo também ideal para projetos de pessoais.

No aplicativo é possível planejar as próximas férias em família, inserindo tarefas a realizar durante o processo ou com uma lista de coisas a não esquecer.

Facilmente pode ser partilhado com todos os membros da família, para que cada um tenha acesso ao plano de férias ou à sua tarefa na preparação das férias.

Do mesmo modo, também pode ser utilizado para organizar um projeto pessoal, como a renovação de uma cozinha nova, para armazenar uma lista de compras ou as tarefas a realizar diariamente.

Cartões

Simultaneamente, é possível gerir projetos profissionais e equipes em qualquer local do planeta.

Todas as fases do negócio podem ser adicionadas ao Trello, que torna disponível a visualização do processo para todos os membros da equipe.

Ao mesmo tempo, os projetos, podem ser privados ou compartilhados publicamente, através de um link.

Quadros

Em um quadro, ou chamado dentro do Trello de “Board”, será onde você irá organizar, listar e delegar as tarefas. Ele é uma tela azul grande onde toda a “magia” do aplicativo do aplicativo acontece.

Dentro de um quadro, você pode criar as listas e os cartões, que serão abordados com mais detalhes ainda nesse post.

Quando pode ter quantos boards quiser associados a sua conta. Eles podem ser compartilhados com diversos usuários, com eles podendo ter acesso, acrescentar informações e editar o que já está ali.

Logo na tela inicial do Trello, logo após fazer o login, você vai se deparar com uma opção “criar novo quadro”. Ao clicar nesse botão, o sistema vai automaticamente criar um board do zero para você organizar.

Cartões e listas

As listas são pequenos painéis dentro dos quadros do qual você irá sinalizar em qual fase está aquele processo.

Um bom exemplo para entender melhoras listas é usando uma equipe de redatores. Na primeira lista é a “Não iniciados” com os artigos que ainda não começaram o desenvolvimento. Na segunda “Em desenvolvimento” que são os textos que começaram a ser escritos. Por fim, na última, “Finalizados” quando a produção já foi entregue.

Lista

Quando você cria uma lista, é possível adicionar dentro dela cartões. Eles são basicamente responsabilidades e tarefas que precisam ser feitas.

Para entender melhor, ainda utilizando o exemplo da equipe de redatores, um cartão para a lista “Não iniciados” poderia ser o “fazer artigo de viagem”. São sempre deveres para a equipe saber o que precisa fazer.

É possível organizar os cartões por cores diferentes, que são chamados de etiquetas dentro da plataforma. Além disso, o Trello possibilidade definir data para finalizar o cartão e quem são os usuários responsáveis por ele.

Estes recursos de visualização permitem qualquer usuário colaborar durante o projeto e acompanhar o seu desenvolvimento, do início ao fim.

Multiplataforma

É possível organizar um projeto no Trello através de múltiplas plataformas. Encontra-se disponível no website uma plataforma de desenvolvimento dos cartões e listas com recurso a drag-and-drop. É suportado nos browsers Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer e Safari.

Ao mesmo tempo, também existem aplicativos para smartphone, compatíveis com Android e IOS. Permitem visualizar e gerir qualquer projeto, em tempo real, realizando uma atualização constante com as outras plataformas, funcionando em simultâneo.

trello-interface

Por outro lado, encontram-se disponíveis aplicativos desktop para download, em versão Windows e MacOS.

Integrações e funcionalidades do Trello

O Trello não se limita a listas de texto e imagens, e disponibiliza uma série de integrações poderosas, com outros aplicativos modernos, ideais para gestão de projetos.

De acordo com o seu website, a sua lista de funcionalidades é poderosa e extensa, sendo possível adicionar calendários, campos personalizados, cartões repetidos e muito mais.

Além disso, na parte de integrações disponibiliza Jira, Slack, Google Drive, InVision, Kanbans, metodologias Agile, entre outros mais.

Destacam-se áreas como Análise e relatórios, automação (Bots), comunicação e colaboração (Evernote, appear.in), ferramentas de desenvolvimento, gerenciamento de arquivos (Dropbox), marketing (Twitter), design de produto e suporte de vendas.

Documentação

Por fim, para qualquer usuário que deseja se iniciar no Trello, existe disponível um guia oficial.

Acessível para todos os níveis, o guia permite melhorar o processo de desenvolvimento na plataforma, através de uma excelente documentação com recurso a imagens.

Trello Gold para mais possibilidades

Apesar de sua versão gratuita já ser bem eficaz e de bom tamanho para organizar e gerenciar sua equipe, o app também disponibiliza uma versão paga, o Trello Gold.

Essa versão amplia bastante a experiência dentro da plataforma. Você irá ganhar pacotes de stickers e telas de fundo, aumenta o limite de arquivos que podem ser anexados e adiciona novos botões para interagir com os outros usuários do quadro.

Hoje, o Trello se tornou um software quase que obrigatório para grandes equipes se comunicarem e dividirem as tarefas entre si. Além de ser fácil de entender como funciona, ele tem muitas opções interessantes.

ACESSAR
Compatível em Desktop e Smartphone

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here