Pular para o conteúdo
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Auxílio-doença: medida do INSS facilita pagamento do benefício, confira

Compartilhe:
Médico representando o uso do auxílio-doença
IMAGEM - Parentingupstream

O auxílio-doença é um benefício essencial do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) concedido a trabalhadores que precisam se afastar do trabalho por mais de 15 dias, devido a problemas de saúde. 

A saber, recentemente o INSS implementou uma medida para facilitar o acesso ao benefício de maneira rápida e prática através do novo sistema Atestmed. 

Nova medida visa facilitar o recebimento do auxílio-doença

O auxílio-doença é um benefício que o INSS concede quando um trabalhador precisa se afastar do trabalho por mais de 15 dias consecutivos devido a uma doença ou acidente que o impeça de exercer suas atividades laborais habituais. 

Durante os primeiros 15 dias de afastamento o empregador é responsável pelo pagamento do salário do empregado. Entretanto, após esse período o pagamento passa a ser responsabilidade do instituto. 

Para agilizar o processo de perícia médica e a liberação do benefício, o INSS desenvolveu um aplicativo, o Atestmed. Dessa forma, desde abril de 2024 os trabalhadores podem solicitar o auxílio-doença através do aplicativo submetendo o atestado médico diretamente pelos sistemas. Sem a necessidade de comparecer pessoalmente ao INSS. 

Para muitos essa medida representa uma significativa melhoria na acessibilidade e eficiência do serviço, que estava recebendo muitas críticas devido à demora. 

Qual o valor do auxílio-doença?

O valor do auxílio-doença pode variar de acordo com o salário de contribuição do segurado. Em média, o benefício equivale a 91% do salário de contribuição. O cálculo acontece com base na média dos últimos 12 salários. 

A saber, o valor máximo atual do auxílio-doença é de R$ 7.786,02.

Como solicitar o benefício pelo aplicativo Atestamed?

Para solicitar o benefício por meio do aplicativo Atestamed, basta acessar a loja de aplicativos de seu smartphone ou tablet e baixar o app. Depois disso, utilize as suas credenciais do gov.br para fazer login. Caso ainda não tenha conta, será necessário criar uma. 

Então, escolha a opção “Solicitar Auxílio-Doença” no menu principal do aplicativo, preencha os dados pessoais e de contribuição, anexe o atestado médico por meio de foto ou upload e preencha os dados do documento, como a data de emissão e data de início do repouso recomendado pelo médico. 

Por fim, basta confirmar a solicitação e acompanhar o andamento do pedido diretamente pelo aplicativo atestmed.

Caso o INSS aprove, o benefício será depositado na conta bancária informada e você pode verificar os detalhes do pagamento no próprio aplicativo. 

Diferença entre auxílio-doença e aposentadoria por invalidez 

Importante destacar que o auxílio-doença é um benefício temporário que a Previdência Social concede enquanto o segurado estiver comprovadamente incapaz de trabalhar. 

Por outro lado, a aposentadoria por invalidez é um benefício permanente que o contribuinte recebe quando a incapacidade é considerada definitiva e irreversível. 

O INSS disponibiliza uma lista de doenças que são contempladas pelo benefício em questão. Dentre elas estão a depressão, transtornos de ansiedade, problemas ortopédicos, entre outros.

O auxílio-doença é uma medida importante do INSS para garantir a segurança financeira dos trabalhadores que enfrentam capacidade temporária. Com o novo sistema, o processo de solicitação do benefício se tornou mais acessível e descomplicado. Assim, mais brasileiros podem ter acesso ao suporte necessário em momentos de dificuldade sem maiores complicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.