Novas vagas CNH Social estão liberadas e essa pode ser a chance de quem deseja emitir o documento, mas não pode arcar com os custos.
Afinal, além da Carteira Nacional de Habilitação gratuita, o programa também visa incentivar o desenvolvimento dos estados brasileiros, visto que a habilitação abre portas para novos empregos e novas profissões.
Sendo assim, se você quer saber se pode ocupar uma das novas vagas CNH Social e ter sua habilitação gratuitamente, acompanhe a leitura até o final, pois vamos te explicar melhor o assunto. Boa leitura!
A importância das novas vagas CNH Social
Com o subsídio da emissão da Carteira Nacional de Habilitação, o Governo Federal, em parceria com os governos estaduais, tem como objetivo incentivar a geração de emprego e a melhoria de vida da população mais pobre do país.
Afinal, com a habilitação para dirigir, esses cidadãos têm mais oportunidades de emprego e, consequentemente, de renda. Com isso, é possível se manter e garantir a subsistência da família e de seus dependentes.
Depois de tirar a Carteira de Motorista, o cidadão fica apto a concorrer a vagas como motorista de ônibus, motorista de aplicativos e até de entregador e motoboy.
Regras do programa
Apesar de ser uma iniciativa do Governo Federal, cada estado tem autonomia para definir as regras e critérios das novas vagas CNH Social. Assim, o programa pode contemplar diferentes grupos sociais, ao publicar novos editais, de acordo com a disponibilidade de verba.
Depois da aprovação do programa, o Governo garante que todos os participantes selecionados vão passar pelas etapas, a fim de emitir a CNH. Também é possível conseguir a troca de categorias, por meio do programa, gratuitamente.
Etapas para as novas vagas CNH Social
Quem conseguir uma das novas vagas CNH Social, deverá cumprir com diversas etapas, para conseguir a habilitação para dirigir legalmente nas ruas do Brasil. E, entre as etapas, estão:
- Testes de aptidão física;
- Exames de aptidão mental;
- Aulas e provas teóricas;
- Aulas práticas, tanto durante o dia, quanto a noite;
- Prova prática.
Além disso, os candidatos também têm direito a até 3 retestes, para situações em que o mesmo não consiga passar de primeira.
Vale destacar que, para concorrer a uma das novas vagas CNH Social, é necessário morar em um dos estados onde o programa está em vigência no ano que vem. Afinal, não existe uma lei federal que determine a obrigatoriedade de todos os estados participarem.
Quem pode participar?
Cada estado publica seu próprio texto da lei que criou a CNH Social. Assim, os critérios de elegibilidade podem variar de estado para estado.
Em alguns estados, por exemplo, a prioridade do programa é de quem estudou em escolas públicas ou está desempregado por um período específico de tempo. Há também locais onde a prioridade é de quem cumpre com exigências específicas.
Contudo, de maneira geral, as regras para concorrer a uma das vagas são:
- Ter 18 anos completos;
- Comprovar renda familiar mensal de até 2 salários mínimos;
- Ser alfabetizado;
- Possuir inscrição no CadÚnico;
- Não ter emprego formal há mais de 1 ano;
- Residir, comprovadamente, em um dos estados em que o programa vigora.
Ademais, outras regras podem incluir o recebimento de um dos programas sociais do Governo Federal, ser aluno da rede pública e ter um bom histórico escolar.
Então, verifique a disponibilidade do programa em seu estado, se cadastre e concorra a uma das novas vagas CNH Social. Até a próxima!