A Receita Federal liberou nessa quarta (24 de julho) a consulta para o terceiro lote da restituição do IR. Dessa forma, quem ainda não recebeu os valores referentes ao pagamento excedente de tributos durante o ano de 2024, já pode consultar se recebe agora.
O pagamento para esses contribuintes acontece na próxima quarta, dia 31 de julho, e os valores devem cair nas contas cadastradas no momento da entrega da declaração. Leia até o final, saiba mais detalhes e como consultar.
Como consultar o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda?
Para consultar o 3º lote do Imposto de Renda, o contribuinte deve acessar o portal da Receita na Internet e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Ou então, digitar “Consulta restituição” no seu navegador e clicar no primeiro resultado que aparecer. Em seguida, é preciso digitar o CPF do contribuinte, sua data de nascimento, escolher “2024” como ano de exercício, e clicar em “Sou Humano”.
Então, é só clicar em “Consultar” e esperar o sistema fazer a busca.
Se você já for receber agora, no lote do dia 31 de julho, sua situação aparecerá como “Enviada para crédito no banco”. Além disso, aparecerá a conta e a instituição na qual será depositada a sua restituição, junto com a data: “Disponível em 31/07/2024”.
Como consultar declaração de Imposto de Renda pelo CPF?
Para consultar a declaração de Imposto de Renda pelo CPF, você precisa acessar o portal da Receita, em receita.fazenda.gov.br, e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Então, digite seu CPF e siga as orientações para ver o extrato da sua declaração.
Aliás, se você caiu na malha fina, nesse mesmo portal, poderá ver o que aconteceu e o que precisa fazer para corrigir o erro. Lembrando que não é possível receber os valores referentes à restituição se houver pendências com a sua declaração.
Portanto, o ideal é fazer a retificação quanto antes.
Quantas pessoas vão receber no terceiro lote da restituição do IR?
Segundo o Ministério da Fazenda, serão 6.091.572 restituições a serem pagas nesse terceiro lote. Nelas, estão inclusos pagamentos residuais de exercícios anteriores, e o montante total será de R$ 8,5 bilhões. Veja os números exatos dos contribuintes:
- 14.756 idosos com mais de 80 anos;
- 95.040 pessoas entre 60 e 79 anos;
- 9.672 pessoas com deficiência mental, física ou alguma doença grave;
- 34.014 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 5.711.130 pessoas que cadastraram uma chave PIX para receber a restituição e/ou optaram pela declaração pré-preenchida.
Por fim, também entraram nesse terceiro lote 172.719 restituições sem prioridade, e 54.241 com prioridade devido às chuvas no Sul.
O que fazer se minha restituição não cair?
Se a restituição não cair, porque a conta foi desativada, por exemplo, o dinheiro fica disponível para saque por até 1 ano no Banco do Brasil. Para receber, o contribuinte pode se dirigir até uma agência do BB e reagendar o envio dos valores para alguma conta ativa de sua escolha, daquele banco ou não.
Além disso, também é possível fazer esse reagendamento pelos telefones 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 729 0001 (demais regiões do país), ou ainda 0800 729 0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Agora que você já sabe que a consulta para o terceiro lote de restituição do IR está liberada, consulte a sua e veja se vai ou não receber um dinheiro extra ainda esse mês!