Um desafio inusitado, norte-americano Michael Anthony Lahue se destaca na MPB
imagem: JayPRO

Presente no Brasil desde meados de 1960, o gênero musical MPB, uma sigla derivada da expressão Música Popular Brasileira, surgiu como a segunda geração da bossa nova influenciado pelo jazz norte americano e traços do folclore brasileiro. O estilo musical conquistou muitos ouvintes, permanecendo em um patamar elevado até os dias de hoje.

Mas o que seria esta música brasileira interpretada por um estrangeiro? Formado como musicoterapeuta, no Brasil e nos Estados Unidos, Michael Anthony teve seu coração fisgado pelo ritmo brasileiro e vem destacando-se no cenário musical com a conquista de um público fiel e cada vez mais abrangente, após lançar carreira artística no Brasil.

Uma apresentação durante o Montreux Jazz Festival (Suíça), foi um divisor de águas para o caminho que viria então a trilhar, mais precisamente, a apresentação “Festa na Bahia”, com a participação de ninguém menos que Armandinho, Dodô e Osmar, Simone Moreno e Pepeu Gomes: “a sutileza e pureza da música foram determinantes, é a voz da alma expressa nas canções”, comenta o norte-americano.

Em 2003, Michael Anthony foi reverenciado a partir do lançamento de seu primeiro álbum: “Sonho”. Durante este período, o então jovem encontrava-se radicado nos Estados Unidos, e recebeu um importante apoio da imprensa brasileira na divulgação de seu trabalho: “um americano fazendo canções próprias da MPB em português era notícia e o primeiro jornalista que me entrevistou logo viu a semelhança entre minha trajetória e a do ‘menino veneno’ Ritchie”, conta.

Michael Anthony
imagem: JayPRO

Como cantor, pianista e compositor, logo Michael Anthony já estava compondo cada vez mais e mais, com um dicionário do lado, inspirado pela Bossa Nova e a obra de Tom Jobim. Já conhecido e reconhecido por muitos imigrantes brasileiros, logo viu seu nome ser veiculado por um dos principais jornais brasileiros nos EUA, o Brazilian Press, tendo sido convidado para uma entrevista. O depoimento de um colega ilustre, Gaudêncio Tiago de Mello (irmão do poeta Thiago de Mello), ficou gravado em sua memória: “tens uma ‘veia’ diferente, bem simples, com belíssimas melodias, cantadas num modo bem pessoal – o que faz o ouvinte se aproximar mais delas”. O apoio de colegas e reconhecimento do público o ajudaram a seguir firme neste desafio.

Casado e pai de três filhos, Michael Anthony fez do Rio de Janeiro sua casa durante um tempo, onde continuou fazendo shows e divulgando seu trabalho e lançando canções inéditas. Em 2007 mudou-se novamente para os EUA, onde continua radicado até os dias de hoje: “completei meu Mestrado em musicoterapia e atuo como musicoterapeuta e treinando estagiários de musicoterapia”, conta o músico.

Além do trabalho clínico, Michael Anthony, também formado como instrutor de yoga, oferece oficinas de bem-estar para músicos e artistas, focando em técnicas de autocuidado. O trabalho mescla as terapias das artes criativas (inclusive a musicoterapia) com yoga e a medicina comportamental, um método chamado “Performance Wellness”. Um pouco mais sobre este trabalho de sucesso pode ser visualizado através do Facebook (/performancewellness) ou YouTube (/performancewellness).

As plataformas digitais se tornaram aliados fortes para o músico, que tem vários projetos e lançamentos em andamento: “pretendo lançar, ou melhor, relançar minha carreira artística no Brasil, vindo agora mais forte do que nunca”, comenta Michael Anthony.

Michael Anthony
imagem: JayPRO

Além de manter-se em plena atividade no que diz respeito às produções musicais, Michael Anthony é atualmente influenciador da marca de roupa “prAna.com”, desde o ano de 2017, e compartilha destaques através do Instagram (@prAna). Nas horas vagas ele aproveita para praticar escalada com os filhos e surfar. E, no ano 2019, Michael Anthony se comprometeu a promover o veganismo pelo bem dos animais e, consequentemente, para seres humanos e planeta Terra.

A forma de expressar seus sentimentos através de ritmos e melodias, além do fato de ser um norte- americano, nascido e criado nos EUA, é um grande diferencial que desperta a curiosidade de seus ouvintes. A valorização da cultura brasileira, com canções inéditas, tem possibilitado ao músico conquistar um público cada vez mais abrangente e assíduo. Novidades poderão ser encontradas através das redes sociais Instagram (@michaelanthonylahue), Youtube (/michaelanthonylahuemusic), Facebook (/michaelanthonylahue), Twitter (@mpbdocoracao) ou pelo site (michaelanthonylahue.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 − 2 =