Pular para o conteúdo

Essas doenças podem impedir renovação da CNH

Compartilhe:
Imagem de dois médicos representando as doenças podem impedir renovação da CNH
IMAGEM - Adobe Firefly

Algumas doenças podem impedir renovação da CNH porque causa dificuldade ou impossibilidade de assumir o volante. Esse documento deve ser renovado periodicamente e o prazo varia de acordo com cada situação. Logo abaixo, vamos falar sobre as situações que impedem essa renovação por causa de doenças. Visto que, algumas enfermidades podem levar aos acidentes envolvendo terceiros no trânsito. Confira:

Como saber quais doenças podem impedir renovação da CNH?

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o documento que dá o direito de dirigir para as pessoas. Apesar disso, esse documento precisa ser renovado a cada 10 anos para que o motorista comprove que tem saúde e capacidade de assumir o volante ainda. Por isso, alguns exames médicos são realizados a fim de comprovar essa condição.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) define que os condutores não podem dirigir em qualquer condição que os impeçam de fazer isso conscientemente. Portanto, qualquer problema de saúde deve ser relatado no ato da renovação da CNH.

Esse motorista é submetido à consulta com o médico perito credenciado no Detran. Este, por sua vez, analisa o caso e aprova (ou não) a renovação do documento. Na maioria dos casos, esse médico é um oftalmologista, mas algumas pessoas podem passar pelo clínico geral para uma avaliação sobre a doença existente. Neste momento, o motorista pode ter a CNH apreendida e até perder o direito à renovação dela. Veja mais:

Veja as doenças que podem impedir renovação da CNH

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a deficiência física não é razão para impedir renovação da CNH porque, atualmente, as montadoras adaptam seus veículos para receber pessoas com deficiência. Dito isso, o que impede é a presença de doenças que causam a impossibilidade de dirigir com segurança para si e para os outros. Confira algumas:

Doenças oculares

Os problemas oculares estão entre as doenças que podem impedir renovação da CNH. Afinal, algumas enfermidades podem causar cegueira provisória ou permanente. Veja algumas:

  • Glaucoma;
  • Catarata irreversível;
  • Degeneração do tecido macular.

Doenças cardíacas

Quem possui doenças cardíacas não podem renovar CNH porque estão propícias a paradas e outros problemas relacionados à enfermidade. Veja exemplos:

  • Arritmia cardíaca;
  • Dores no tórax;
  • Infartos;
  • Outras doenças coronarianas.

Doenças neurológicas

Algumas doenças neurológicas causam incapacidade de assumir o volante e podem impedir renovação da CNH. Veja exemplos:

  • Epilepsia;
  • Parkinson;
  • Alzheimer;
  • Doenças que afetam coordenação motora.

Doenças psiquiátricas

Alguns quadros psiquiátricos podem ser mais graves, resultando em incapacidade de dirigir por falta de concentração ao volante. Portanto, veja alguns exemplos:

  • Depressão severa;
  • Ansiedade;
  • Esquizofrenia;
  • Bipolaridade sem controle.

Dependentes químicos

Dependentes químicos não conseguem a renovação de CNH acima da categoria C. Afinal, quem faz uso abusivo de drogas e álcool não passa no exame toxicológico que é realizado por motoristas profissionais durante a renovação do documento.

Incapacidade auditiva

Por fim, a incapacidade auditiva é uma das doenças que podem impedir renovação da CNH em categorias C, D e E. Motoristas das categorias A e B podem dirigir seus veículos usando aparelho auditivo e podem renovar o documento a cada 10 anos nas regras atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.