Upload é o termo utilizado para descrever o envio de dados para uma rede, seja isto de um computador para outro computador ou servidor.

A palavra provém do inglês, embora no Brasil também é conhecida por carregamento, envio ou subir.

Se você utiliza a Internet com frequência, é normal que já tenha realizado upload várias vezes.

upload

Quando você entra em um website, todos os conteúdos que se encontram na página tiveram de ser colocados na Internet. Para isso, os administradores dessas páginas realizaram upload de imagens e outros arquivos mídia para a rede.

A velocidade de upload (velocidade que você envia arquivos para a Internet), é bastante inferior à velocidade de download. Normalmente isso não se torna em um problema, pois é mais comum um usuário baixar arquivos, que enviar.

O termo upload é semelhante ao download, embora que invés de baixar conteúdo da Internet, você está subindo/enviando para ela.

É usado o termo “subir” pois os dados que trafegam na internet, também chamada de cloud (nuvem), considera-se que está acima de nós. Então, quando vamos enviar algum arquivo para internet, estando subindo esse arquivo.

Por isso o termo em inglês upload, carregar para cima, em uma tradução literária. E no caso do download, carregar para baixo, também em uma tradução literária.

Exemplos práticos

Quando você está colocando um vídeo em uma plataforma de vídeo como o YouTube, é necessário que você faça upload dos vídeos para que estes estejam disponíveis para outros usuários na rede.

O mesmo se aplica no momento de carregar uma fotografia, em suas redes sociais como Instagram ou Twitter.

Igualmente, durante os jogos online é necessário levar em conta a velocidade de upload, pois se esta for demasiado baixa poderá causar um ping alto, o que não é desejado.

Inclusive, em chamadas de videoconferência ou na visualização de filmes em streaming é realizado o upload de pacotes de dados por parte do remetente.

Quando são enviados arquivos para a cloud (nuvem), você está realizando upload de dados para a nuvem, embora alguns serviços, como a Dropbox, funcionam de forma a que seus dados sejam sincronizados automaticamente, como se apenas os enviasse para uma pasta enquanto que na realidade estes estão armazenados na nuvem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here