Pular para o conteúdo

4º lote de restituição do imposto de renda tem liberação, confira lista

Compartilhe:
Logo da receita federal representando 4º lote de restituição do imposto de renda
IMAGEM - Divulgação

O 4º lote de restituição do imposto de renda já tem data marcada para ser liberado. E isso trouxe expectativa para os contribuintes que estão aguardando os valores.

A liberação da restituição já está quase acabando. Afinal, dos 5 lotes, 3 já saíram e o 4° já está na fila. Mas é preciso ficar atento às datas, para não perder a chance de receber.

Sendo assim, se você declarar seu IR e ainda não receber a restituição, não deixe de ler até o final para conferir tudo sobre o assunto!

Liberação do 4º lote de restituição do imposto de renda:saiba mais

A liberação do 4° lote de restituição do imposto de renda deve ocorrer ainda este mês de agosto. Dos 5 lotes, o Leão já liberou 3, o que significa que o calendário de pagamentos já está para acabar.

Dessa forma, segundo a Receita, a consulta ao lote ficará disponível a partir desta sexta-feira, dia 23 de agosto. Com isso, os contribuintes poderão verificar tanto a data do crédito em conta, quanto o valor da restituição.

O IR é um tributo obrigatório para os brasileiros. Ou seja, todos os anos, quem se enquadra nos quesitos que a Receita Federal estabelece deve entregar a declaração, referente a sua renda durante o ano anterior.

Com isso, a Receita calcula o imposto devido e o imposto pago. E, caso o cidadão tenha pago mais do que devia, o Governo restitui essa diferença.

Vale ressaltar que, de acordo com o calendário de pagamentos da restituição do imposto de renda, o quinto e último lote deve ser creditado na conta dos contribuintes no dia 30 de setembro. Assim, o calendário de dará por encerrado oficialmente em 2024.

Como consultar o 4° lote de restituição do imposto de renda?

A consulta ao 4° lote de restituição do imposto de renda só ficará disponível a partir do dia 23 de agosto. Assim, quem tem valores a receber, já pode consultar a data de pagamento e o valor da restituição.

Para isso, basta seguir alguns passos:

  1. Acesse o site da Receita Federal e selecione a opção “Meu Imposto de Renda”;
  2. Em “Serviços”, encontre e clique na opção “Consultar Minha Restituição”;
  3. Preencha seu número de CPF e sua data de nascimento para prosseguir;
  4. Na tela seguinte, será possível conferir a data do pagamento e o valor disponível para restituição do imposto de renda.

Quem tem direito a restituição?

Como já vimos, o 4° lote de restituição do imposto de renda, bem como todos os outros lotes, diz respeito à devolução do valor que o contribuinte pagou a mais do que devia em impostos.

Dessa forma, todos os cidadãos que fizeram a declaração podem receber, desde que o valor do imposto pago exceda o valor do imposto devido.

No entanto, alguns cidadãos têm prioridade na fila de restituição da Receita Federal. É o caso dos cidadãos idosos, com mais de 80 anos, além dos idosos entre 60 e 79 anos.

Os próximos na fila são os cidadãos portadores de algum tipo de deficiência física ou mental. Depois disso, a prioridade é dos professores e, por fim, os moradores do estado do Rio Grande do Sul, que foram atingidos pelas tragédias ambientais durante o mês de maio de 2024.

Depois de todos esses grupos prioritários, é a vez dos cidadãos que fizeram suas declarações por meio da declaração pré-preenchida, disponível no app da Receita Federal. Também entra nesta lista, quem optou por receber o valor da restituição por Pix.

Dessa forma, quando todos esses grupos já estiverem com o valor da restituição em mãos, a Receita Federal passa a liberar os valores para os demais contribuintes. 

Fique atento ao calendário de pagamentos e consulte o valor do 4° lote de restituição do imposto de renda, para saber quando e quanto você vai receber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.