Também conhecido como Marketing de Conteúdo ou Conteúdo de Marca, o Branded Content tem o objetivo de estabelecer uma maior relação de proximidade entre os clientes e as empresas, utilizando-se de modernos recursos tecnológicos, aperfeiçoando o conteúdo em relação aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.
Atualmente, o Branded Content é utilizado por empresas de todos os setores e portes, já que é essencial contar com a presença na internet para alavancar as vendas e a lucratividade em um tempo onde boa parte das vendas são realizadas através dos computadores.
Além disso, o Branded Content auxilia a fortalecer e popularizar a marca, sendo esse um dos principais fatores que contribuem para o sucesso da mesma. Portanto, essa estratégia de Marketing Digital se trata de trabalhar o engajamento da empresa em relação ao seu público-alvo, sendo essa uma forma inteligente de conquistar novos clientes e tornar a sua marca reconhecida no mercado competitivo atual.
Sem o Marketing de Conteúdo, há um certo atraso em relação às possibilidades de aumentar as vendas, e essa é a característica mais importante da estratégia.
O que é Branded Content?
Ao contrário das propagandas que invadem o computador dos clientes e podem até irritá-los, o Branded Content se utiliza de outra ferramenta para conquistar os potenciais clientes da empresa: o conteúdo de qualidade. Ou seja, o Branded Content proporciona entretenimento e informação para quem está acessando, por exemplo, uma loja virtual, o que estimula o comprador a se interessar pelos produtos, pela marca e, principalmente, pelas compras.
O Branded Content, dessa forma, não invade o espaço dos clientes ou interrompe o que ele está fazendo, afinal, ele é o conteúdo consumido. Essa estratégia de Marketing vem se mostrando cada vez mais eficiente e é mais uma aliada das empresas que almejam o sucesso no mercado de vendas.
O Branded Content está disponível em diversos formatos, como livros, revistas, e-books, artigos em blogs, notas em páginas e fan pages do Facebook, produção de tweets que serão retuitados no Twitter, além de mais uma série de outros formatos.
Veja também:
Email Marketing – 4 dicas para iniciantes
Plano de Marketing – como fazer?
O alto crescimento de vídeos na internet. O valor para o marketing
Qual a importância do conteúdo de qualidade para a minha marca?
Como dito anteriormente neste artigo, o Branded Content vem cumprindo de maneira eficiente o papel de estabelecer maior relação de confiança e proximidade entre empresas e clientes.
Isso acontece porque a estratégia tem o objetivo de oferecer o maior número de informações e vantagens aos clientes, fatores determinantes para os compradores no momento de escolher pelos produtos de uma marca.
Outro ponto bastante importante é que o Brasil é um dos países onde a venda pela internet alcança os maiores índices. Assim sendo, contar com uma plataforma de divulgação na rede é essencial, já que, dessa forma, os produtos e serviços de uma empresa podem ser conhecidos por pessoas de todos os países.
O Branded Content utiliza-se de títulos interessantes e várias outras estratégias para que o cliente se interesse mais pela marca, já que ele também deve ser feito por profissionais de social media, que entendem tudo do assunto.