Pular para o conteúdo

Como fazer a perícia médica para prorrogação do Auxílio-Doença?

Compartilhe:
Equipamentos para fazer a perícia médica para prorrogação do Auxílio-Doença
IMAGEM - stevepb

Apesar de muitos segurados não saberem como fazer a perícia médica para prorrogação do Auxílio-Doença do INSS, esta é uma etapa indispensável, visto que a renovação automática do Benefício por Incapacidade Temporária não está mais disponível.

Dessa forma, as novas regras do Instituto Nacional do Seguro Social já começaram a valer. O que significa que, quem precisa prorrogar o auxílio, deverá pedir a continuidade por mais tempo.

Para saber o que é preciso e como fazer a perícia médica para prorrogação do Auxílio-Doença do INSS, acompanhe a leitura até o final e entenda melhor o assunto!

Quando pedir a prorrogação do Auxílio-Doença?

O Instituto Nacional do Seguro Social, ou INSS, vem implantando novas regras, a fim melhorar o acesso aos diferentes benefícios previdenciários. E, desde o início do mês de julho, essas novas regras, com relação ao pedido de prorrogação do Auxílio-Doença, já começaram a valer.

Assim sendo, o chamado Benefício por Incapacidade Temporária não se renova automaticamente. O que significa que os trabalhadores que ainda não podem voltar a exercer suas atividades laborais, têm o direito a solicitar a continuidade do benefício.

No entanto, existe um prazo para fazer a solicitação, que deve ser no máximo 15 dias antes do fim do benefício. E a data para o término pode ser consultada no documento, feito na primeira perícia médica.

Como pedir essa prorrogação?

Assim como já era costumeiro, mesmo com as novas regras do INSS, a perícia médica presencial, a fim de prorrogar o Auxílio-Doença, ainda é obrigatória. Contudo, o tempo de espera para fazer a perícia passou por algumas alterações.

Dessa forma, agora se esse tempo for menor ou igual a 1 mês, ocorrerá o agendamento da perícia com a data de cessação administrativa.

Mas se o tempo de espera para realizar a perícia médica for de mais de 1 mês, o Auxílio-Doença será mantido por mais 30 dias sem agendamento da avaliação. Nesse caso, a data de encerramento do benefício já será fixada.

A saber, para conseguir a prorrogação do benefício, o segurado deve fazer o pedido junto ao Instituto Nacional do Seguro Social, pela internet. E isso é feito através do Meu INSS, no site ou aplicativo gratuito da autarquia.

O trabalhador que ainda não está apto a voltar para o trabalho e precisa manter o benefício por mais tempo deve ficar atento aos prazos para fazer o pedido. Também é necessário apresentar um atestado ou um laudo médico em bom estado e sem rasuras.

Como fazer a perícia médica para prorrogação do Auxílio-Doença do INSS?

Como já vimos, para saber como fazer a perícia médica para prorrogação do Auxílio-Doença do INSS, o trabalhador deve utilizar a plataforma Meu INSS.

Assim, basta acessar o site ou instalar o aplicativo no celular e fazer login em sua conta Gov.br, com número de CPF e senha cadastrada.

Depois disso, encontre e selecione a opção “Benefício por Incapacidade” e depois clique em “Serviços Disponíveis”. O próximo passo é selecionar “Pedir Novo Benefício” na tela seguinte e ler todas as instruções que vão aparecer.

Clique em “Avançar” para dar prosseguimento ao pedido e anexei todos os documentos necessários. Então, você deverá escolher se deseja receber notificações via WhatsApp, ou se prefere acompanhar seu pedido por telefone, no 135.

Confirme as informações do seu pedido para passar para a próxima etapa. Nela, você precisará informar se sua incapacidade é permanente ou temporária, se você está cumprindo pena em regime fechado e se sofreu algum tipo de acidente no trabalho.

Então, você deverá anexar o laudo médico, seus documentos pessoais e preencher mais alguns dados do laudo. Revise as informações, para garantir que tudo esteja claro e correto e selecione “Avançar”.

Além disso, nas próximas páginas, informe os dados solicitados, como vínculo empregatício, agência do INSS mais próxima, conta para recebimento, entre outros.

Por fim, confirme todos os dados que você forneceu e, caso tudo esteja correto, selecione a opção “Avançar”. Com isso, você já sabe como fazer a perícia médica para prorrogação do Auxílio-Doença do INSS. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.