Pular para o conteúdo
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quais as vantagens de fazer o novo RG?

Compartilhe:
vantagens de fazer o novo RG
RG - Divulgação

Você sabia que pode contar com diversas vantagens de fazer o novo RG? Afinal, segundo o MGI, cerca de 8 milhões de brasileiros já emitiram a nova Carteira de Identidade no país.

O novo modelo foi batizado de Carteira Nacional de Identificação, ou simplesmente CNI, e deverá substituir o atual RG, que os brasileiros utilizam como um dos primeiros documentos de identificação oficial com foto.

Sendo assim, para conhecer as vantagens e benefícios que esse novo modelo oferece, não deixe de ler até o final e não perca nenhum detalhe!

Quais as vantagens de fazer o novo RG?

Uma das principais vantagens de fazer o novo RG é que, a partir de agora, somente o CPF terá validade em todos os estados. Ou seja, será necessário portar apenas um documento de identificação.

E, depois de fazer o novo RG, o cidadão também terá a opção de incluir a Carteira Nacional de Habilitação no mesmo documento, além do NIS, do Cartão do SUS, do Título de Eleitor e da Carteira de Trabalho. Além disso, o CNI terá tanto a versão física, quanto a digital, disponível por meio do aplicativo do documento.

O cidadão também terá a opção de incluir sua Carteira Militar e a Carteirinha de Vacina, no CNI. Isso vai facilitar a identificação dos brasileiros, sem a necessidade de portar todos esses documentos separados.

Ademais, uma outra vantagem é que, tanto a primeira via, quanto a primeira renovação do novo RG serão totalmente gratuitas para os brasileiros. E a validade do CNI será de 10 anos, para os cidadãos com mais de 60 anos.

É obrigatório fazer o novo RG?

Não, atualmente a emissão do novo RG não é um procedimento obrigatório para os cidadãos. Sendo assim, caso necessite renovar o documento de identificação, seja por validade, ou por rasuras, você ainda poderá fazer o RG em sua versão atual.

No entanto, a partir de 2032, todos os brasileiros serão obrigados a emitir o CNI. E, nos dias atuais, alguns estados, como Bahia e Roraima, ainda não fazem a emissão dessa nova versão.

Por que o novo RG foi criado?

O principal intuito do Governo, ao lançar o novo RG, é unir todos os registros de identificação dos cidadãos. Afinal, no mesmo documento, é possível incluir tanto os documentos já citados acima, quanto o número do conselho profissional do cidadão.

Além disso, uma das vantagens de fazer o novo RG, é que você poderá deixar de utilizar o RG para se identificar, podendo passar a usar apenas o Cadastro de Pessoa Física (CPF). E isso vai melhorar o sistema de segurança, uma vez que um novo número de Carteira de Identidade pode ser emitido a cada estado.

Como emitir o documento?

Como já vimos, é possível emitir a primeira via do CNI gratuitamente. E para tanto, é necessário conferir se o estado em que você mora oferece a opção da emissão. Se sim, basta seguir alguns passos simples:

  1. Vá até o órgão civil que emite documentos em seu estado;
  2. Faça o agendamento da data e do horário para seu atendimento;
  3. Na data marcada, vá até o órgão civil e não se esqueça de levar seu documento atual, além de outros documentos pessoais, como a Certidão de Nascimento, ou de Casamento;
  4. Leve também os outros documentos que você deseja incluir no novo RG;

Além disso, a foto do CNI será tirada no local de emissão. Por fim, faça o pagamento da taxa, para que seu novo RG seja entregue em sua casa.

Agora que você já conhece as vantagens de fazer o novo RG, confira se existe essa opção em seu estado e modernize seu documento. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.