A expectativa de que ocorra uma revisão do INSS a partir deste mês, vem preocupando os aposentados e pensionistas da autarquia. Afinal, milhões de brasileiros deverão receber a convocação, a fim de passar pelo chamado pente fino.
Ademais, caso seja convocado e não compareça no dia e local indicados pelo Instituto Nacional do Seguro Social, os aposentados e pensionistas podem ter seus benefícios suspensos.
Então, para saber mais e ficar por dentro desse assunto, não deixe de acompanhar a leitura até o final. Afinal, vamos te mostrar todos os detalhes sobre a revisão do INSS. Boa leitura!
Saiba mais sobre a revisão do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social, ou INSS, aguarda, a partir deste mês, milhões de brasileiros que recebem diferentes tipos de benefícios. Essas pessoas deverão receber uma convocação, para passar pela revisão do INSS.
O intuito principal desse processo, de acordo com a autarquia, é cortar os pagamentos indevidos. Ou seja, o pente fino do INSS vai identificar beneficiários que não precisam mais dos valores, mas seguem recebendo.
Sendo assim, em um primeiro momento, segundo o INSS, o alvo dessas revisões serão os beneficiários do Auxílio-Doença e do Benefício de Prestação Continuada, mais conhecido como BPC.
Dessa forma, a estimativa é de que cerca de 1,25 milhões de beneficiários do BPC precisem passar pela revisão. Além disso, quando falamos no Auxílio-Doença, cerca de 600 mil brasileiros deverão ter seus dados revisados pelo INSS.
Os beneficiários do INSS podem realizar uma consulta pela internet, para verificar se receberam, ou não, a convocação. Caso tenha recebido, será necessário comprovar seus dados, sob risco do benefício ser bloqueado.
Como fazer a revisão?
Caso receba a convocação para a revisão do INSS, o segurado precisará fazer a atualização de seus dados. Assim, para quem é baixa renda, essa atualização deverá acontecer em uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social, ou CRAS, do município em que reside.
Para os beneficiários do Auxílio-Doença, para concluir a revisão do INSS será preciso passar por uma nova perícia médica. Esse processo será obrigatório a todos os convocados e, quem não cumprir, poderá perder o benefício de forma permanente.
Além disso, o Instituto Nacional do Seguro Social fixou um prazo, para que os segurados realizem esse procedimento. Sendo assim, esse prazo vai de 45 a 90 dias, que começam a contar a partir do momento da convocação. Durante esse tempo, a autarquia pode realizar o bloqueio do salário do beneficiário.
Como saber se fui convocado para a revisão do INSS?
O INSS pode utilizar diferentes meios para fazer a convocação dos beneficiários que precisarão fazer a revisão do INSS, como SMS, e-mail ou carta, que será enviada para o endereço cadastrado do titular.
Além disso, a autarquia também poderá enviar uma notificação por meio do aplicativo Meu INSS, ou ainda pelo extrato bancário do titular.
O INSS também começou a liberar para que os cidadãos consultem se seus nomes entraram para a lista de convocados para a revisão do BPC. Assim, informando seu número de CPF, você já saberá se precisará atualizar seus dados cadastrais junto ao CadÚnico.
Entretanto, a liberação dos nomes está sendo feita por partes, ou seja, em lotes. Com isso, pode ser interessante para quem recebe o BPC, fazer uma nova consulta sempre que possível. O processo deve ser feito da seguinte forma:
- Acesse o site ou, de preferir, o aplicativo Meu INSS;
- Faça login com sua conta Gov.br. Caso ainda não possua, você poderá criar um login com seu nome completo, número de CPF, data de nascimento, entre outras informações pessoais;
- Encontre e selecione a opção “Revisão do BPC”;
- Informe o número do seu CPF e clique em “Consultar”.
Pronto, agora basta aguardar que o sistema mostre se seu nome consta, ou não, na lista de convocação para a revisão do INSS. Até a próxima!