Pular para o conteúdo

Novo teto do consignado INSS: veja mudança para aposentados

Compartilhe:
Logo do Inss
INSS - Divulgação

O Ministério da Previdência Social anunciou o novo teto do consignado INSS para 2025. O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) desempenha um papel muito importante na área de formular e deliberar as políticas relacionadas aos aposentados. Por isso, veja as mudanças que deverão ser implementadas para as pessoas que desejam adquirir empréstimos com desconto na folha de aposentadoria a partir de 2025. Confira:

Veja a mudança no novo teto do consignado INSS

O crédito consignado é oferecido por 78 instituições financeiras que são conveniadas com o INSS no Brasil. Desse modo, essas agências bancárias conseguem realizar descontos diretamente na fonte quando a previdência social realiza o pagamento de aposentadorias e pensões mensalmente. Diante disso, o órgão tem competência para atribuir e propor a fixação do teto da taxa de juros em operações de crédito consignado.

O COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central) relaciona a taxa básica Selic para que o CNPS defina qual será o novo teto do consignado INSS.

Sendo assim, o CNPS acolheu uma proposta realizada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN)e da Associação Brasileira de Bancos Comerciais (ABBC) para definir o teto de 2025. Os debates aconteceram durante a 10° reunião extraordinária do CNPS no dia 9 de janeiro deste ano. Na ocasião, os órgãos responsáveis chegaram ao consenso de que o novo teto do consignado INSS será de 1,8% ao mês para benefícios previdenciários e de 2,46% ao mês para operações realizadas com cartão de crédito consignado. Vale notar que essa taxa de juros é mensal, e não anual.

Qual o valor do empréstimo com novo teto do consignado INSS em 2025?

O novo teto do consignado INSS permite que os aposentados façam novos empréstimos por causa do aumento do salário mínimo e, consequentemente, dos benefícios. Afinal, os segurados podem comprometer até 45% de suas rendas mensais com empréstimo. Destes, 35% pode ser usado para adquirir empréstimos pessoais, 5% para cartões de crédito consignado e 5% para cartões do benefício do INSS.

Os aposentados e pensionistas têm prazos de até 84 meses para realizar o pagamento desses empréstimos e as instituições podem oferecer taxas de juros mais atrativas por causa disso.

Os segurados podem se informar sobre os empréstimos que estão sendo descontados através do app Meu INSS. Aliás, essa busca de informações é essencial para garantir que não haja quaisquer fraudes ou possíveis golpes aplicados, muitas vezes, em idosos. Por isso, vale a pena acessar o aplicativo periodicamente para se precaver desses infortúnios.

Novidade nos empréstimos consignados do INSS em 2025

A Previdência Social definiu o novo teto do consignado a partir de 2025 e essa não é a única novidade deste ano. Afinal, os benefícios não estarão mais bloqueados para quem deseja fazer empréstimos nas instituições em que o segurado recebe sua renda principal de aposentadoria. Todavia, o bloqueio pode ser de até 90 dias para outras instituições financeiras que realizam essas operações de crédito para aposentados e pensionistas durante este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.