Programas de Marketing de afiliados – quais são?

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Programas de marketing de afiliados
Programas de marketing de afiliados

Hoje em dia a internet é o centro quase toda a comunicação que é efetuada, e tem contribuído muito para o desenvolvimento da economia nacional. Através da internet é possível criar negócios, gerir empresas, e é muito fácil chegar a qualquer parte do mundo. Com estes desenvolvimentos têm surgido cada vez mais parcerias entre empresas e blogueiros, assim como vários programas de Marketing de afiliados. Se não sabe o que são, vamos explicar-lhe tudo nesta matéria.

Programas de Marketing de afiliados

O Marketing de filiados (ou programa de afiliados) é um serviço publicitário prestado por uma empresa que aluga ou vende espaços dentro de um site ou blog em troca de um pagamento (pode ser um valor fixo, comissões…) que é previamente acordado entre o blogueiro e a empresa (pode saber mais informações na matéria Como gerar dinheiro através de programas de afiliados). Existem diversos tipos de programas de marketing de afiliados que podem ser acordados, dos quais destacamos os seguintes:

  • Custo por vendas (CPV) – Este tipo de programa tem por base as vendas que são geradas através do site do blogueiro. Por norma o valor do seu pagamento não é um valor fixo, mas sim uma percentagem da venda, e é mais utilizado em plataformas de e-commerce. A vantagem de utilizar este programa é o fato de as comissões poderem ser bem altas (vai depender do tipo de produtos que são vendidos), no entanto a principal desvantagem é a possibilidade de ter lucros baixos.
  • Custo por formulário (CFPF) – Neste tipo de programa de afiliados, o intuito é que as pessoas se inscrevam num determinado formulário, ou seja, sempre que alguém preencher o formulário através da sua página você ganha dinheiro. Não é preciso que a pessoa depois de torne cliente, uma vez que a sua responsabilidade é conseguir a inscrição.
  • Custo por mil impressões (CPM) – Este é talvez o método mais fácil de ganhar dinheiro, caso o seu blog tenha centenas de visualizações diárias. Neste caso a empresa paga a você um valor fixo por cada 1000 impressões, ou seja por cada 1000 pessoas que veja o anúncio no seu blog você ganha. É também o programa de marketing de afiliados que lhe pode trazer mais vantagens se o seu blog for muito acessado.
  • Custo por ação (CPA) – Neste tipo de programa, o anunciante paga determinado tipo de ação previamente estabelecida (pode ser cadastro no site, preenchimento de formulário, depósito de um valor…). Normalmente existe um valor unitário por cada ação que alguém faça através do seu blog.
  • Custo por lead Válida (CPL) – Este tipo de programa é muito idêntico ao custo por ação, no entanto é importante ter cuidado ao negociar este tipo de programa uma vez que o anunciante pode não aceitar as leads que você encaminha por achar que as mesmas não são aquilo que eles querem.
  • Custo por clique (CPC) – Este é um dos meios mais utilizados em marketing de afiliados, e tal como o nome indica você recebe por cada clique que seja gerado através do seu site (independentemente como ele seja gerado – links, anúncios, posts…). É importante verificar previamente quais as condições que são propostas pois pode acontecer de um usuário clicar 2 vezes no mesmo link ou anúncio e apenas ser contabilizado um clique.

Estes são os tipos de programas de marketing de afiliados mais usuais, você utiliza algum? Conta para a gente a sua experiência.

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