Devido à quarentena que foi imposta em todo o mundo, os aplicativos de chamadas em vídeo tiveram um aumento considerável no número de usuários neste últimos meses. O Facebook acaba de lançar o Messenger Rooms, que parece estar destinado a competir com o famoso Zoom.

ACESSAR
Compatível com todos os navegadores

Afinal, o que é o Messenger Rooms?

O Messenger Rooms é um sistema de chamadas em vídeo que permite juntar várias pessoas diretamente com microfone, câmera ou compartilhamento de écran.

É um sistema muito simples de usar. Pode criar uma sala (Room) usando o Facebook ou Messenger, mas em breve poderá criar a sala no Instagram, WhatsApp ou Portal. Para convidar seus amigos a se juntarem, basta você enviar um link para eles.

Não precisa estar registrado em qualquer plataforma do Facebook para se juntar a esta chamada. Basta receber o link e aceder. Além de ser possível aceder às salas por convite de link, também é possível criar uma sala pública em que os seus amigos poderão se juntar.

facebook messenger rooms
Reprodução / Facebook

Funcionalidades Recursos APP

  • É totalmente grátis e pode efetuar chamadas por um tempo ilimitado.
  • Para aceder à sala basta receber um link e abrir. Não precisa se registrar em nenhum aplicativo. No entanto quem está registrado no Instagram ou WhatsApp poderá acessar a partir de lá.
  • Poderá criar sala com um máximo de 50 pessoas, para ver todos os seus amigos com mais detalhe é aconselhado a usar o aplicativo web, para obter uma melhor resolução da tela.
  • Você tem total controlo na sua sala, poderá gerenciar todos os usuários dentro da sala, assim como elaborar uma lista de pessoas convidadas. Também tem a opção de expulsar pessoas da sala.
  • Além disso poderá adicionar vários efeitos durante a chamada. Existem vários temas de fundo decorativos em 360º graus.
  • Além de todos esses recursos também tem a opção de compartilhamento de écrans. Essa funcionalidade é excelente para usar em reuniões de empresas.

Como criar uma sala no Messenger Rooms?

Agora é bastante fácil para juntar seus amigos todos para festejar um aniversário, festa de formatura, jantar em família, churrasco ou até uma reunião empresarial mais formal.

Tudo com um simples link, sem necessidade de registrar para acessar a chamada. No entanto se você estiver registrado no Facebook poderá encontrar as chamadas no feed de notícias, na página de grupos ou eventos.

Usando a app Facebook

  • Acesse o aplicativo Facebook (no Smartphone ou Desktop)
  • Logo depois clique em “Criar uma sala” ou “Criar” no topo da tela, canto esquerdo.

    messenger_rooms
    Reprodução / Facebook e Leiaja
  • Agora tem que definir quem poderá participar da chamada. Se você tocar em “Selecione pessoas…” deverá terá as seguintes opções: qualquer pessoa que tenha o link ou todos os seus amigos do Facebook.

    messenger_rooms
    Reprodução / Facebook e Leiaja
  • Você poderá convidar amigos específicos pesquisando por seu nome. Dessa forma poderá apenas convidar os seus familiares ou pessoas interessadas para a reunião.

    messenger_facebook
    Reprodução / Facebook e Leiaja
  • Defina a hora e data de inicio da chamada. Se pretender iniciar sua chamada agora mesmo basta apertar em “Redefinir para Agora”.

    messenger_rooms
    Reprodução / Facebook e Leiaja
  • Escolha o tipo de atividade da sala. Existem vários temas que facilitam na hora de saber do que se trata a chamada.

    facebook
    Reprodução / Facebook e Leiaja
  • Agora está tudo definido, basta apertar em “Participar” e sua chamada irá começar.

Questões de segurança e privacidade

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg anunciou durante uma livestream que a empresa dedicou bastante tempo nas questões de segurança dos dados dos seus usuários.

Disse também que aprendeu com os erros do passado e que no futuro seus aplicativos vão ser mais seguros.

livestream facebook spiegel - messenger rooms
Reprodução / Facebook & Spiegel

Este é um ponto bastante importante pois nos últimos anos o Facebook tem sido alvo de críticas que acusam a empresa de não proteger os dados dos seus usuários.

Além disso o aplicativo Zoom, foi recentemente vítima de um suposto ataque informático que acessou e guardou milhares de dados das contas dos seus usuários.

Mercado dos aplicativos em crescimento

O mercado dos softwares de chamadas de vídeo tem aumentado bastante durante a pandemia. Hoje em dia é utilizado para conversas online com familiares distantes que estão em isolamento, para contato com amigos e colegas de trabalho.

Ainda mais, as ações em bolsa de valores das empresas que prestem serviços de chamadas em vídeo tem aumentando consideravelmente o seu valor nestes últimos meses e segundo um estudo recente esse aumento no preço das ações é para se manter.

Foto: Julia M Cameron

Isto espera-se pois as muitas pessoas estão pela primeira vez em contato com este tipo de aplicativo, continuarão a utilizar no futuro. Algumas das maiores empresas digitais do mundo anunciaram que pretendem que seus funcionários continuem trabalhando a partir de casa até ao final do ano.

Em conclusão, o número de usuários que utiliza aplicativos de colaboração de trabalho tem estado em grande crescimento.

ACESSAR
Compatível com todos os navegadores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 + dez =