Muitos trabalhadores foram pegos de surpresa com a possibilidade do fim do 13° salário em 2025. Afinal, esse é um dos principais direitos trabalhistas dos cidadãos do nosso país atualmente, e faz toda a diferença para as despesas costumeiras do final e do começo do ano.
A saber, atualmente todos os trabalhadores formais, que atuam com registro na Carteira de Trabalho, têm direito a receber o abono de Natal, ou décimo terceiro salário. Além disso, aposentados e pensionistas do INSS também têm direito ao benefício.
Então, se você se enquadra em uma dessas categorias e também quer saber mais a respeito da possibilidade do fim do 13° salário em 2025, não deixe de acompanhar a leitura até o final, pois vamos te explicar todos os detalhes a respeito desse assunto tão importante. Vamos lá?
Entenda o possível fim do 13° salário em 2025
Todos os anos milhares de trabalhadores brasileiros aguardam ansiosamente pelo pagamento do abono de Natal, mais conhecido como 13° salário. Esse é um direito que as leis trabalhistas garantem e, no final de cada ano, os empregadores devem pagar.
Contudo, é importante lembrar que o abono possui alguns requisitos específicos para garantir o seu recebimento. E é justamente por isso que a possibilidade do fim do 13° salário em 2025 é uma realidade para alguns cidadãos.
Sendo assim, quem depende desse pagamento no final do ano deve começar a se preparar desde já. Afinal, a falta desse dinheiro pode fazer toda a diferença no orçamento familiar, principalmente no final do ano, com as festas, e no início do novo ano, graças a contas como impostos e materiais escolares, por exemplo.
Quem pode perder o décimo terceiro no ano que vem?
Em 2025 os brasileiros que continuarem com seu vínculo formal de trabalho seguirão recebendo o décimo terceiro. Além disso, quem recebe aposentadorias ou outras pensões do Instituto Nacional do Seguro Social, também continuará contando com o benefício, que segue o valor do salário mínimo vigente.
Contudo, quem recebeu o adicional da autarquia, por serem beneficiários de auxílios, terão de enfrentar o fim do 13° salário em 2025. E isso deve ocorrer pois geralmente, os benefícios do INSS, como é o caso do Salário-Maternidade por exemplo, são pagos temporariamente.
E isso quer dizer que, se o beneficiário fez o saque durante o período de liberação do benefício e não renovou o direito de receber, a autarquia não vai liberar o décimo terceiro. Vale destacar que o pagamento desse abono é apenas para aqueles que receberam valores durante o ano e, quem não receber nenhum benefício, verá o fim do 13° salário em 2025.
Como evitar o fim do 13° salário em 2025?
Para quem continua trabalhando formalmente, o fim do 13° salário em 2025 não é uma preocupação real. E isso também vale para aqueles que seguem tendo direito a modalidades de aposentadorias, pensões e outros benefícios do INSS.
No entanto, para quem está recebendo benefícios temporários, como o Benefício por Incapacidade Temporária, por exemplo, é necessário saber se você poderá renovar o direito ao recebimento. Caso contrário, infelizmente é possível que você não receba o adicional no final do ano.
Caso tenha qualquer dúvida a respeito dos seus direitos, o ideal é procurar auxílio junto ao INSS. Você também pode procurar um advogado de sua confiança, especializado na área. Assim, você poderá entender melhor o possível fim do 13º salário em 2025 e já começar a se preparar. Até a próxima!