Contribuir ao INSS é uma etapa importante para quem deseja receber qualquer benefício previdenciário. Afinal, somente por meio da contribuição, os brasileiros ficam elegíveis a esses benefícios.
Contudo, uma dúvida comum para os cidadãos é se quem mora no exterior também pode fazer contribuições e garantir os benefícios.
Pensando nisso, hoje reunimos algumas informações relevantes a respeito desse assunto, para ajudar você, que mora fora do país e deseja começar a contribuir. Fique com a gente e saiba mais!
É possível contribuir ao INSS morando no exterior?
Sim,para os brasileiros que residem em outros países, é totalmente possível ser contribuinte do Instituto Nacional do Seguro Social.
Além disso, no ano passado, mais de 4,5 milhões de brasileiros residiam no exterior, de acordo com o documento “Comunidades Brasileiras no Exterior”. Assim, com o crescente movimento de imigração desses cidadãos, é comum que surja o questionamento se é possível contribuir com a previdência.
Dessa forma, qualquer cidadão brasileiro, que deseja manter sua qualidade de segurado, pode contribuir como segurado facultativo. E isso independe do fato do cidadão já ter sido segurado obrigatório.
Essa é uma boa forma do cidadão, mesmo fora do país, garantir benefícios como a aposentadoria ou auxílio-doença, por exemplo.
Quem pode contribuir?
Entre os cidadãos brasileiros, residentes de outros países, existem algumas categorias que podem contribuir ao INSS de forma simples. São elas:
- Cidadãos que já foram segurados obrigatórios. Ou seja, que possui vínculo empregatício registrado em Carteira de Trabalho, mas se mudou para fora do país e pode se tornar segurado facultativo;
- Cidadãos que já estavam na qualidade de segurado facultativo quando morava aqui no Brasil se mudou, podendo continuar como segurado facultativo no exterior;
- Novos segurados, que nunca fizeram contribuições ao INSS, seja como segurado facultativo, ou como segurado obrigatório. Ao se mudar, é possível se tornar filiado ao Instituto Nacional do Seguro Social e começar a pagar.
Como contribuir ao INSS morando no exterior?
Se você se enquadra em qualquer uma das categorias descritas acima e deseja se tornar segurado facultativo do INSS, morando no exterior, basta seguir alguns passos simples.
Sendo assim, o primeiro passo é saber que o pagamento da contribuição deve ser feito através da Guia da Previdência Social, também conhecida como GPS.
Além disso, o pagamento dessas guias devem ocorrer pelo Sistema de Acréscimos Legais, ou SAL. Assim, tudo isso pode ser feito de forma simples e rápida, por meio do site da Receita Federal do Brasil.
Passo a passo para fazer suas contribuições
Para contribuir ao INSS no exterior, acesse o SAL através do site da Receita Federal. Depois disso, siga as seguintes etapas:
- Escolha a categoria de segurado, que deve ser a de segurado facultativo;
- Preencha o formulário com suas informações. Será necessário fornecer dados como o número do seu NIT ou do PIS/PASEP, além de outras informações pessoais;
- Coloque o mês e o ano que você deseja fazer o pagamento e o valor da sua contribuição;
- Conforme se todas as informações estão corretas e gere a sua Guia da Previdência Social.
Com a GPS em mãos, basta começar a fazer os pagamentos para contribuir ao INSS. Até a próxima!