O novo lote de malha fina do IR será pago hoje. Portanto, cerca de 106 mil contribuintes terão acesso ao pagamento depois de cair na malha fina e regularizar todas as pendências com a Receita Federal de 2024. Essas pessoas precisaram acertar as contas com o Leão e isso resultou no atraso da restituição que será feita hoje para esse grupo. O pagamento contempla a restituição residual de anos anteriores também. Confira:
Pagamento do novo lote de malha fina do IR hoje
105.919 pessoas receberam a restituição do novo lote de malha fina do IR hoje. Ao todo, R$314,38 milhões serão liberados para esse grupo e R$211,85 milhões serão depositados primeiramente para contribuintes com prioridade desse reembolso. A lista de prioridades é definida de acordo com alguns fatores que mencionamos abaixo. Confira:
- Primeiramente, os contribuintes que informaram a chave Pix devem receber a restituição antes dos outros. Além disso, contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida para enviar as informações para a Receita Federal em 2024.
- Em seguida, 17.603 contribuintes que têm entre 60 e 79 anos de idade devem receber.
- Depois, 4.272 pessoas que fazem parte do magistério devem receber logo em seguida.
- Por fim, 3.159 idosos acima de 80 anos e 2.505 pessoas com deficiência física ou moléstia grave devem receber entre o grupo prioritário.
O novo lote de malha fina do IR também será pago para outros 18.047 contribuintes que não utilizaram a chave pix na declaração e não são de nenhum dos grupos prioritários mencionados na lista acima. Portanto, veja como consultar a sua restituição agora mesmo:
Como consultar a restituição do novo lote de malha fina?
Os contribuintes poderiam consultar o novo lote de malha fina do IR a partir do dia 21 de fevereiro deste ano. Essa consulta pode ser feita diretamente pelo site da Receita Federal pela opção “meu imposto de renda”. Basta clicar na opção “consultar a restituição” que o valor a ser depositado será informado na tela.
O pagamento será feito na conta informada durante o ato de declarar o imposto de renda em 2024. Se o contribuinte não notar o depósito na conta, ele precisa entrar em contato com o Centro Virtual de Atendimento para obter o extrato da declaração. Assim, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora se notar que ainda existe alguma pendência.
Se a restituição não for depositada na conta informada no ato da declaração por desativação ou qualquer outro motivo, os valores estarão disponíveis por um ano no Banco do Brasil. Nesses casos, o contribuinte deve agendar o crédito para qualquer conta bancária que esteja em seu nome por meio do portal do Banco do Brasil.
Para isso, basta entrar em contato com a central de relacionamento do portal BB por meio dos telefones 4004-0001 para capitais ou 0800-729-0001 para demais localidades. Pessoas com deficiência auditiva devem discar 0800-729-0088. Quem não resgatar o valor da restituição do novo lote de malha fina do IR dentro de um ano deverá entrar em contato com o portal e-CAC para solicitar a restituição.