Pular para o conteúdo
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é CNH?

Compartilhe:
IMAGEM - freestocks-photos
IMAGEM - freestocks-photos

Hoje em dia, saber o que é CNH e qual a importância e as funções desse documento é muito importante. Afinal, estamos falando do documento que possibilita motoristas e condutores a transitar livremente em vias públicas, sem o risco de serem multados, por exemplo.

A CNH, além de ser obrigatória para a condução de qualquer tipo de veículo automotor, também é a forma mais eficaz de garantir que os motoristas estejam aptos a dirigir ou pilotar em cidades, rodovias e estradas brasileiras.

Assim sendo, para conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação, os cidadãos precisam passar por diversos testes e exames. E isso garante a aptidão desses condutores, para dirigir e se comportar no trânsito, em sociedade.

Se você também deseja saber mais sobre o que é CNH, além de sanar todas as suas dúvidas a respeito desse assunto, não deixe de ler até o final e não perca nenhum detalhe. Boa leitura!

O que é o que significa CNH?

A sigla CNH significa “Carteira Nacional de Habilitação” e é um dos principais documentos oficiais no Brasil hoje em dia. Afinal, ele é o responsável por atestar a aptidão de um cidadão para dirigir qualquer tipo de veículo automotor terrestre.

Popularmente conhecida como carteira de motorista, a CNH é muito importante para quem deseja dirigir, de acordo com a legislação. Afinal, ela mostra que o condutor possui a capacidade física e psicológica necessária para operar veículos com segurança.

Além disso, existem diferentes categorias de CNH, e isso serve para que os motoristas possam conduzir veículos de diferentes tipos e tamanhos, de duas ou mais rodas, com ou sem carro lateral, motocicletas, carros de passeio e até caminhões e carretas.

O que significa acessar CNH e?

Para saber o que é CNH e o que significa acessar o CNH e, é necessário entender que se trata de um app mobile. Essa é uma forma mais rápida e segura, para que os condutores confiram seus dados e outras informações sobre sua Carteira Nacional de Habilitação.

O CNH-e é um aplicativo móvel que permite acessar a CNH e o CRLV, ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Com a Carteira Digital de Trânsito, os motoristas e condutores podem ter a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação, além do documento do veículo no seu celular.

Dessa forma, se você deseja aderir a esse serviço e utiliza o aplicativo para conferir suas informações na palma de sua mão, sem precisar dar de casa, basta seguir um passo a passo:

  1. Busque e faça o download do app Carteira Digital de Trânsito no Google Play ou na App Store, a depender do seu dispositivo;
  2. Abra o aplicativo e realize seu cadastro junto ao Departamento Nacional de Trânsito, ou Denatran. Para isso, você vai precisar do número do seu CPF;
  3. Verifique se sua CNH física vem com um QR Code no verso. Entretanto, essa funcionalidade só está disponível para os documentos que foram emitidos a partir de 01 de maio de 2017;
  4. Se o QR Code estiver disponível, basta utilizar o app para lê-lo, que todas as suas informações ficarão disponíveis. Mas, caso seu documento seja mais antigo e não possua QR Code, será necessário inserir seus dados manualmente;
  5. Depois disso, você pode acessar sua CNH e o CRLV de forma rápida e segura, diretamente no seu smartphone.

Além disso, a versão digital tem o mesmo valor jurídico que a versão física. Ou seja, em caso de blitz, você pode apresentar a versão digital da CNH para as autoridades policiais.

O que é CNH no CPF?

Apesar de terem funções bastante distintas, muitas pessoas ainda não sabem o que é CNH e a confundem com o CPF. No entanto, cada um desses documentos tem sua importância e suas finalidades específicas.

O CPF, sigla para Cadastro de Pessoa Física, é um documento de identificação único e oficial. Cada brasileiros recebe um número de CPF, que indica seu registro junto à Receita Federal do Brasil.

Assim, o CPF possibilita o acesso a vários direitos, como o voto, por exemplo, além de tornar possível que os brasileiros acessem serviços como a emissão de documentos, a inscrição em concursos públicos, entre outros.

A CNH, ou Carteira Nacional de Habilitação, por sua vez, é um documento obrigatório, mas somente para aqueles que querem ou precisam conduzir veículos automotores em vias públicas brasileiras. Afinal, as leis de trânsito exigem que, para pilotar ou dirigir em sociedade, os condutores passem por alguns testes, a fim de determinar sua aptidão.

Sendo assim, a grande diferença entre o CPF e a CNH é que, enquanto o CPF é um documento de identificação, obrigatório para todos os brasileiros, sem exceção, a CNH é uma obrigação apenas para motoristas e condutores. Ainda mais, sem o CPF atualizado, os brasileiros ficam impedidos de emitir outros tipos de documentos, incluindo a CNH.

Quais as funções da CNH?

Como já vimos, para saber o que é CNH, ou Carteira Nacional de Habilitação, basta entender que este é um documento de grande importância para todos os motoristas no Brasil.

Afinal de contas, ele funciona como um registro oficial de todos os condutores, além de controlar a quantidade de pontos, no caso de uma infração de trânsito. Além disso, a CNH torna possível que os motoristas e condutores recebam penalizações mais severas, caso não cumpram à risca, as regras e leis de trânsito.

E essas penalizações variam bastante, a depender do tipo de infração, porém, em alguns casos, elas podem levar à cassação e a perda da carteira de motorista.

Ademais, desde 2017, a CNH também ganhou uma versão digital, que está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS. Assim, a CNH Digital pode ser baixada por qualquer condutor e possui o mesmo valor jurídico da versão física.

Além de ser uma forma de identificação, a versão digital da CNH conta com outras funcionalidades, como a possibilidade de conferir infrações e alertas de recall, por exemplo.

Qual a importância de ter uma CNH?

É muito importante saber o que é CNH e qual a importância desse documento. Afinal, ele serve para comprovar que o motorista possui todas as habilidades necessárias para conduzir veículos no trânsito.

Além disso, de acordo com a legislação de trânsito brasileira, a carteira de motorista é obrigatória. Ou seja, caso seja pego dirigindo sem ela, o motorista pode levar multas e sofrer outras sanções, por descumprimento da lei.

Sendo assim, além de fazer todos os testes e exames e tirar a CNH, todos os motoristas brasileiros devem sempre portar a CNH, ao conduzir qualquer tipo de veículo automotor em vias públicas no Brasil.

Categorias de CNH

Como já vimos, a Carteira Nacional de Habilitação, mais conhecida como CNH, é o documento que permite que os cidadãos brasileiros conduzam veículos automotores.

Assim, é importante saber o que é CNH e conhecer as diferenças entre as categorias disponíveis. Atualmente, existem 5 categorias de CNH, cada uma para um tipo específico de veículo.

1. CNH categoria A

A categoria A da CNH serve para a condução de motocicletas, motonetas, triciclos e ciclomotores. Além disso, quem possui habilitação na categoria A pode guiar também as chamadas “cinquentinhas”, que são motocicletas com 50 cilindradas.

Vale ressaltar que, além de saber o que é CNH, para obter a carteira A, é preciso fazer 45 horas de aulas teóricas, além de 20 horas de aulas práticas.

2. O que é CNH categoria B?

A CNH na categoria B permite que os motoristas conduzam carros de passeio, picapes e vans. Também possibilita reboque e semireboque.

Também se enquadram nessa categoria outros tipos de veículos, como motorhomes com menos de 6 toneladas e capacidade para até 8 pessoas, por exemplo.

O processo de habilitação da categoria B, por sua vez, assim como na categoria A, requer pelo menos 20 horas de aulas práticas.

3. Categoria C

Saber o que é CNH e obter a categoria C possibilita a condução legal de veículos de carga com peso acima de 3 toneladas e meia.

Ou seja, os motoristas dessa categoria podem guiar caminhões e outros veículos pesados, sem o risco de receber multas, mas o processo para adquirir esse tipo de carteira de motorista é um pouco mais complexo.

O processo para tirar a CNH na categoria C inclui várias aulas teóricas e práticas, todas voltadas especificamente para veículos maiores e mais pesados.

4. O que é CNH na categoria D?

A categoria C da carteira de motorista, por sua vez, é indicada para quem deseja ou precisa dirigir veículos com mais de 8 passageiros. É o caso dos ônibus e micro-ônibus, por exemplo.

Assim sendo, os condutores que possuem habilitação na categoria D podem levar passageiros profissionalmente. Essa é a alternativa para quem visa atuar como motorista de ônibus circulares, ou com transporte de alunos.

No entanto, o processo de habilitação exige dedicação dos profissionais, visto a grande relevância desse tipo de profissão. Assim, as aulas são específicas para esse tipo de transporte, além de contar com exames práticos.

5. Categoria E

Por fim, saber o que é CNH na categoria E permite que os motoristas conduzam veículos com unidade acoplada, reboques ou bi-trens, com um peso maior do que 6 mil kg (6 toneladas).

Assim, a habilitação nesta categoria é indispensável para motoristas de carretas e caminhões articulados.

Contudo, o processo para adquirir a CNH E costuma ser ainda mais rigoroso do que as outras opções, incluindo treinamento específico para veículos pesados e acoplados.

Qual é o valor da carteira D?

Ao saber o que é CNH, é comum que os motoristas tenham dúvidas a respeito dos valores para emitir o documento. Ademais, é sabido que, quanto mais alta a categoria, mais alto tende a ser o valor da emissão.

No caso da CNH categoria D, o valor pode variar bastante. Contudo, atualmente no Brasil, o valor médio para tirar a carteira de motorista nessa categoria fica entre R$ 2 mil e R$ 3 mil.

Vale destacar que essa é apenas uma média de preço e pode ser interessante realizar uma pesquisa em diferentes autoescolas, para saber em qual a emissão está mais vantajosa para você.

Pode pular da categoria B para D?

Sim, a mudança da categoria B para D na Carteira Nacional de Habilitação é possível. Porém, esse processo requer alguns requisitos básicos.

Como já vimos, existem diferentes tipos de categorias de CNH, cada uma para um tipo específico de veículo. Assim, a CNH B permite dirigir carros de passeio, motocicletas e triciclos, mas não abrange veículos de transporte coletivo ou carga.

A CNH D, por sua vez, é utilizada para a condução de ônibus, micro-ônibus e vans escolares, além de habilitar a condução de caminhões.

Sendo assim, para pular da categoria B para D, os motoristas devem estar de acordo com as seguintes regras:

  • Ter pelo menos  21 anos de idade;
  • Possuir CNH há pelo menos 2 ano na categoria B ou pelo menos 1 ano na categoria C;
  • Não ter infrações graves ou gravíssimas registradas em seu nome nos últimos 12 meses;
  • Conseguir a aprovação em todos os exames médicos e psicológicos, além de concluir as aulas práticas específicas para a categoria D.

Por fim, reúna todos os documentos necessários e conte com a ajuda de um instrutor para concluir o processo. Afinal, pular da categoria B para D aumenta suas opções de carreira, mas também exige esforço e dedicação para concluir a emissão.

Quanto é o salário de um motorista categoria D?

Ao saber o que é CNH e tirar o documento na categoria D, o cidadão tem permissão para trabalhar como motorista de ônibus e vans escolares, por exemplo.

Dessa forma, o salário inicial desse cargo no Brasil hoje fica em torno de R$ 1.557,00 por mês. Com o passar do tempo e a progressão de carreira, esses trabalhadores podem chegar a ganhar R$ 2.336,00 mensais.

Atualmente, é possível determinar uma média salarial para essa profissão em todo o Brasil, de cerca de R$ 1.899,00 por mês, além de outros benefícios. E um dos maiores atrativos dessa carreira é que, além da formação e emissão da CNH na categoria D, para trabalhar nessa área basta apenas ter o Ensino Médio completo, o que facilita o acesso de um número maior de profissionais.

Agora que você já sabe o que é CNH e a importância desse documento, faça já a sua e garanta a conformidade com a legislação de trânsito do nosso país. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.