Pular para o conteúdo

Veja como usar 13° de forma consciente

Compartilhe:
Veja como usar 13° de forma consciente
IMAGEM - sidneydealmeida

Você sabe como usar 13° de forma consciente? Nesta matéria, vamos apresentar algumas dicas para lhe ajudar a se organizar financeiramente durante os últimos meses do ano. Afinal, muita gente gasta esse pagamento extra como se não houvesse amanhã e acabam se arrependendo depois. Por isso, veja algumas formas de gastar com responsabilidade para não comprometer mais sua vida financeira. Confira:

Como usar 13° de forma consciente

Você precisa usar 13° de forma consciente para evitar que problemas financeiros aconteçam depois que esse pagamento extra estiver se esgotado. Não é raro encontrar pessoas que gastam esse pagamento antes que ele seja depositado em suas contas. Por isso, você precisa de planejamento para evitar que isso aconteça todos os anos. Sendo assim, veja algumas dicas de como gastar essa renda de forma responsável. Confira:

Pague suas dívidas antecipadamente

Os brasileiros são endividados e, muitas vezes, isso acontece por falta de responsabilidade financeira. Nesse sentido, as pessoas precisam aprender como usar 13° de forma consciente para se livrar dessas dívidas. Afinal, esse pagamento é feito durante os últimos meses do ano que são marcados por festividades que, por sua vez, levam aos gastos desnecessários.

Por isso, pague suas dívidas antecipadamente para que suas contas não se tornem uma bola de neve financeira para o início do ano que vem. Afinal, todos sabem que o início do ano é marcado pela chegada dos impostos obrigatórios e das compras de materiais escolares. Portanto, quem consegue realizar o pagamento de dívidas com o 13° salário antecipadamente garante mais alívio nas finanças.

Uma boa ideia seria amortizar financiamentos imobiliários e de automóveis. Visto que, isso reduz o prazo para o pagamento das dívidas. Além disso, as últimas parcelas do financiamento são bem menores e isso significa que o décimo terceiro salário pode ser ótimo para reduzir esses débitos com as instituições financeiras.

Monte sua reserva de emergência

Você pode usar 13° salário de forma consciente para montar sua reserva de emergência. Para isso, basta guardar uma parte desse dinheiro extra para possíveis emergências futuras. Se possível, guarde todo esse dinheiro porque se trata de um pagamento extra que não deveria estar em nosso orçamento mensal para o pagamento de dívidas.

Assim, você vai estar preparado para se livrar de situações que geram gastos imprevistos. Afinal ninguém consegue imaginar quando vai dar algum problema mecânico no veículo ou gastos com medicamentos, por exemplo.

Invista seu dinheiro

Quando se pensa nesse valor extra, pouca gente lembra de fazer algum investimento. Isso que, os brasileiros associam esse pagamento extra com viagens e até com aquisição de coisas novas. No entanto, o investimento pode tornar esse dinheiro ainda mais valioso por causa do efeito dos juros compostos que se dá sobre o capital aplicado.

Se possível, reserve uma parcela desse pagamento para investir de forma inteligente a fim de gerar receita em cima desse capital ao invés de mais dívidas. Visto que, quem sabe como usar 13° não depende desse dinheiro para marcar com as contas mensais fixas e todo esse valor pode ser aproveitado de maneira mais inteligente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.