Pular para o conteúdo
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Consignado INSS: veja se você pode ter direito

Compartilhe:
Casal de idosos quee conseguiram o Consignado INSS
Imagem - Freepik

O empréstimo consignado INSS pode ser uma forma dos aposentados e pensionistas terem acesso a uma boa soma de dinheiro e, então, pagar parcelado sem comprometer demais a sua renda. Assim, é importante saber quem tem direito, como funciona e o que fazer para ter acesso a essa linha de crédito.

Por esse motivo, hoje vamos explicar tudo sobre o assunto a você, para que esclareça todas as suas dúvidas acerca dele. Leia até o final e saiba tudo sobre o consignado INSS!

O que é o consignado INSS?

O empréstimo consignado do INSS é uma opção de crédito voltada para aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. Uma das principais vantagens dessa modalidade é que as parcelas são descontadas diretamente do benefício mensal, facilitando o pagamento.

Sendo assim, a margem consignável é um aspecto importante, a qual define o percentual máximo da renda que pode ser comprometido com o pagamento das parcelas do empréstimo. Atualmente, a margem consignável é de 45% do benefício, sendo 35% destinado a empréstimos consignados e 10% para o cartão de crédito consignado.

Outro ponto importante é o limite da taxa de juros. As taxas de juros para empréstimos consignados são geralmente mais baixas em comparação com outras modalidades de crédito. Recentemente, o limite da taxa de juros foi ajustado para 1,68% ao mês para empréstimos e 2,49% ao mês para operações com cartão de crédito consignado.

Já as parcelas podem variar de 6 a 84 meses, dependendo do valor emprestado e das condições. 

Antes de contratar um empréstimo consignado, é importante comparar as taxas de juros e condições oferecidas por diferentes instituições financeiras. Aliás, você pode fazer isso por meio do site ou aplicativo Meu INSS.

Quem tem direito a esse empréstimo?

Quem tem direito ao consignado do INSS, é a pessoa que recebe um benefício do INSS, como aposentadoria ou pensão. Além disso, quem recebe BPC também pode fazer empréstimos consignados, conforme a Lei 14.601/2023, que liberou o acesso ao crédito para os beneficiários.

Dessa forma, os beneficiários do BPC, e os aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar, desde que o benefício esteja ativo e não bloqueado para empréstimos. Além disso, é necessário que o beneficiário tenha margem consignável disponível, ou seja, uma parte do benefício que pode ser comprometida com o pagamento das parcelas do empréstimo.

Para verificar sua margem consignável e outras informações sobre seu benefício, você pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS. No portal, é possível consultar o extrato de pagamento do benefício e verificar se há margem disponível para contratação do empréstimo. Caso tenha dúvidas, também é possível ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo número 135.

Como desbloquear para consignado do INSS?

Para desbloquear o benefício do INSS para empréstimo consignado, siga os passos abaixo:

  • Entre no site ou baixe o aplicativo Meu INSS no seu celular;
  • Utilize seu CPF e a senha cadastrada no portal Gov.br. Se ainda não tiver uma conta, será necessário criar uma;
  • Na página inicial, use a barra de pesquisa para digitar “Empréstimo”. Selecione a opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”;
  • Antes de prosseguir, leia atentamente todas as instruções na tela;
  • Insira as informações solicitadas, como dados pessoais e do benefício. Certifique-se de que todas as informações estão corretas;
  • Será necessário anexar uma cópia do seu documento de identidade com foto e um comprovante de residência atualizado;
  • Revise todas as informações e documentos anexados. Se estiver tudo correto, confirme a solicitação de desbloqueio;
  • Após a confirmação, o INSS vai fazer a análise. O prazo para a conclusão do processo pode variar, mas geralmente leva cerca de 30 dias.

Após a análise, você receberá uma notificação sobre a conclusão do desbloqueio através do próprio portal Meu INSS ou por e-mail. Vale lembrar que só é possível fazer esse desbloqueio após 90 dias da data da liberação do benefício.

Agora que você já sabe tudo sobre consignado INSS, coloque as dicas em prática e lembre-se: contrate crédito com responsabilidade!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.