Pular para o conteúdo

Nova regra da CNH para quem tem mais de 50 anos: veja o que muda

Compartilhe:
Imagem de um homem dirigindo de costas representando a nova regra da CNH para quem tem mais de 50 anos.
IMAGEM - Chat GPT

Você já ouviu falar da nova regra da CNH para quem tem mais de 50 anos? Desde o início de 2024, a Carteira Nacional de Habilitação passou por muitas mudanças e essas novas regras podem afetar diretamente quem já passou dos 50 anos de idade.

Sendo assim, é muito importante conhecer essas mudanças e saber quais as regras para esses motoristas, para evitar possíveis multas e outros problemas com os órgãos de fiscalização de trânsito.

Para ficar por dentro de tudo sobre a nova regra da CNH para quem tem mais de 50 anos, não deixe de acompanhar a leitura até o final. Fique com a gente e saiba mais!

Saiba mais sobre a nova regra da CNH para quem tem mais de 50 anos

Em 2024, várias alterações começaram a valer, com relação a Carteira Nacional de Habilitação. E essas novas regras da CNH para quem tem mais de 50 anos são sobre a quantidade de pontos, a validade do documento, o prazo para renovação, além de outros pontos importantes.

Assim, a principal mudança é sobre a validade da CNH que, daqui pra frente, deverá levar a idade do condutor em consideração. E é por isso que os principais afetados, serão os motoristas com 50 anos ou mais, já que eles precisarão renovar a CNH em um intervalo menor de tempo.

Dessa forma, o prazo para renovação da habilitação será a seguinte, de acordo com cada faixa etária:

  • Os condutores com idade até 49 anos terão 10 anos de validade para o documento;
  • Condutores com idade entre 50 e 70 anos, terão 5 anos de validade para a CNH;
  • Condutores com mais de 70 anos, terão apenas 3 anos de validade para o documento.

Além disso, qualquer condutor, independentemente da sua idade, terá um prazo de até 30 dias para renovar o documento, depois da data de vencimento.

Como fazer a renovação?

Renovar a Carteira de Motorista é um procedimento obrigatório para todos os motoristas brasileiros, que desejam ou precisam se manter devidamente habilitados para dirigir em vias públicas do país. Sendo assim, o processo é presencial e deve ser feito em uma agência do DETRAN do seu estado.

As regras e requisitos para renovação podem variar de estado para estado, porém, em geral, o cidadão deve passar por uma avaliação médica e pagar as taxas obrigatórias. Vale destacar ainda que, para renovar a CNH, você não precisa refazer as aulas práticas e demais testes, como é o caso da emissão do documento.

Nova regra da CNH para quem tem mais de 50 anos: documentos para renovação 

Para pedir a renovação da sua CNH, você precisará ter em mãos alguns documentos. Esses documentos são obrigatórios, ou seja, sem eles você não poderá dar continuidade à sua solicitação. São eles:

  • Carteira Nacional de Habilitação original;
  • Documento de identificação oficial com foto, que pode ser o RG, a Carteira de Trabalho ou o Passaporte;
  • Comprovante de residência atual, que pode ser uma conta de luz ou água, por exemplo;
  • Comprovante de pagamento da taxa de renovação.

Qual o valor para renovar a CNH?

O valor total para concluir o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação pode variar de estado para estado. Sendo assim, esse valor costuma ficar entre R$ 58 e 285. Além disso, alguns estados também contam com o programa CNH Social, que dá a possibilidade de renovar o documento sem qualquer custo ou encargo.

Como já vimos, para renovar a CNH, você não precisa refazer as aulas na autoescola, o que diminui o valor gasto. Contudo, ainda existe a necessidade de passar por um exame médico, que será necessário pagar.

Ademais, para quem possui o EAR na Carteira de Motorista, ou seja, exerce atividades remuneradas, como caminhoneiro e taxista, por exemplo, também é necessário fazer um exame psicológico. O custo desse exame varia, mas chega a R$ 136,14 em alguns estados.

Por fim, para quem tem CNH nas categorias C, D e E, além dos exames que já vimos, também é obrigatória a realização de um teste toxicológico. Esse exame não costuma ser caro, mas varia dependendo da clínica que você escolher.

Então, fique atento a nova regra da CNH para quem tem mais de 50 anos e saiba quando e quanto vai custar, fazer a renovação da sua habilitação. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.