O primeiro lote do INSS de junho já está disponível e os pagamentos já começaram no último dia 24. Dessa forma, espera-se que até o fim do calendário, mais de 39 milhões de brasileiros já tenham recebido seus benefícios.
Os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social são uma medida importante para assegurar uma melhor estabilidade financeira, seja para os aposentados ou pensionistas. E acompanhar o calendário é a melhor forma de saber quando os valores ficarão disponíveis para saque.
Sendo assim, continue com a gente e acompanhe a leitura para saber todos os detalhes sobre o assunto!
Pagamento do primeiro lote do INSS de junho: saiba mais
No último dia 24, começaram a ser feitos os pagamentos do primeiro lote do INSS de junho. Assim, alguns beneficiários já receberam seus benefícios já nesta semana.
A expectativa é de que até o início do próximo mês, o cronograma termine e os quase 40 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social recebam seus pagamentos.
No entanto, a autarquia utiliza um método específico para determinar a forma como esses pagamentos deverão ocorrer. Assim, é importante estar atento às datas, para saber quando os valores irão ficar disponíveis para saque.
Cronograma de pagamentos do primeiro lote do INSS de junho
O Instituto Nacional do Seguro Social costuma dividir os pagamentos de benefícios em duas semanas. Assim, no primeiro lote do INSS de junho, somente os aposentados e pensionistas que recebem o piso, ou seja, um salário mínimo, poderão receber.
Além disso, para acessar o valor já nesse primeiro lote, é necessário ter o dígito final do número do benefício entre 1 e 5.
Já na segunda semana de pagamentos, outro grupo deve receber. E esse grupo é constituído tanto dos beneficiários que recebem o piso, mas possuem o dígito final do número do benefício entre 6 e 0, quanto dos aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo.
Para conferir o número de seu benefício, bem como o último dígito, basta conferir seu cartão de saque, ou acessar o Meu INSS, tanto pelo site, quanto pelo aplicativo. Assim, o que vale é o último dígito antes do hífen, na sequência de 9 números.
A saber, o piso do INSS é de 1 salário mínimo, ou R$ 1.412,00 atualmente. O teto, por sua vez, atualmente é de R$ 7.786,54. Assim, o valor do benefício é um dos fatores determinantes para a definição do calendário do INSS.
Calendário de pagamentos do INSS
Como já vimos, o calendário, seja do primeiro lote do INSS de junho, ou do segundo, segue o dígito final do número do benefício. Sendo assim, os pagamentos para quem recebe até 1 salário mínimo deverão ocorrer nas seguintes datas:
- Número do benefício com final 1: pagamento em 24 de junho;
- Número do benefício com final 2: pagamento em 25 de junho;
- Número do benefício com final 3: pagamento em 26 de junho;
- Número do benefício com final 4: pagamento em 27 de junho;
- Número do benefício com final 5: pagamento em 28 de junho;
- Número do benefício com final 6: pagamento em 01 de julho;
- Número do benefício com final 7: pagamento em 02 de julho;
- Número do benefício com final 8: pagamento em 03 de julho;
- Número do benefício com final 9: pagamento em 04 de julho;
- Número do benefício com final 0: pagamento em 05 de julho.
Já para quem recebe um valor superior a 1 salário mínimo, o calendário foi definido da seguinte forma:
- Final do número do benefício 1 e 6: pagamento em 01 de julho;
- Final do número do benefício 2 e 7: pagamento em 02 de julho;
- Final do número do benefício 3 e 8: pagamento em 03 de julho;
- Final do número do benefício 4 e 9: pagamento em 04 de julho;
- Final do número do benefício 5 e 0: pagamento em 05 de julho.
Agora que você já sabe mais sobre o pagamento do primeiro lote do INSS de junho, fique atento aos calendário para sacar seu benefício na data correta. Até a próxima!