Pular para o conteúdo

Plano de Marketing – como fazer?

plano de marketing - como fazer
plano de marketing - como fazer

Embora muitas empresas não achem necessário fazer investimentos em Marketing, devem ter sempre um plano com objetivos traçados, de forma a conhecerem o mercado. Ao realizar um plano de marketing você vai conhecer melhor o mercado em que atua, quem são os seus concorrentes e definir a partir dai como vai atuar (o plano deve ser feito com um caris anual, devendo ser ajustado sempre que necessário).

Como fazer um plano de Marketing

Para ter um plano de Marketing corretamente estruturado você deve seguir determinados passos para que o mesmo seja o mais completo possível. De seguida vamos indicar-lhe o que deve analisar.

Veja também:

1 – Ambiente Envolvente

Na análise deste ponto você deve ter em conta qual o seu negócio, e em que ponto se encontra o mercado envolvente do mesmo. Existem pelo menos 4 pontos que deve analisar:

  • Fatores econômicos – Analisar o crescimento econômico do País, taxas de juro, inflação, taxas de câmbio… pois estes fatores têm um grande impacto na forma como as empresas tomam decisões;
  • Fatores sócio- demográficos – Analisar estilo de vida, gostos, comportamentos, taxa de natalidade e mortalidade, índice demográfico (existem mito mais variáveis que pode analisar). Ao fazer esta análise você vai conhecer um pouco sobre os seus potenciais clientes, o que é que eles gostam, qual o seu poder econômico, e a partir daí retirar informação que vai ser muito útil;
  • Fatores político – legais – Estado do governo, politicas implementadas na sua área de atuação, enquadramento legal da sua atividade… Estas questões devem ser bem analisadas pois você pode encontrar aqui uma maneira de ultrapassar algumas barreiras que até então não tinha pensado;
  • Fatores Tecnológicos – O crescimento tecnológico, as alterações e melhorias nas tecnologias, novos softwares, tudo deve ser analisado de forma a conjugar a tecnologia ao seu negócio para que o mesmo possa ser engajado.

2 – Análise Interna

Ao fazer uma análise interna á sua empresa você vai conseguir responder a questões sobre as quais nunca se debruçou antes. Vai ver (e rever) a estratégia da empresa (como está a atuar), a organização da mesma, quem são os recursos humanos que estão alocados a cada uma das áreas (contabilidade, marketing, informática, desenvolvimento de projetos…) e ver o que esta a ser feito em cada uma delas (deste valores praticados, fidelização, produtos vendidos, softwares que tem…), e quais são os pontos fortes da sua equipa de trabalho.

3 – Analise Externa

Este é um dos pontos críticos de um plano de Marketing. A análise dos seus concorrentes (diretos/indiretos) deve ser realizada com o maior cuidado possível, para que consiga identificar corretamente a maneira como eles estão a atuar. No entanto existem 4 pontos que deve analisar com muito cuidado.

  • Análise de Mercado – Deve fazer um enquadramento da sua empresa relativamente ao mercado em que atua, se o mesmo se encontra em fase de crescimento ou declínio, dimensão do mercado e grau de dificuldade de penetração de novos concorrentes.
  • Análise da Concorrência – Ver quem são os seus concorrentes, quais os produtos ou serviços que têm, localização e se possível quem são os seus clientes.
  • Análise de Cliente – Veja quem são os seus clientes, o que têm em comum, o que desejam e quais são as suas necessidades.
  • Modelo das 5 forças de Porter – O modelo das 5 forças de porter é uma ferramenta bastante utilizado em gestão para verificar a atratividade de um mercado. Deve utiliza-lo para fazer uma análise mais profunda sobre a competitividade da sua área de atuação.

4 – Análise Swot

Uma SWOT é uma tabela que lhe permite analisar as oportunidades e ameaças do mercado (fatores externos à empresa) e os seus pontos fortes e fracos (análise interna). Deve ser o mais realista possível ao fazer esta análise pois pode encontrar informações bastante valiosas que o vão ajudar a encontrar novas estratégias de atuação.

5 – Objetivos de Marketing

Deve descriminar quais os objetivos que quer alcançar durante um determinado período de tempo. Os mesmos devem ser quantitativos (volume de negócios, nr de clientes novos…) ou qualitativos (aumento da notoriedade, fidelização de clientes, aumento de quota de mercado…).

6 – Estratégias de Marketing

Depois de definir o seu objetivo, deve escolher quais as melhores estratégias para os alcançar. Estas devem ser possíveis de implementar e estar de acordo com o posicionamento da empresa no mercado.

7 – Marketing Mix

Depois de estar tudo estruturado, falta ver o que vai ser feito relativamente ao marketing mix do seu produto ou serviço. Deve analisar todas as variáveis (preço, produto, comunicação, distribuição (para produtos), processos, pessoas, evidências físicas (para serviços)) e definir sabiamente o que quer fazer.

Embora não seja obrigatório, deve fazer sempre uma calendarização (para ser mais fácil visualizar ao longo do tempo as ações que vão sendo tomadas) e uma alocação orçamental para ter em conta os gastos que vai ter no decorrer do processo.

E você? Já alguma vez realizou um plano de Marketing? O que achou das nossas dicas? Deixe a sua sugestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.