Pular para o conteúdo
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Consulta ao lote da restituição do IR começa hoje: veja como fazer

Compartilhe:
Homem fazendo a consulta ao lote da restituição do IR
IMAGEM - mojo_cp

A partir das 10 horas da manhã de hoje, dia 23 de maio, a consulta ao lote da restituição do IR foi liberada. Assim muitos brasileiros que entregaram suas Declarações, já podem saber quanto e quando receberão os valores.

No entanto, para evitar problemas na hora de fazer sua consulta, é importante se atentar a detalhes do procedimento.

Sendo assim, fique com a gente até o final e saiba tudo o que é importante sobre o tema. Boa leitura!

Saiba mais sobre a consulta o lote da restituição do IR que começa hoje

Segundo a Receita Federal do Brasil, mais de 5 milhões de brasileiros, que fizeram a entrega da Declaração do Imposto de Renda, já poderão consultar suas restituições a partir das 10h de hoje, 23 de maio.

Afinal, o Leão já liberou o primeiro dos 5 lotes da restituição para que os cidadãos façam suas consultas, referente ao ano de 2023.

A saber, neste lote já estão inclusos todos os brasileiros que residem no estado do Rio Grande do Sul, que poderão receber os valores antecipadamente, por conta dos últimos desastres naturais sofridos no estado. Ademais, o primeiro lote também deverá contemplar as restituições que ficaram de anos anteriores.

Quantos contribuintes receberão a restituição?

Ao todo, mais de 5 milhões de brasileiros têm valores a  receber de restituição do IR. E esses valores somam cerca de R$ 9,5 bilhões.

Segundo o Fisco, esse dinheiro será destinado para os cidadãos prioritários. Assim, por conta das enchentes, os moradores do RS já estão inclusos na chamada lista de prioridades este ano.

Além disso, de acordo com o levantamento da Receita Federal, a grande maioria dos contribuintes que já podem fazer a consulta ao lote da restituição do IR a partir de hoje, têm entre 60 e 79 anos (mais de 2,5 milhões).

Em seguida, estão cerca de 1,1 milhão de cidadãos cuja maior parte da renda vem do magistério e depois, cerca de 800 mil contribuintes gaúchos.

Os próximos da lista são os mais de 780 mil contribuintes que indicaram o CPF como chave Pix na declaração, para receber o valor da restituição. Entre esses contribuintes, também estão aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida.

Vale lembrar que desde 2023, a escolha do tipo de chave Pix para recebimento conta na lista de prioridades. Os outros cidadãos somam 258.877 idosos com mais de 80 anos e mais 162.902 PCDs.

Como fazer a consulta ao lote de restituição do IR?

Para quem fez a declaração e deseja fazer a consulta ao lote de restituição do IR, saiba que o processo é bastante simples, rápido e pode ser feito pela internet.

Assim, basta acessar o site da Receita Federal e selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e depois, clicar em “Consultar Restituição”. Caso você prefira, também é possível utilizar o aplicativo IRRF, para fazer a consulta ao lote de restituição do IR. O app está disponível gratuitamente para celulares e tablets, tanto Android, quanto iOS.

Quando será o pagamento da restituição?

Segundo o Leão, o pagamento do primeiro lote de restituição do IR deverá acontecer em 31 de maio de 2024. Esse pagamento deverá ocorrer por meio da chave Pix CPF, indicada no momento da declaração.

Ademais, se você não estiver na lista, será necessário entrar em contato com a Receita Federal pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e fazer um extrato da sua declaração. Caso haja qualquer pendência, será necessário retificar e esperar pelos próximos lotes na malha fina.

Fique atento às datas, coloque essas dicas em prática e realize sua consulta ao lote de restituição do IR hoje mesmo. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.