Pular para o conteúdo

Governo abre consulta ao lote de malha fina do IR

Compartilhe:
Imagem de um leão rugindo representando que o Governo abre consulta ao lote de malha fina do IR
IMAGEM - Chat GPT

O governo abre consulta ao lote de malha fina do IR (Imposto de Renda) em que cerca de 144 mil contribuintes caíram neste ano. Essas pessoas já podem consultar se vão receber qualquer restituição do imposto nos próximos dias. Logo abaixo, vamos falar mais sobre como consultar essa informação pela internet. Confira:

Governo disponibiliza consulta ao lote de malha fina do IR

A Receita Federal liberou a consulta ao lote de malha fina do IR a partir do dia 23 de dezembro de 2024, às 10h. A instituição também inclui cerca de 7,4 mil pessoas do Rio Grande do Sul que podem receber a restituição na próxima semana. Essa restituição deve considerar os residuais deixados de anos anteriores também.

Então, 144.225 pessoas devem receber cerca de R$448,96 milhões no próximo ano, sendo que mais de 290 milhões serão direcionados para os contribuintes que têm prioridade para receber esses valores. Entre eles, as pessoas afetadas pelas enchentes do Rio Grande do Sul, os idosos e as pessoas com deficiência. Além disso, 64.089 contribuintes são prioritários porque cadastraram a chave Pix e utilizam a modalidade de declaração pré-preenchida em 2024. Essa novidade está em vigor desde o pagamento da restituição anterior e seguirá valendo para o próximo ano também.

Quais são os grupos prioritários para receber a restituição do IR?

Alguns contribuintes têm direito de receber a restituição no primeiro lote de repasses do IR. Veja a sequência de prioridades:

  • Em primeiro lugar, 27.264 pessoas entre 60 e 79 anos de idade;
  • Em seguida, 7.435 gaúchos residentes no estado atingido pelas enchentes;
  • Depois, 5.997 contribuintes que tenham o magistério como principal fonte de renda;
  • Em seguida, 5.617 idosos acima de 80 anos e, por fim, 2.697 pessoas com deficiência física, mental ou qualquer moléstia de natureza mais grave.

Ademais, vale lembrar que 31.126 pessoas não informaram a chave Pix durante a declaração do Imposto de Renda de 2024. Por isso, esses contribuintes recebem a restituição depois de todos os grupos mencionados acima.

Como fazer a consulta ao lote de malha fina do IR?

O governo abriu a consulta ao lote de malha fina do IR e qualquer contribuinte pode encontrar informações por meios digitais. Veja a seguir como fazer:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Clique na opção Meu Imposto de Renda;
  • Depois disso, clique em Consultar Restituição;

Além disso, todos podem fazer a consulta por meio do aplicativo também. Para isso, basta fazer o download do app da Receita Federal e acessar com sua conta Gov.br para obter essa informação.

O pagamento do lote de malha fina do IR acontece no dia 30 de dezembro nas contas com chave Pix informada na declaração. Quem não está nessa lista deve procurar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para solicitar o extrato da declaração. Quem possui pendência pode retificar a declaração e aguardar os próximos lotes que serão liberados.

Além disso, os valores ficam disponíveis no Banco do Brasil para serem retirados em até um ano se o depósito não for realizado na conta informada na declaração. Nesse caso, basta entrar em contato com a central de relacionamento do BB por meio dos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001 para solicitar informações sobre o saque do lote de malha fina do IR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.